Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LUÍS DA CÂMARA CASCUDO: QUEM É ESSE PERSONAGEM?

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:   

  • Conhecer quem é Luis da Câmara Cascudo;
  • Conhecer a importância de Luis da Câmara Cascudo para o resgate do folclore brasileiro.
Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO – Apresentando Cascudo 

Inicialmente o professor apresenta para a turma imagens de Luis da Câmara Cascudo, livros de sua autoria e assim questiona o grupo de alunos: Quem o conhece?  Como é o nome dele? Se sim. Quem é esse homem? O que ele fez? O que pesquisou?

Diante das apresentações dadas pela turma o professor convida os seus alunos para assistirem o programa “O mundo da literatura – Câmara Cascudo” produzido pelo SESC TV. Esse programa apresenta em três curtos capítulos a exposição da vida e obra de Câmara Cascudo.

Imagem do vídeo

Parte I

http://www.youtube.com/watch?v=1q7Stx1hqW8&p=05FB342B601251B4&index=1&feature=BF  

Parte II

http://www.youtube.com/watch?v=KlKJZ2oUHlo&p=05FB342B601251B4&index=2&feature=BF  

Parte III

http://www.youtube.com/watch?v=qFNhAcCrwzw&p=05FB342B601251B4&index=3&feature=BF 

Em seguida, o professor realiza um debate com a turma sobre o que assistiram nos vídeos apresentados. É importante que sejam destacados, pelo professor, a produção literária de Cascudo, o que ele representa para o Brasil e o que ele foi. 

Depois desse momento, o professor poderá solicitar da turma o registro escrito sobre o que cada aluno aprendeu.

2º MOMENTO- Construindo coletivamente a biografia de “Cascudo”

Nesse momento o professor poderá levar o grupo ao laboratório de informática para que os alunos visitem o site contendo informações sobre a sua vida e obra. Esse momento também poderá ser apresentado em data show. Depois da apresentação o professor deverá conversar com as crianças sobre as informações vistas, como também retomar o que assistiram nos vídeos apresentados na aula anterior.

Sugerimos o seguinte site: http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/index2.htm  

Para finalizar essa aula o docente deverá sugerir a escrita coletiva de um texto biográfico sobre Luiz da Câmara Cascudo, ao final as crianças poderão ilustrar o texto usando lápis cera, lápis de cor, coleção hidrocor. O professor deverá orientar seus alunos para organizar o texto biográfico a partir de dados  pesquisados no site, como também nas imagens vistas nos vídeos, destacando aspectos da sua vida e de sua obra.

3º MOMENTO- Lendo Câmara Cascudo 

Sugerimos que o professor apresente,nesse momento, uma das obras de Câmara Cascudo. Sugerimos o livro: Contos Tradicionais do Brasil de Luis da Câmara Cascudo da editora Global.

Sinopse

Luís da Câmara Cascudo, pesquisador incansável, preocupado com a Literatura Oral do Brasil, reuniu, nesta obra, as versões dos Contos tradicionais - na sua maioria ouvidas, com carinho, de pessoas do povo do seu Estado. Procurou o Mestre, por meio de uma sistematização, dividir os temas em: contos de encantamento, religiosos, etiológicos, adivinhação e outros, a fim de facilitar a leitura e a compreensão. Esses contos ainda hoje são recontados em todo o país.

O professor poderá escolher um dos contos e ler para a turma, apresentando assim uma maior discussão sobre o mesmo, como também sugerimos que sejam apresentados mais de um conto, que sejam realizados momento de leitura em sala de aula, para que as crianças apreciem os mesmo.

4º MOMENTO – Pesquisando contos

Depois da apreciação da obra de Cascudo o professor poderá sugerir uma pesquisa. Nessa atividade as crianças poderão investigar, junto aos seus familiares, contos que os mesmo conhecem (que geralmente passa de pai para filho). Após a investigação cada aluno apresenta o seu conto para toda a turma. Nesse momento é importante destacar que a ação que cada um realizou de investigar, junto aos seus familiares, foi uma ação parecida com a que Cascudo realizou para construir o seu livro.

Recursos Complementares

Sugerimos toda a bibliografia de Câmara Cascudo.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Assistiram ao vídeo e  apresentaram o que entenderam;
  • Participaram da construção do texto coletivo;
  • Realizaram a pesquisa dos contos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.