Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo os tubarões: uma viagem ao fundo do mar

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Destacar as características gerais (físicas externas e internas do tubarão);
  • conhecer o habitat, locomoção, alimentação e reprodução do tubarão;
  • reconhecer que no mar existem outros seres, como: estrelas, polvos, lulas, peixes, conchas, algas, águas-vivas, etc.
Duração das atividades
4 momentos com duração aproximada de 50 minutos cada um
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Neste momento destacamos que se faz necessário um conhecimento prévio por parte do professor, pois se o mesmo não tiver um mínimo de informações a respeito dos tubarões seu trabalho com esta proposta poderá ficar um pouco a desejar.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A aula poderá ter início com uma roda de conversa, na qual o professor questiona as crianças a respeito do que sabem sobre os tubarões. O professor registra as primeiras informações que as crianças trazem e, novamente, as questiona a respeito do que gostariam de aprender sobre os tubarões. Apresentamos algumas falas das crianças nos quadros abaixo como exemplo para que o professor organize o registro desse momento e exponha num mural de pesquisa/estudo para que as crianças possam consultar durante todo o estudo.

O QUE JÁ SABEMOS SOBRE TUBARÕES

O QUE QUEREMOS SABER SOBRE TUBARÕES

  • Os tubarões vivem na água. Eles não comem plantas. Eles comem peixe.
  • Os tubarões nadam, mordem, ...
  • Mordem os humanos! Ele é feroz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Tubarão golfinho é o maior. Maior, maior de todos.
  • Os tubarões nadam, mordem tudo e não podem respirar sem estar dentro d’água.
  • Os tubarões ficam lá no mar. Ele vem pro raso morder as pessoas.
  • O que ele come;
  •  As partes do tubarão por fora e por dentro; 
  • Os tipos de tubarão;
  • Se os tubarões são ferozes;
  • Como os tubarões têm filhotes;
  • Como os tubarões são utilizados pelo homem.

2º MOMENTO:

Após este  levantamento de idéias e do desejo de aprender das crianças o professor poderá dar continuidade a aula, apresentado alguns materiais visuais (imagens, filmes, livros e réplicas do animal - brinquedos que representam o tubarão) para que as crianças possam conhecer um tubarão por fora, nomeando suas partes e características externas.Com estes instrumentos o professor pode explorar toda a parte externa do tubarão e registrar as informações deste momento listando as partes de um tubarão e expondo no mural da pesquisa.

Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN

 

Fonte:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/02/tubar%C3%A3o1.jpg&imgrefurl=http://www.infoescola.com/peixes/tubarao-branco/&usg=__6jjVDxrYzaMCYOsJ9KubThoGGLI=&h=287&w=432&sz=10&hl=pt-BR&start=298&zoom=1&tbnid=rkkxo9IY0fudCM:&tbnh=131&tbnw=204&prev=/images%3Fq%3Dtubar%25C3%25A3o%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:10%2C11884&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=705&vpy=128&dur=2359&hovh=183&hovw=276&tx=216&ty=56&ei=LBq9TOrrEoP6lweXv4z6BQ&oei=ohi9TJz8O8GYnAf9iJGtDQ&esq=60&page=36&ndsp=9&ved=1t:429,r:3,s:298&biw=1007&bih=455 

Fonte:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_yRTXxyBkoUg/SjpcSKa4BgI/AAAAAAAAAMc/r03F9zSAsM4/s400/tubarao48.jpg&imgrefurl=http://caicriogrande.blogspot.com/2009/06/projeto-tubaroes.html&usg=__rRjCg6x_qNt0gP4j70jsXI2LN6w=&h=249&w=400&sz=9&hl=pt-br&start=25&zoom=1&tbnid=y6NzsWXpryhz0M:&tbnh=138&tbnw=197&prev=/images%3Fq%3DTUBAR%25C3%2595ES%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1021%26bih%3D455%26tbs%3Disch:10%2C1036&um=1&itbs=1&ei=LZ2uTI6zC4PGlQefrJHoDw&iact=hc&vpx=155&vpy=224&dur=500&hovh=152&hovw=244&tx=95&ty=113&oei=65uuTPimEsWblgf85KjpDw&esq=2&page=4&ndsp=8&ved=1t:429,r:4,s:25&biw=1021&bih=455 

