Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O tubarão e o homem: que relações se estabelecem?

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer que o tubarão não é um ser feroz e nocivo ao homem;  
  • destacar o papel do homem na pesca de peixes e tubarões.
Duração das atividades
3 momentos com duração aproximada de 50 minutos cada um
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que as crianças já tenham conhecimento de algumas informações referentes aos tubarões, como: que tubarão é um ser vivo que pertence ao grupo dos peixes; que se alimenta de crustáceos, pequenos peixes, lulas, tartarugas pequenas, polvos e outros tubarões menores; que existe uma variedade de tubarões. Ressaltamos que é fundamental este conhecimento por parte do professor, para que possa mediar a construção de novas aprendizagens de forma qualitativa.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A aula terá início com uma roda de conversa na qual o professor fará uma breve exposição dos aspectos conceituais do tubarão (habitat, alimentação, tipos, etc.). Logo após, o professor poderá organizar uma exposição de imagens que abordam a relação homem/tubarão, solicitando que as crianças façam uma leitura das imagens apresentadas a partir da observação dos elementos que compõem cada imagem (onde acontece, o que acontece, como acontece, quem faz).

Fonte:

http://www.biologo.com.br/tubarao/salvem-os-tubaroes.html 

  

Fonte:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.globalgarbage.org/blog/wp-content/uploads/2010/08/tubarao-baleia-ficou-preso-em-rede-de-pescadores-e-morreu-sufocado-na-china.jpg&imgrefurl=http://www.globalgarbage.org/blog/index.php/2010/08/27/china-tubarao-de-6-m-morre-ao-ficar-preso-em-rede-de-pesca/&usg=__aTmMoztaXRhDbY4UgCrJRbDfPY4=&h=375&w=500&sz=184&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=6KbsvisZD3kheM:&tbnh=156&tbnw=194&prev=/images%3Fq%3Dpesca%2Bde%2Btubar%25C3%25A3o%2Bbaleia%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=156&ei=0sXQTO-ZBZSRnAe3lqmMDA&oei=0sXQTO-ZBZSRnAe3lqmMDA&esq=1&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:3,s:0&tx=66&ty=105      

Fonte: http://www.submarino.com.br/produto/6/1026153/dvd+diario+do+homem-tubarao?menuId=742&franq=146797  

Após o momento de apreciação das imagens o professor solicitará que cada criança apresente sua leitura, destacando uma das imagens observadas. Neste momento, sugerimos que o professor, juntamente com as crianças, organize legendas para as imagens observadas e monte um mural.

2º MOMENTO:

Suerimos que neste momento o professor faça uma exposição de vídeos sobre a relação homem/tubarão para que as crianças possam visualizar como o homem  faz uso da pesca de tubarões e outros peixes.

Para tanto, sugerimos alguns vídeos:

  • Pesca de tubarões e outros peixes:

http://www.youtube.com/watch?v=nE9KqcL8Meg  

http://www.youtube.com/watch?v=INITxftnQFo&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=9sXgvxdkUQ4 

  • Vídeo em defesa dos tubarões:

http://www.youtube.com/watch?v=4W8EpQP_AjA&feature=related 

Feito isto, sugerimos que o professor solicite das crianças um registro gráfico do que puderam visualizar nos vídeos e/ou imagens e organize um mural com os trabalhos das crianças. Lembramos que o professor precisa construir junto com as crianças uma legenda da imagem, solicitando que esta escreva do seu jeito e, se necessário, o professor coloca a transcrição do que a criança desejou expressar logo abaixo.

 Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN

3º MOMENTO:

Para finalizar este momento, sugerinos a escrita de um texto coletivo, ressaltando os aspectos da relação home/tubarão. O texto poderá ser organizado de duas formas, como apresentamos logo abaixo e poderá ser fixado no mural de registros gráficos, anteriormente exposto, complementando as informações.

Fonte: Arquivo pessoal da Professora - NEI/UFRN

APRENDEMOS QUE O TUBARÃO É UM PEIXE DIFERENTE, PORQUE NÃO TÊM OSSOS, ESCAMAS E PODE SER MUITO GRANDE. VIMOS QUE EXISTEM MUITOS TIPOS DE TUBARÕES. ESTUDAMOS O BRANCO, O LIXA, O MARTELO, O BALEIA, O TIGRE, O LIMÃO E O ANÃO.      OS TUBARÕES TÊM DOIS OLHOS, UM NARIZ, UMA BOCA, OITO NADADEIRAS, MUITOS DENTES, FENDAS BRANQUIAIS, UM CORAÇÃO, UM FÍGADO BEM GRANDE, VEIAS, INTESTINO, ESTÔMAGO, CÉREBRO, DOIS OUVIDOS, ESQUELETO DE CARTILAGEM, BRÂNQUIAS, MÚSCULO E APARELHO REPRODUTOR.      DESCOBRIMOS QUE OS TUBARÕES NÃO SÃO FEROZES, ELES ATACAM AS PESSOAS PORQUE PENSAM QUE É COMIDA. ELES MORDEM AS PESSOAS, MAS NÃO COMEM.      OS TUBARÕES VÊM ATÉ A PRAIA PROCURANDO COMIDA QUE O PESCADOR TIROU DO ALTO MAR. OS PESCADORES TAMBÉM PESCAM OS TUBARÕES PARA TIRAR SUAS NADADEIRAS E DEPOIS JOGA O TUBARÃO NO MAR. ESSES TUBARÕES MORREM AFOGADOS E SANGRANDO. COM ISSO PROVOCAM A MORTE DE MUITOS TUBARÕES E A EXTINÇÃO DE ALGUMAS ESPÉCIES.      O ESTUDO DOS TUBARÕES FOI MUITO LEGAL PORQUE A GENTE APRENDEU AS COISAS DA VIDA DOS TUBARÕES.   

TEXTO COLETIVO - TURMA 3A

Recursos Complementares

Para melhor organiização desta proposta de aula, sugerimos os materiais citados abaixo:

  • LIVROS

A grande aventura de Costeau.  Espanha: Altaya, 1997.  

Aventura visual: peixes. São Paulo: Globo, 1990.   

Aventura visual: tubarões. São Paulo: Globo, 1994.   

Enciclopédia da Natureza: tubarões e raias. Rio de Janeiro: Planeta. (Coleção Planeta Vivo)   

  • SITES

http://www.institutoaqualung.com.br/protuba_artigos_09.html 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tubaroes/tubaroes.php    

http://www.discoverybrasil.com/tubaroes/que_e/index.shtml       

Avaliação

O professor poderá avaliar as crianças, observando seu envolvimento, participação e envolvimento nas atividades propostas na aula. Ao final da aula, as crianças deverão ser capazes de:

  • Reconhecer que o tubarão não é um ser feroz e nocivo ao homem;  
  • destacar o papel do homem na pesca de peixes e tubarões.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • GISELE DE MORAIS FERNANDES, INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCACAO PAULO DA GAMA , Rio Grande do Sul - disse:
    gisa38@hotmail.com

    25/05/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito! Bastante criativa. Os tubarões mexem com o imaginário das crianças, mas informações cintíficas podem ajudar a desmistificar a ideia de "matador" dos tubarões! Gisele


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.