06/12/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Neste momento destacamos que se faz necessário um conhecimento prévio por parte do professor, pois se o mesmo não tiver um mínimo de informações a respeito dos tubarões seu trabalho com esta proposta poderá ficar um pouco a desejar.
1º MOMENTO:
A aula poderá ter início com uma roda de conversa, na qual o professor questiona as crianças a respeito do que sabem sobre os tubarões. O professor registra as primeiras informações que as crianças trazem e, novamente, as questiona a respeito do que gostariam de aprender sobre os tubarões. Apresentamos algumas falas das crianças nos quadros abaixo como exemplo para que o professor organize o registro desse momento e exponha num mural de pesquisa/estudo para que as crianças possam consultar durante todo o estudo.
O QUE JÁ SABEMOS SOBRE TUBARÕES |
O QUE QUEREMOS SABER SOBRE TUBARÕES |
|
|
2º MOMENTO:
Após este levantamento de idéias e do desejo de aprender das crianças o professor poderá dar continuidade a aula, apresentado alguns materiais visuais (imagens, filmes, livros e réplicas do animal - brinquedos que representam o tubarão) para que as crianças possam conhecer um tubarão por fora, nomeando suas partes e características externas.Com estes instrumentos o professor pode explorar toda a parte externa do tubarão e registrar as informações deste momento listando as partes de um tubarão e expondo no mural da pesquisa.
Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN
Fonte:
Fonte:
Materiais que podemos apresentar às crianças
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Sugerimos que o professor apresente alguns filmes/vídeos para que as crianças possam apropriar-se melhor das características físicas externas de um tubarão. Dentre os quais destacamos alguns:
Fonte: http://dg-downloads.blogspot.com/2008/02/o-mar-no-est-pra-peixe.html
Fonte: http://filmesdodanilo.blogspot.com/2010/02/procurando-nemo.html
Fonte: http://www.submarino.com.br/produto/6/1026153/dvd+diario+do+homem-tubarao?menuId=742&franq=146797
3º MOMENTO:
É importante que as crianças tenham a oportunidade, se possível, de tocar um tubarão de verdade. Para tanto, sugerimos que o professor leve o grupo de crianças para visitar um aquário, como mostramos nas imagens abaixo.
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Criança tocando tubarão lixa
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Crianças observando tubarões lixa no aquário
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Este momento poderá ser substituído pela visita de um especialista em tubarões que possa apresentar informações importantes a respeito dos tubarões.
As crianças podendo tocar/manipular um tubarão de verdade
Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN
Ressaltamos que não sendo possível a concretização deste momento, a proposta de aula não se torna inviável, pois o professor encaminhará a aula com os elementos possíveis na sua realidade concreta juntamente com as crianças.
4º MOMENTO:
Como forma de finalização desta proposta de aula, sugerimos que o professor faça uma atividade de representação do habitat do tubarão, destacando os seres que vivem no mar juntamente com o tubarão. Para tanto, o professor precisará de materiais que possam ser usados para representar os seres do mar, inclusive o tubarão. Juntamente com o grupo de crianças definirá que material será utilizado para representar cada ser. Assim, apresentamos uma sugestão de materiais para a produção de um quadro que representa o fundo do mar - habitat dos tubarões.
A atividade de produção segue os seguintes momentos:
Crianças representando o fundo do mar - habitat do tubarão
Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN
Crianças representando o fundo do mar - habitat do tubarão
Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN
Sugerimos, também, a produção de um texto coletivo em que possam ser registradas as informaçoes estudadas durante esta proposta de aula. Apresentamos duas formas de organização deste texto coletivo logo abaixo:
Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN
Para melhor organização desta proposta de aula, sugerimos que o professor acesse os seguintes links:
http://www.discoverybrasil.com/tubaroes/home/index.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o
De igual maneira, sugerimos livros de literatura infantil que podem contribuir na organização desta proposta de aula:
AMARAL, Maria Lúcia. Alfredo e os peixes. São Paulo: Paulus, 2002. (Coleção Arteletra)
AYRES, Rosa. A piabinha do rio das velhas. São Paulo: Paunlinas, 2006. (Coleção esconde-esconde)
BANKS, Kate & HALLENSLEBEN, Georg. Um presente do mar. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
BAREDEG, Carla & LOTERSZTAIN, Ileana. Essa não é minha cauda. São Paulo: Callis, 2006.
MARTIN, Jean-Franças & AUBINAIS, Marie. No mar. São Paulo: Scipione: 1997. (Coleção Irê-lê-lê)
MATOS, Neide Simões de & ANDRADE, Célia M. Delmont de. A vida no mar. São Paulo: Scipione, 1994. (Série Natureza)
No mar: quem mora... São Paulo: ABCPress, 2006.
Destacamos que ao final desta proposta de aula, o professor possa observar se as crianças são capazes de:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/04/2014
Cinco estrelasMuito criativa a maneira como você dispôs as etapas das atividades, bem como o conteúdo delas.
05/10/2012
Três estrelasmuito bom