25/11/2010
Maria da Conceição Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Para possibilitar as crianças conhecerem a história do dinheiro, proponha uma conversa na roda.
Registre a fala das crianças em um mural. Depois proponha que respondam por escrito as perguntas feitas na roda.
Fonte :Vivendo e Aprendendo.NEI/UFRN.2004.p.20
Sugira uma brincadeira, desafiando as crianças a pensar numa forma de comprar e vender sem utilizar a cédula do dinheiro .Organize a turma em pequenos grupos. Observe as estratégias utilizadas. Após a brincadeira discuta as formas encontradas por cada um dos grupos. Oriente que registrem através do desenho e da escrita as estrátegias utilizadas para resolução do problema.
fonte: Abracadabra: fantásticas histórias de aventuras e sonhos.NEI/UFRN.2008.
Sugira a leitura do livro de Ruth Rocha "Como se fosse dinheiro" para descobrir como o personagem da história resolveu o problema do troco do dinheiro.Após a história estabeleça uma confrontação das soluções das crianças com a do personagem do livro.Mostre que antigamente quando não havia o dinheiro as pessoas praticavam escambo. Instigue as crianças estabelecerem relações e comparações entre a brincadeira realizada na sala e a situação vivenciada pelo personagem da história.Proponha uma reescrita da história mudando o nome do personagem principal e o animal usado por Catapimba como dinheiro.
fonte: http://www.resenhando.com/resenhas/r4404.htm
Para ampliar o conhecimento das crianças sobre o dinheiro promova a leitura de textos retirados da internet, de livros, artigos especializados sobre o assunto. Para fundamentar a conversa com as crianças consulte os Links:
http://www.brasilescola.com/historia/historia-da-moeda.htm
http://pt.shvoong.com/social-sciences/economics/1851371-hist%C3%B3ria-dinheiro/
Como forma de despertar a curiosidade das crianças, problematize a partir dos seguintes desafios:
Vocês sabiam que:
Na Grécia Antiga, o boi (que era chamado pekus) foi utilizado como referência nas trocas comerciais? E que o sal foi usado como moeda entre os romanos como forma de pagamento?
Antigamente não era muito utilizado o dinheiro, pois se utilizava a troca de produtos, mais conhecida como escambo. O surgimento do dinheiro foi quando os homens começaram a trabalhar com terra. As primeiras moedas surgiram na Lídia, hoje conhecida como a atual Turquia, no século VII a.C. As moedas Brasileiras foram produzidas pela Casa da Moeda em 08 de março de 1964. Já em 1995 a fabricação das moedas brasileira tinha os valores como: 1.000, 2.000 e 4.000 Réis em ouro, também chamado de dobrões, e 20, 40, 80, 160, 320 e 640 Réis em prata, também conhecida como patacas. Os Réis foram substituídos, que circulou até 1967. O Brasil já trocou de moeda aproximadamente oito vezes. Atualmente o dinheiro usado no país é o real, que faz tempinho que circula pelo país.
Fonte: http://www.blogbrasil.com.br/origem-do-dinheiro-como-surgiu-o-dinheiro-no-mundo/
Após a conversa na roda peça que escrevam uma lista com os nomes dos produtos e dos animais que tinham valor de troca.
Fonte: Abracadabra: fantásticas histórias de aventuras e sonhos.NEI/UFRN.2008.
Apresente gravuras cópias xerografada com diversos tipos de moedas e/ou cédulas Brasileiras de $10,00, $50.00. Chame atenção para o significado dos símbolos no verso das cédulas. Solicite que registrem o que descobriram sobre os símbolos das cédulas.
Fonte: Vivendo e Aprendendo.NEI/UFRN.2004.p.21.
Depois das informações e leituras realizadas sobre a história do dinheiro. Sugira a construção de um texto coletivo para narrar e registrar o que aprenderam. Após a escrita coletiva do texto, organize em partes para que cada uma das crianças faça o desenho correspondente ao texto escrito. Veja um texto coletivo construído com crianças de 5 e 6 anos:
Fonte: Vivendo e Aprendendo.NEI/UFRN.2004.
Texto complementar:
O dinheiro é utilizado como compra de mercadoria, sendo na forma de moedas ou notas. Antigamente não se utilizava o dinheiro, pois era tudo na base da troca, que recebia o nome de “escambo”. A historia do dinheiro é muito antiga. Hoje tem a forma de cédulas, cheques, moeda, pois antigamente era na base de objetos como o ouro, entre outros. Cada país possui um monopólio sobre sua emissão. No Brasil é o “Real”, nos E.U.A é o “Dólar”, apesar de que o dólar pode ser utilizado em todos os países, mas nem todos os tipos de dinheiro pode ser usado em outros países, só nos de origem. Mas também tem alguns atributos que pode ser utilizados como dinheiro, como por exemplo: vales, passes, cupons e outros. Foi na China que apareceu o primeiro dinheiro de papel, que depois foi generalizado para outros países. Mas hoje ficou muito melhor, pois é mais fácil e prático!
fonte: http://www.blogbrasil.com.br/historia-do-dinheiro-do-mundo-inteiro/
Sugestão de texto para ser lido para as crianças:
http://portaleconomia.com.br/moedas/dinheironomundo.shtml
http://portalmatematico.com/moedas.shtml
http://www.canalkids.com.br/bankids/dinheiro.htm
O professor(a) deve verificar no final do estudo se a criança:
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/08/2015
Quatro estrelaseu precisava fazer um trabalho dai eu entrei nesse site e achei todas as resposta que eu procurava, e um site muito bom,eu recomendo
06/05/2014
Cinco estrelasA aula está com muitas sugestões de atividades, vou aproveitá-las para trabalhar com meus alunos e com partilhar com outros colegas. Gostaria de receber outras sugestões de trabalho pedagógico tão significativo quanto esse. Obrigada por compartilhar seus trabalhos.
08/02/2014
Cinco estrelasÓtima esta atividade. Me ajudou muito, pois trabalho a pouco tempo com Educação Financeira com as séries iniciais.
25/04/2012
Cinco estrelasExcelente Recurso! Me ajudou muito!