Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo a mim e o outro através da história de nossos nomes: uso de tabela e gráfico de barra

 

23/10/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, MARIA JOSÉ CAMPOS FERREIRA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:

  • Perceber o seu nome como uma designação de si mesma.
  • Conhecer alguns aspectos da história de seu nome (quem escolheu? por que escolheu? O que significa?).
  • Estabelecer relações entre a história de seu nome e a dos colegas reconhecendo semelhanças e diferenças.
  • Participar da construção de tabelas e gráficos para registrar dados sobre a escolha dos nomes das crianças.
  • Perceber a diferença entre tabelas e gráficos.
  • Realizar leituras de dados contidos em tabelas e gráficos
Duração das atividades
Três aulas com cerca de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Pensando sobre a função do nosso nome

1º momento: O professor inicia a aula lendo para a turma o poema “Nome da gente” de Pedro Bandeira:

NOME DA GENTE

EU NÃO GOSTO DO MEU NOME

NÃO FUI EU QUEM ESCOLHEU.

EU NÃO SEI PORQUE SE METEM

COM UM NOME QUE É SO MEU.

O NENÊ QUE VAI NASCER

 VAI CHAMAR COMO O PADRINHO

VAI CHAMAR COMO O VOVÔ

 MAS NINGUÉM VAI PERGUNTAR

O QUE PENSA O COITADINHO.

FOI MEU PAI QUEM DECIDIU

QUE O MEU NOME FOSSE AQUELE

ISSO SO SERIA JUSTO

SE EU ESCOLHESSE O NOME DELE.

QUANDO EU TIVER UM FILHO

NÃO VOU POR NOME NENHUM

QUANDO ELE FOR BEM GRANDE

ELE QUE PROCURE UM.

Fonte: http://www.livrariascuritiba.com.br  

Após a leitura do poema, o professor pergunta para as crianças se elas concordam com o que o poeta diz no final do poema. Nesse momento o professor deve solicitar que as crianças justifiquem as suas respostas. Em seguida, o professor pergunta por que a gente tem um nome e registra as respostas das crianças em um papel grande que pode está pregado em uma parede próxima ao local da roda. Prossegue a conversa comentando: Olha só, na terceira estrofe do poema, Pedro Bandeira diz que foi o pai quem escolheu o nome da pessoa do poema. E o nome de vocês quem escolheu?

2º momento: O professor informa às crianças que elas irão entrevistar os pais para saberem um pouco da história do nome delas. A entrevista pode ser como no exemplo abaixo:

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - CAp/UFRN    

  NATAL ________/_______/2010             TURMA 3B

NOME __________________________________________  

 ATIVIDADE DE CASA   

COM A AJUDA DE SEUS PAIS DESCUBRA A HISTÓRIA DE SEU NOME:

   

1- QUEM ESCOLHEU MEU NOME FOI __________________________  

2- ESCOLHERAM ESSE NOME PARA MIM PORQUE ____________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

3- O SIGNIFICADO DO MEU NOME É __________________________

Fonte: Relato da prática, NEI, 2010

ATIVIDADE 2 – Percebendo semelhanças e diferenças nas escolhas dos nomes

1º momento: O professor iniciar a aula lendo as entrevistas das crianças. Durante a leitura vai chamando atenção para quem tem a história da escolha do nome parecida.

2º momento: Após a leitura organiza com a participação das crianças uma tabela para registrar as respostas relacionadas a quem escolheu os nomes das crianças da turma. O professor inicia questionando que título darão à tabela: - Gente o que combinamos escrever nessa tabela? Na primeira coluna da tabela o professor escreve o nome das crianças, na segunda quem fez a escolha dos nome delas e, na terceira coluna, o total de cada escolha, conforme se pode observar no exemplo abaixo:

TABELA DA ESCOLHA DOS NOMES DAS CRIANÇAS DA TURMA

Fonte: Relato da prática, NEI, 2010

ATIVIDADE 3 – Interpretando as informações do gráfico   

1º momento: Após a leitura dos dados dessa tabela, o professor propõe às crianças a construção coletiva de um gráfico de barra, informando que este ajudará a lembrar quantos nomes de crianças foram escolhidos pela mãe, pai, mãe/pai, avó, avô ou tia. O professor explica que o gráfico também precisa ter um título. Depois, explica que, diferentemente da tabela, no gráfico não vai ter os nomes delas, porque o gráfico vai informar a quantidade dos nomes escolhidos por cada categoria: pai, mãe, avô, avó ou tia.