Materiais que podemos apresentar às crianças

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Sugerimos que o professor apresente alguns filmes/vídeos para que as crianças possam apropriar-se melhor das características físicas externas de um tubarão. Dentre os quais destacamos alguns:

Fonte: http://dg-downloads.blogspot.com/2008/02/o-mar-no-est-pra-peixe.html  

Fonte: http://filmesdodanilo.blogspot.com/2010/02/procurando-nemo.html  

Fonte: http://www.submarino.com.br/produto/6/1026153/dvd+diario+do+homem-tubarao?menuId=742&franq=146797  

 3º MOMENTO:

É importante que as crianças tenham a oportunidade, se possível, de tocar um tubarão de verdade. Para tanto, sugerimos que o professor leve o grupo de crianças para visitar um aquário, como mostramos nas imagens abaixo.

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Criança tocando tubarão lixa

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

 

Crianças observando tubarões lixa no aquário

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Este momento poderá ser substituído pela visita de um especialista em tubarões que possa apresentar informações importantes a respeito dos tubarões.

As crianças podendo tocar/manipular um tubarão de verdade

Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN

Ressaltamos que não sendo possível a concretização deste momento, a proposta de aula não se torna inviável, pois o professor encaminhará a aula com os elementos possíveis na sua realidade concreta juntamente com as crianças.

4º MOMENTO:

Como forma de finalização desta proposta de aula, sugerimos que o professor faça uma atividade de representação do habitat do tubarão, destacando os seres que vivem no mar juntamente com o tubarão. Para tanto, o professor precisará de materiais que possam ser usados para representar os seres do mar, inclusive o tubarão. Juntamente com o grupo de crianças definirá que material será utilizado para representar cada ser. Assim, apresentamos uma sugestão de materiais para a produção de um quadro que representa o fundo do mar - habitat dos tubarões.

A atividade de produção segue os seguintes momentos:

  1. O professor leva o material para a roda e questiona o que poderá ser feito com cada material: lixa grossa (o mar), palhetas para sorvete de madeira (desenhar peixes diversos), palitos de dente (corais/algas), espuma/feltro (tubarões) e  cartolina colorida (estrelas do mar).
  2. Cada criança recebe uma quantidade de material para produzir os seus seres do mar - peixes, tubarões, corais, algas, estrelas, etc. a partir de desenhos, recortes, colagens e pinturas com lápis de cor (hidrocor/madeira).
  3. colagem dos elementos que constituírão o quadro do fundo do mar de cada criança.

Crianças representando o fundo do mar - habitat do tubarão

Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN

 

Crianças representando o fundo do mar - habitat do tubarão

 Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN

Sugerimos, também, a produção de um texto coletivo em que possam ser registradas as informaçoes estudadas durante esta proposta de aula. Apresentamos duas formas de organização deste texto coletivo logo abaixo:

  

Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN

 

Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN

 

Recursos Complementares

Para melhor organização desta proposta de aula, sugerimos que o professor acesse os seguintes links:

http://www.discoverybrasil.com/tubaroes/home/index.shtml   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o 

De igual maneira, sugerimos livros de literatura infantil que podem contribuir na organização desta proposta de aula:

AMARAL, Maria Lúcia. Alfredo e os peixes. São Paulo: Paulus, 2002. (Coleção Arteletra)   

AYRES, Rosa. A piabinha do rio das velhas. São Paulo: Paunlinas, 2006. (Coleção esconde-esconde)  

 BANKS, Kate & HALLENSLEBEN, Georg. Um presente do mar. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.  

BAREDEG, Carla & LOTERSZTAIN, Ileana. Essa não é minha cauda. São Paulo: Callis, 2006.  

 MARTIN, Jean-Franças & AUBINAIS, Marie. No mar. São Paulo: Scipione: 1997. (Coleção Irê-lê-lê)   

MATOS, Neide Simões de & ANDRADE, Célia M. Delmont de. A vida no mar. São Paulo: Scipione, 1994. (Série Natureza)   

No mar: quem mora... São Paulo: ABCPress, 2006.

Avaliação

Destacamos que ao final desta proposta de aula, o professor possa observar se as crianças são capazes de:

  • Destacar as características gerais (físicas externas e internas do tubarão);
  • reconhecer o habitat, locomoção, alimentação e reprodução do tubarão;
  • enumerar outros seres que vivem no mar (habitat do tubarão), como: estrelas, polvos, lulas, peixes, conchas, algas, águas-vivas, etc.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.