Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo a mim e o outro através das nossas histórias: a construção da caixa de memória

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, MARIA JOSÉ CAMPOS FERREIRA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:

  • Conhecer alguns aspectos de sua história de vida e de seus colegas.
  • Estabelecer relações entre a sua história de vida e a dos colegas reconhecendo algumas semelhanças e diferenças.
  • Construir, com a ajuda dos familiares, a caixa de suas memórias resgatando momentos significativos desde o tempo em que era bebê até os dias atuais.
Duração das atividades
Três aulas com cerca de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Despertando o interesse pela caixa da memória

1º momento - O professor inicia a aula lendo para a turma o livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes de autoria de Mem Fox, da editora Brinque Book. Antes da leitura, o professor fala o título do livro para as crianças e questiona: - Gente, sobre o que vocês acham que essa história vai falar? Após ouvir as crianças, o professor informa que o livro vai falar sobre memória e, em seguida, questiona à turma sobre o que é a memória. Prossegue a aula realizando a leitura do livro

 

  

Fonte: http://www.brinquebook.com.br 

Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos, em que todos os moradores eram  seus amigos. Mas era de Dona Antônia que ele mais gostava. Quando soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava e foi perguntar aos outros moradores do asilo. Como resposta, ouve que memória é algo: bem antigo, que faz chorar, faz rir, vale ouro e é quente... Então, monta uma cesta e vai levá-la a Dona Antônia. Quando ela recebe os presentes 'maravilhosos', conchas, marionete, medalha, bola de futebol e um ovo ainda quente, cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias.

Fonte: http://www.brinquebook.com.br 

2º momento - Após a leitura do livro o professor retoma as falas iniciais das crianças sobre o que é a memória e propõe a confecção de uma caixa da memória com a ajuda dos familiares. Para ajudar as famílias na organização da caixa o professor pode enviar a seguinte orientação:

  NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - CAp/UFRN      NATAL 18/06/2010     

   Caros pais,             

             Combinamos com a turma de confeccionarmos a caixa da memória de cada criança. Solicitamos que  ajudem as crianças nesta atividade. Nessa caixa vocês podem colocar itens (brinquedos, fotos, roupinhas, etc.) que ajudem a contar a história da criança desde o tempo que era bebê até os dias atuais.             

             Visando possibilitar as crianças conhecerem a sua história e a dos colegas, planejamos a apresentação da caixa da memória para os dias 23 e 30/06, no horário das 14h e das 16h e 30m.    

         Nessa apresentação contamos com a participação de vocês, portanto, pedimos que nos procurem para definir qual o melhor dia e horário para a sua participação nessa atividade.    

        Atenciosamente, Analice e Maria José

Fonte: Relato da prática, NEI, 2010.

Á medida que os familiares procurarem a escola para esclarecerem suas dúvidas sobre a atividade, o professor solicita que preencham a agenda indicando o dia e horário que podem vir apresentar a caixa da memória com a criança.

Fonte: Relato da prática, NEI, 2010.

ATIVIDADE 2 -  Socializando as caixas das memórias

1º momento - O professor organiza com as crianças a sala para receberem os pais que irão apresentar a caixas da memória. Durante esse momento, o professor procura estabelecer com a turma  alguns combinados para a realização da atividade.

2º momento - Os pais agendados iniciam a apresentação.

Socialização das caixas das memórias

Fonte: acervo do NEI, 2010. 

ATIVIDADE 3 -

1º momento - Concluida a socialização de todas as caixas das memórias, o professor propõe a turma a produção de um texto coletivo para registrarem o que aprenderam com a atividade, como no exemplo abaixo:

 

Fonte: relato da prática, NEI, 2010

2º momento - Após a conclusão do texto o professor solicita que às crianças façam registro por meio do desenho para ilustrá-lo.

Recursos Complementares

http://www.brinquebook.com.br - Ao entrar no site o professor digita na caixa de pesquisa o título da obra ou nome do autor. Além das imagens e sinopse do livro, o professor poderá acessar o link de sugestões para o professor e encontrará outras dicas de como trabalhar com o livro e o tema memória.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Conheceram alguns aspectos de suas histórias de vida e de seus colegas.
  • Estabeleceram relações entre a sua história de vida e a dos colegas reconhecendo algumas semelhanças e diferenças.
  • Construiram, com a ajuda dos familiares, a caixa de suas memórias resgatando momentos significativos desde o tempo em que eram bebês até os dias atuais;
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • professora Marcia Caliari, Escola Municipal Carlito Ferreira , Minas Gerais - disse:
    mecaliari@gmail.com

    07/09/2011

    Quatro estrelas

    Achei super interessante e válida sua aula, parabéns,foi trabalhado aí vários aspectos. Com certeza realizarei com minha turma de 4 anos.


  • telma, dre-Brazlandia , Distrito Federal - disse:
    docinhotel@hotmail.com

    09/05/2011

    Cinco estrelas

    Amei esta aula,devemos sempre incentivar os nossos alunos a construir e preservar as suas histórias pessoais.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.