Consultando a tabela, o professor pergunta qual o número que indica o maior total nas escolha e, explica que no gráfico cada coluna terá essa quantidade expressa na barra.  Ele explica, ainda, que no gráfico terá uma coluna para cada uma das pessoas que escolheu os nomes que estará escrita na parte inferior do gráfico, como no exemplo abaixo:  

GRÁFICO DA ESCOLHA DOS NOMES DAS CRIANÇAS DA TURMA

O professor desenha o gráfico em uma cartolina que pode ser afixada no quadro ou em uma parede próxima ao local da roda.   

2º momento: O professor distribui com as crianças retângulos de cartolina para elas ajudarem a preencher o gráfico. Então, consultando a tabela, ele pergunta quantos nomes de crianças da turma foram escolhidos pelo pai? Quantos retângulos nós vamos precisar para marcar essa informação? E solicita as crianças que venham colar. Prossegue dessa forma até completar todas as colunas do gráfico, como no exemplo abaixo:        

 GRÁFICO DA ESCOLHA DOS NOMES DAS CRIANÇAS DA TURMA

3º momento: Para oportunizar as crianças vivenciarem um pouco mais situações didáticas envolvendo o tratamento da informação através da interpretação do gráfico, o professor pode propor a seguinte atividade de registro:

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - CAp/UFRN 

NATAL ________/_______/2010             TURMA 3B   

NOME ________________________________________________   

ATIVIDADE DE SALA   

OBSERVE O GRÁFICO DE ESCOLHA DOS NOMES DAS CRIANÇAS DE NOSSA TURMA E RESPONDA.

 1-    QUANTOS NOMES DE CRIANÇAS FORAM ESCOLHIDOS PELA MÃE? ______

2-    QUANTOS NOMES DE CRIANÇAS FORAM ESCOLHIDOS PELO PAI? ______

3-    QUANTOS NOMES DE CRIANÇAS FORAM ESCOLHIDOS PELO PAI E PELA MÃE? _____

4-    QUANTOS NOMES DE CRIANÇAS FORAM ESCOLHIDOS PELO AVÔ? ______

5-    QUANTOS NOMES DE CRIANÇAS FORAM ESCOLHIDOS PELA AVÓ? ______

6-    QUANTOS NOMES DE CRIANÇAS FORAM ESCOLHIDOS PELA TIA? ______

Fonte: Relato da prática, NEI, 2010

Recursos Complementares

Construção de tabelas - http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com - Ao acessar o site procurar o indice do baú de ideias e clicar no link estatística. Nele o professor encontrará outras dicas sobre construção de tabelas e gráficos.

Gráfico e Tabela - http://www.wikipedia.org/ - Ao acessar o site digitar na caixa de pesquisa gráfico ou tabela e clicar na seta ao lado. Neste site o professor encontrará definições sobre os temas da aula.

  Entendendo tabelas e gráficos - http://portaldoprofessor.mec.gov.br  

- Ao acessar o site clicar no link espaço da aula e, em seguida no link sugestões de aula. Na caixa de pesquisa digitar o seguinte título CONSTRUÇÃO DE TABELA DE VALORES e clicar no link OK. Nesta aula o professor encontrará outras sugestões do trabalho com tabelas e gráficos na Educação infantil.

Capa do livro de Pedro Bandeira - http://www.livrariascuritiba.com.br - Para ter acesso a capa do livro de Pedro Bandeira ao entrar no site digita o título do livro na caixa de pesquisa e clica no link ok

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:

  • Da participação dos alunos ao longo das aulas.
  • Dos registros escritos das crianças acerca dos conteúdos trabalhados.
  • Do envolvimento das crianças durante a elaboração da tabela e do gráfico.
  • Da organização do pensamento e fala das crianças durante o relato das histórias de seus nomes e elaboração da tabela e gráfico.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Suélen Carvalho, ESC MUN ED INFA CARA MELADA , Rio Grande do Sul - disse:
    suelencarvalho_@hotmail.com

    15/02/2013

    Cinco estrelas

    adorei a forma que utilizou no gráfico.


  • Kelly Katia, CEFAPRO - Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Ed. Básica , Mato Grosso - disse:
    kellykatia1@yahoo.com.br

    11/11/2010

    Cinco estrelas

    A proposta apresentada é bem pertinente ao desenvolvimento das crianças na educação infantil. Gostei também da possibilidade do trabalho interdisciplinar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.