11/11/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Atividade número 1:
Inicie a aula propondo um momento de percepção corporal entre as crianças como o objetivo de levá-las a relacionar o corpo com o espaço e com linguagem. Para isso, você professor, pode utilizar atividades de percepção corporal. Organize um texto de acordo com as possibilidades de seus alunos - dependendo da faixa etária você pode aumentar ou diminuir o grau de dificuldade.
A sugestão dessa aula foi retirada do livro “Aprendendo e Brincando com Jogos, Volume 2. Autora:Yogi, Chizuko”, e adaptada para minha turminha.
O texto é o seguinte:
Andem livremente pelo pátio sem se separar do grupo, andem em todas as direções. Pronto, agora parem, levantem o pé direito, pulem com o pé esquerdo. Coloquem o pé direito no chão e levantem o pé esquerdo e pulem com o pé direito. Agora sem sair do lugar, escondam-se. Não se esqueçam da barriga e da cabeça. Não deixem ninguém ver nenhuma parte do corpo de vocês. Devagar, mostrem um braço e escondam-no novamente. Mostrem só as mãos e escondam-nas. Mostrem os joelhos e depois escondam-nos. Mostrem o nariz e escondam-no. Agora, mostrem todo o corpo. Muito bem. Sem sair do lugar, vejam quem consegue alcançar o colega com as mãos, com a cabeça, com a perna ... E agora para terminar, dêem um forte abraço nos colegas.
Obs: é importante dar pequenos intervalos entre um comando e outro.
Atividade número 2:
Com o objetivo de continuar explorando a expressão corporal, proponha uma atividade agora em duplas. A sugestão é a brincadeira do “Escultor”. Antes da brincadeira explique para as crianças o que é um escultor. Você pode levar gravuras de esculturas de renomados escultores como Michelangelo, Camille Claudel, Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa) dentre outros.
Algumas imagens de esculturas que você pode utilizar:
Aleijadinho: Anjo do Getsêmani, Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.
Lourdes Collina: Velho.
Para acessar outras imagens de esculturas visite o sítio:
http://www.webshop500.com/artevivabrasil/?p=177
Depois de compreendido o que é uma escultura proponha então que uma das crianças seja o escultor e a outra, o material a ser esculpido. A criança que representa o material deve ficar parada e se deixar moldar pelo escultor até se transformar numa estátua. Professor deixe que as crianças decidam o que vão esculpir e como irão representar, porém esteja disponível para ajudá-las caso seja necessário. As demais crianças devem tentar descobrir o que foi esculpido pelo colega. Vocês podem eleger categorias para as esculturas, por exemplo, animais, profissões, brinquedos etc. Ao concluir, a estátua deve ser comentada pelo “escultor”. Depois as crianças devem trocar de posição.
Atividade número 3:
Utilize a música como ferramenta para desenvolver a expressão corporal com ritmo. Brinque da seguinte forma: Distribua folhas de jornal entre as crianças. A criança deverá usar uma folha de jornal como complemento para uma coreografia. Ao colocar a música, deixe a criança dançar como quiser com o jornal: atrás dele, ao lado, sobre ele, agachar e pegá-lo, rasgá-lo ao meio, movimentá-lo no ar, amassá-lo formando uma bola etc. Outra possibilidade é dividir as crianças em dois grupos. O primeiro grupo combina entre si um tipo de movimento que irá fazer com o jornal. O segundo grupo não deve saber do combinado. Todos os membros do grupo fazem os movimentos iguais enquanto o segundo grupo deve estar de olhos fechados, apenas ouvindo o som produzido pelo jornal - sugestões de movimentos: segurar com a palma de uma das mãos e passar a outra mão por cima, puxar de uma ponta a outra com força e ao mesmo tempo, amassar o jornal, dar pancadinhas com uma das mãos etc. Ao final do movimento o segundo grupo deve tentar descobrir de que forma foi feito o barulho com o jornal pelo primeiro grupo e tentar repetir o movimento. Em seguida invertem-se as posições dos grupos.
Depois das brincadeiras com o jornal peça às crianças que criem um trabalho de arte utilizando o jornal, cola, papéis coloridos, barbantes e outros materiais de sua escolha.
Atividade número 4:
Proponha às crianças que façam sua própria escultura com argila. Para trabalhar com argila você professor precisará forrar as mesas com jornal, disponibilizar água para o manuseio e acabamento do trabalho.
Atividade desenvolvida em agosto de 2010. Acervo da autora.
Exponha as produções das crianças na escola e convide a comunidade escolar para prestigiar os trabalhos.
Para conhecer mais possibilidades de trabalho com argila visite o sítio: http://homolog.novaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/exploracao-texturas-argila-427947.shtml
Avaliar sempre é preciso e a observação na educação infantil é o melhor instrumento para nós professores. Por meio dela verifique se seus alunos avançaram na expressividade e coordenação. Faça rodas de conversa em que as crianças possam falar sobre a atividade realizada. Expressar se gostaram se acharam difícil, como foi ser esculpido por alguém e como foi esculpir alguém.
Três estrelas 2 classificações
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05/09/2013
Duas estrelasachei legal explica muitas coisas!
11/11/2010
Cinco estrelasconsiderei muito interessante a sua proposta professora, de como trabalhar com a escultura e principalmente dos recursos que você atribui no processo da produção do seu trabalho; já trabalhei na educação infantil e se naquele momento fosse oportunizada com estas sugestões, certamente teria desenvolvido um trablho muito mais dinâmico e muito mais interessante. parabéns, colega professora pelo seu trabalho; acredito que seus alunos lhe serão sempre gratos.