25/11/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
É importante que as crianças já tenham conhecimento de algumas informações referentes aos tubarões, como: que tubarão é um ser vivo que pertence ao grupo dos peixes; que se alimenta de crustáceos, pequenos peixes, lulas, tartarugas pequenas, polvos e outros tubarões menores; que existe uma variedade de tubarões. Ressaltamos que é fundamental este conhecimento por parte do professor, para que possa mediar a construção de novas aprendizagens de forma qualitativa.
1º MOMENTO:
A aula terá início com uma roda de conversa na qual o professor fará uma breve exposição dos aspectos conceituais do tubarão (habitat, alimentação, tipos, etc.). Logo após, o professor poderá organizar uma exposição de imagens que abordam a relação homem/tubarão, solicitando que as crianças façam uma leitura das imagens apresentadas a partir da observação dos elementos que compõem cada imagem (onde acontece, o que acontece, como acontece, quem faz).
Fonte:
http://www.biologo.com.br/tubarao/salvem-os-tubaroes.html
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.globalgarbage.org/blog/wp-content/uploads/2010/08/tubarao-baleia-ficou-preso-em-rede-de-pescadores-e-morreu-sufocado-na-china.jpg&imgrefurl=http://www.globalgarbage.org/blog/index.php/2010/08/27/china-tubarao-de-6-m-morre-ao-ficar-preso-em-rede-de-pesca/&usg=__aTmMoztaXRhDbY4UgCrJRbDfPY4=&h=375&w=500&sz=184&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=6KbsvisZD3kheM:&tbnh=156&tbnw=194&prev=/images%3Fq%3Dpesca%2Bde%2Btubar%25C3%25A3o%2Bbaleia%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=156&ei=0sXQTO-ZBZSRnAe3lqmMDA&oei=0sXQTO-ZBZSRnAe3lqmMDA&esq=1&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:3,s:0&tx=66&ty=105
Fonte: http://www.submarino.com.br/produto/6/1026153/dvd+diario+do+homem-tubarao?menuId=742&franq=146797
Após o momento de apreciação das imagens o professor solicitará que cada criança apresente sua leitura, destacando uma das imagens observadas. Neste momento, sugerimos que o professor, juntamente com as crianças, organize legendas para as imagens observadas e monte um mural.
2º MOMENTO:
Suerimos que neste momento o professor faça uma exposição de vídeos sobre a relação homem/tubarão para que as crianças possam visualizar como o homem faz uso da pesca de tubarões e outros peixes.
Para tanto, sugerimos alguns vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=nE9KqcL8Meg
http://www.youtube.com/watch?v=INITxftnQFo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=9sXgvxdkUQ4
http://www.youtube.com/watch?v=4W8EpQP_AjA&feature=related
Feito isto, sugerimos que o professor solicite das crianças um registro gráfico do que puderam visualizar nos vídeos e/ou imagens e organize um mural com os trabalhos das crianças. Lembramos que o professor precisa construir junto com as crianças uma legenda da imagem, solicitando que esta escreva do seu jeito e, se necessário, o professor coloca a transcrição do que a criança desejou expressar logo abaixo.
Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN
3º MOMENTO:
Para finalizar este momento, sugerinos a escrita de um texto coletivo, ressaltando os aspectos da relação home/tubarão. O texto poderá ser organizado de duas formas, como apresentamos logo abaixo e poderá ser fixado no mural de registros gráficos, anteriormente exposto, complementando as informações.
Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN
APRENDEMOS QUE O TUBARÃO É UM PEIXE DIFERENTE, PORQUE NÃO TÊM OSSOS, ESCAMAS E PODE SER MUITO GRANDE. VIMOS QUE EXISTEM MUITOS TIPOS DE TUBARÕES. ESTUDAMOS O BRANCO, O LIXA, O MARTELO, O BALEIA, O TIGRE, O LIMÃO E O ANÃO. OS TUBARÕES TÊM DOIS OLHOS, UM NARIZ, UMA BOCA, OITO NADADEIRAS, MUITOS DENTES, FENDAS BRANQUIAIS, UM CORAÇÃO, UM FÍGADO BEM GRANDE, VEIAS, INTESTINO, ESTÔMAGO, CÉREBRO, DOIS OUVIDOS, ESQUELETO DE CARTILAGEM, BRÂNQUIAS, MÚSCULO E APARELHO REPRODUTOR. DESCOBRIMOS QUE OS TUBARÕES NÃO SÃO FEROZES, ELES ATACAM AS PESSOAS PORQUE PENSAM QUE É COMIDA. ELES MORDEM AS PESSOAS, MAS NÃO COMEM. OS TUBARÕES VÊM ATÉ A PRAIA PROCURANDO COMIDA QUE O PESCADOR TIROU DO ALTO MAR. OS PESCADORES TAMBÉM PESCAM OS TUBARÕES PARA TIRAR SUAS NADADEIRAS E DEPOIS JOGA O TUBARÃO NO MAR. ESSES TUBARÕES MORREM AFOGADOS E SANGRANDO. COM ISSO PROVOCAM A MORTE DE MUITOS TUBARÕES E A EXTINÇÃO DE ALGUMAS ESPÉCIES. O ESTUDO DOS TUBARÕES FOI MUITO LEGAL PORQUE A GENTE APRENDEU AS COISAS DA VIDA DOS TUBARÕES.TEXTO COLETIVO - TURMA 3A |
Para melhor organiização desta proposta de aula, sugerimos os materiais citados abaixo:
A grande aventura de Costeau. Espanha: Altaya, 1997.
Aventura visual: peixes. São Paulo: Globo, 1990.
Aventura visual: tubarões. São Paulo: Globo, 1994.
Enciclopédia da Natureza: tubarões e raias. Rio de Janeiro: Planeta. (Coleção Planeta Vivo)
http://www.institutoaqualung.com.br/protuba_artigos_09.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tubaroes/tubaroes.php
http://www.discoverybrasil.com/tubaroes/que_e/index.shtml
O professor poderá avaliar as crianças, observando seu envolvimento, participação e envolvimento nas atividades propostas na aula. Ao final da aula, as crianças deverão ser capazes de:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/05/2011
Cinco estrelasGostei muito! Bastante criativa. Os tubarões mexem com o imaginário das crianças, mas informações cintíficas podem ajudar a desmistificar a ideia de "matador" dos tubarões! Gisele