19/11/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
Inicialmente o professor apresenta para a turma imagens de Luis da Câmara Cascudo, livros de sua autoria e assim questiona o grupo de alunos: Quem o conhece? Como é o nome dele? Se sim. Quem é esse homem? O que ele fez? O que pesquisou?
Diante das apresentações dadas pela turma o professor convida os seus alunos para assistirem o programa “O mundo da literatura – Câmara Cascudo” produzido pelo SESC TV. Esse programa apresenta em três curtos capítulos a exposição da vida e obra de Câmara Cascudo.
Imagem do vídeo
Parte I
http://www.youtube.com/watch?v=1q7Stx1hqW8&p=05FB342B601251B4&index=1&feature=BF
Parte II
http://www.youtube.com/watch?v=KlKJZ2oUHlo&p=05FB342B601251B4&index=2&feature=BF
Parte III
http://www.youtube.com/watch?v=qFNhAcCrwzw&p=05FB342B601251B4&index=3&feature=BF
Em seguida, o professor realiza um debate com a turma sobre o que assistiram nos vídeos apresentados. É importante que sejam destacados, pelo professor, a produção literária de Cascudo, o que ele representa para o Brasil e o que ele foi.
Depois desse momento, o professor poderá solicitar da turma o registro escrito sobre o que cada aluno aprendeu.
Nesse momento o professor poderá levar o grupo ao laboratório de informática para que os alunos visitem o site contendo informações sobre a sua vida e obra. Esse momento também poderá ser apresentado em data show. Depois da apresentação o professor deverá conversar com as crianças sobre as informações vistas, como também retomar o que assistiram nos vídeos apresentados na aula anterior.
Sugerimos o seguinte site: http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/index2.htm
Para finalizar essa aula o docente deverá sugerir a escrita coletiva de um texto biográfico sobre Luiz da Câmara Cascudo, ao final as crianças poderão ilustrar o texto usando lápis cera, lápis de cor, coleção hidrocor. O professor deverá orientar seus alunos para organizar o texto biográfico a partir de dados pesquisados no site, como também nas imagens vistas nos vídeos, destacando aspectos da sua vida e de sua obra.
Sugerimos que o professor apresente,nesse momento, uma das obras de Câmara Cascudo. Sugerimos o livro: Contos Tradicionais do Brasil de Luis da Câmara Cascudo da editora Global.
Sinopse
O professor poderá escolher um dos contos e ler para a turma, apresentando assim uma maior discussão sobre o mesmo, como também sugerimos que sejam apresentados mais de um conto, que sejam realizados momento de leitura em sala de aula, para que as crianças apreciem os mesmo.
Depois da apreciação da obra de Cascudo o professor poderá sugerir uma pesquisa. Nessa atividade as crianças poderão investigar, junto aos seus familiares, contos que os mesmo conhecem (que geralmente passa de pai para filho). Após a investigação cada aluno apresenta o seu conto para toda a turma. Nesse momento é importante destacar que a ação que cada um realizou de investigar, junto aos seus familiares, foi uma ação parecida com a que Cascudo realizou para construir o seu livro.
Sugerimos toda a bibliografia de Câmara Cascudo.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!