Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A HISTÓRIA DO DINHEIRO

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a història do dinheiro e suas transformações.
  • Perceber que antigamente objetos como o metal, o sal, o boi, o cacau possuiram valor de troca.
Duração das atividades
Quatro aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. História do dinheiro.
  2. Relações de troca de antigamente.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Atividade

Para possibilitar as crianças conhecerem a história do dinheiro, proponha uma conversa na roda.

  • O que é o dinheiro?
  • Para que serve o dinheiro?
  • Como as pessoas usavam o dinheiro antigamente?
  • Como surgiu o dinheiro?

Registre a fala das crianças em um mural. Depois proponha que respondam por escrito as perguntas feitas na roda.

Fonte :Vivendo e Aprendendo.NEI/UFRN.2004.p.20

Sugira uma brincadeira, desafiando as crianças a pensar numa forma de comprar e vender sem utilizar a cédula do dinheiro .Organize a turma em pequenos grupos. Observe as estratégias utilizadas. Após a brincadeira discuta as formas encontradas por cada um dos grupos. Oriente que registrem através do desenho e da escrita as estrátegias utilizadas para resolução do problema.

fonte: Abracadabra: fantásticas histórias de aventuras e sonhos.NEI/UFRN.2008.

 Atividade

Sugira a leitura do livro de Ruth Rocha "Como se fosse dinheiro" para descobrir como o personagem da história resolveu o problema do troco do dinheiro.Após a história estabeleça uma confrontação das soluções das crianças com a do personagem do livro.Mostre que antigamente quando não havia o dinheiro as pessoas praticavam escambo. Instigue as crianças estabelecerem relações e comparações entre a brincadeira realizada na sala e a situação vivenciada pelo personagem da história.Proponha uma reescrita da história mudando o nome do personagem principal e o animal usado por Catapimba como dinheiro.

fonte: http://www.resenhando.com/resenhas/r4404.htm 

Terceira Atividade

Para ampliar o conhecimento das crianças sobre o dinheiro promova a leitura de textos retirados da internet, de livros, artigos especializados sobre o assunto. Para fundamentar a conversa com as crianças consulte os Links:

http://www.brasilescola.com/historia/historia-da-moeda.htm 

http://pt.shvoong.com/social-sciences/economics/1851371-hist%C3%B3ria-dinheiro/ 

Como forma de despertar a curiosidade das crianças, problematize a partir dos seguintes desafios:

Vocês sabiam que:

Na Grécia Antiga, o boi (que era chamado pekus) foi utilizado como referência nas trocas comerciais? E que o sal foi usado como moeda entre os romanos como forma de pagamento?

Breve história do dinheiro

Antigamente não era muito utilizado o dinheiro, pois se utilizava a troca de produtos, mais conhecida como escambo. O surgimento do dinheiro foi quando os homens começaram a trabalhar com terra. As primeiras moedas surgiram na Lídia, hoje conhecida como a atual Turquia, no século VII a.C. As moedas Brasileiras foram produzidas pela Casa da Moeda  em 08 de março de 1964. Já em 1995 a fabricação das moedas brasileira tinha os valores como: 1.000, 2.000 e 4.000 Réis em ouro, também chamado de dobrões, e 20, 40, 80, 160, 320 e 640 Réis em prata, também conhecida como patacas. Os Réis foram substituídos, que circulou até 1967. O Brasil já trocou de moeda aproximadamente oito vezes. Atualmente o dinheiro usado no país é o real, que faz tempinho que circula pelo país.

Fonte: http://www.blogbrasil.com.br/origem-do-dinheiro-como-surgiu-o-dinheiro-no-mundo/

Após a conversa na roda peça que escrevam uma lista com os nomes dos produtos e dos animais que tinham valor de troca. 

Fonte: Abracadabra: fantásticas histórias de aventuras e sonhos.NEI/UFRN.2008.

Apresente gravuras cópias xerografada com diversos tipos de moedas e/ou cédulas Brasileiras de $10,00, $50.00. Chame atenção para o significado dos símbolos no verso das cédulas. Solicite que registrem o que descobriram sobre os símbolos das cédulas.

Fonte: Vivendo e Aprendendo.NEI/UFRN.2004.p.21.

Quarta Atividade

Depois das informações e leituras realizadas sobre a história do dinheiro. Sugira a construção de um texto coletivo para narrar e registrar o que aprenderam. Após a escrita coletiva do texto, organize em partes para que cada uma das crianças faça o desenho correspondente ao texto escrito. Veja um texto coletivo construído com crianças de 5 e 6 anos:

Fonte: Vivendo e Aprendendo.NEI/UFRN.2004.

Recursos Complementares

Texto complementar:

O dinheiro é utilizado como compra de mercadoria, sendo na forma de moedas ou notas. Antigamente não se utilizava o dinheiro, pois era tudo na base da troca, que recebia o nome de “escambo”. A historia do dinheiro é muito antiga. Hoje tem a forma de cédulas, cheques, moeda, pois antigamente era na base de objetos como o ouro, entre outros. Cada país possui um monopólio sobre sua emissão. No Brasil é o “Real”, nos E.U.A é o “Dólar”, apesar de que o dólar pode ser utilizado em todos os países, mas nem todos os tipos de dinheiro pode ser usado em outros países, só nos de origem. Mas também tem alguns atributos que pode ser utilizados como dinheiro, como por exemplo: vales, passes, cupons e outros. Foi na China que apareceu o primeiro dinheiro de papel, que depois foi generalizado para outros países. Mas hoje ficou muito melhor, pois é mais fácil e prático!

fonte: http://www.blogbrasil.com.br/historia-do-dinheiro-do-mundo-inteiro/ 

Sugestão de texto para ser lido para as crianças:

http://portaleconomia.com.br/moedas/dinheironomundo.shtml 

http://portalmatematico.com/moedas.shtml 

http://www.canalkids.com.br/bankids/dinheiro.htm 

Avaliação

O professor(a) deve verificar no final do estudo se a criança:

  • Conseguiu  compreender a história e as transformações do dinheiro através da participação nas atividades realizadas  (oral, escrita, brincadeira),
  • Conseguiu  Identificar o metal, o sal, ouro, o boi, o cacau como objetos com valor de troca.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • luana, nao sei , Paraná - disse:
    sabigna@hotmail.com

    02/08/2015

    Quatro estrelas

    eu precisava fazer um trabalho dai eu entrei nesse site e achei todas as resposta que eu procurava, e um site muito bom,eu recomendo


  • Maria José Majoni, EMEF Ulisses dos Santos Filho , Espírito Santo - disse:
    soaresmajni@yahoo.com.br

    06/05/2014

    Cinco estrelas

    A aula está com muitas sugestões de atividades, vou aproveitá-las para trabalhar com meus alunos e com partilhar com outros colegas. Gostaria de receber outras sugestões de trabalho pedagógico tão significativo quanto esse. Obrigada por compartilhar seus trabalhos.


  • Jéssica, Ilep , Mato Grosso - disse:
    jessik.hitinger@hotmail.com

    08/02/2014

    Cinco estrelas

    Ótima esta atividade. Me ajudou muito, pois trabalho a pouco tempo com Educação Financeira com as séries iniciais.


  • Diana Gabriel Cordeiro, CESPRO - CENTRO DE ENSINO SUPLETIVO PROMOVE , Minas Gerais - disse:
    diana.gcordeiro@yahoo.com.br

    25/04/2012

    Cinco estrelas

    Excelente Recurso! Me ajudou muito!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.