Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Extinção dos tubarões

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre a pesca e uso do tubarão;
  • identificar as possíveis causas de extinção dos tubarões.
Duração das atividades
3 momentos com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que as crianças conheçam alguns aspectos da vida dos tubarões, como: habitat, alimentação, tipos, características. Destacamos que o professor precisa conhecer um pouco a respeito do assunto 'tubarões' para proporcionar aprendizagens significativas para e com as crianças.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A aula terá início com a retomada dos aspectos referentes à relação homem/tubarão, homem/natureza, para que as crianças possam colocar seus pontos de vista a respeito da pesca predatória e da extinção dos tubarões.

Fonte:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://territorioanimal.files.wordpress.com/2010/05/barbatanas-de-tubaroes.jpg&imgrefurl=http://territorioanimal.wordpress.com/2010/05/26/ibama-apreende-mais-de-03-toneladas-de-barbatanas-de-tubaroes-em-frigorifico-no-para/&usg=__IPAVSUIXMysdS-soKbgA8qXj4b0=&h=199&w=300&sz=14&hl=pt-BR&start=142&zoom=1&tbnid=ErPTiUaBPBS6rM:&tbnh=126&tbnw=190&prev=/images%3Fq%3Dbarbatanas%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:10%2C4953&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=141&vpy=201&dur=796&hovh=159&hovw=240&tx=173&ty=146&ei=_rjQTJPWBYX6lwfysNjBBg&oei=v7jQTMbVDdiPnAejs6SPBg&esq=16&page=16&ndsp=9&ved=1t:429,r:0,s:142&biw=1007&bih=455 

 

Fonte:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.institutoaqualung.com.br/imagens/artigos09_03.jpg&imgrefurl=http://www.institutoaqualung.com.br/protuba_artigos_09.html&usg=__xxEMV1GwDjxU0tXhnXeIm3F73Zs=&h=225&w=300&sz=40&hl=pt-BR&start=3&zoom=1&tbnid=EiPKJpb0PNFzIM:&tbnh=87&tbnw=116&prev=/images%3Fq%3Dpesca%2Bde%2Btubar%25C3%25B5es%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1 

Fonte:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://diarioinsular.com/version/1.1/r8/img/2009.02.06//capa.jpg&imgrefurl=http://www.diarioinsular.com/version/1.1/r11/%3Fcmd%3Dcoment%26id%3D4866&usg=__OeVzSer0jZ49nY3d_69APddBcmI=&h=688&w=516&sz=403&hl=pt-BR&start=62&zoom=1&tbnid=e3c-5uaeIsCAzM:&tbnh=141&tbnw=99&prev=/images%3Fq%3Dpesca%2Bdos%2Btubar%25C3%25B5es%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:10%2C2364&um=1&itbs=1&biw=1007&bih=455&iact=rc&dur=297&ei=pending&oei=Ab_QTP6MKqarnAfGn8WPBg&esq=8&page=8&ndsp=9&ved=1t:429,r:3,s:62&tx=47&ty=116

É  importante que as crianças, sob a orientação do professor, possam tecer reflexões a respeito da ação do homem na natureza, em especial, no que diz respeito a pesca predatória dos tubarões, sem qualquer perspectiva de permanência destes animais por muitos anos.

2º MOMENTO:

O professor poderá dar continuidade a aula com a organização de uma campanha no interior da escola, na qual as crianças organizariam cartazes e panfletos denunciando a pesca predatória dos tubarões por todo o mundo, inclusive no Brasil, bem como, apontar possíveis soluções para que os tubarões não sejam extintos. Os panfletos poderão ser produzidos a partir dos desenhos das crianças e, também, da escrita. Nesse momento de organização dos panfletos o professor poderá definir com as crianças que imagens podem usar e o que escrever em cada panfleto. Em seguida, os panfletos poderão ser copiados/xerografados para posterior distribuição à comunidade escolar. Apresentamos algumas sugestões para a produção dos cartazes e material gráfico:

Fonte:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2009/09/231_2834-campanha%2520barba.jpg&imgrefurl=http://oglobo.globo.com/blogs/nossoplaneta/posts/2009/09/28/para-nao-confundir-cozinha-chinesa-com-japonesa-227496.asp&usg=__-Lb6gBdnWdzC5bRshZkYqIa0pp0=&h=240&w=240&sz=33&hl=pt-BR&start=98&zoom=1&tbnid=rF8sRH8Jhxp5CM:&tbnh=140&tbnw=140&prev=/images%3Fq%3Dn%25C3%25A3o%2Bconsuma%2Bbarbatana%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:10%2C3724&um=1&itbs=1&ei=bb3QTP_PK4WKlwfh_KXgBQ&iact=hc&vpx=153&vpy=140&dur=500&hovh=167&hovw=167&tx=121&ty=59&oei=J73QTOrjJIuinAemloSQBg&esq=15&page=12&ndsp=9&ved=1t:429,r:0,s:98&biw=1007&bih=455

  

Fonte:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_gF8XdIeQoDY/SpGeYOcpHoI/AAAAAAAABQ0/lzuSIKf5iyM/s400/Campanha%2B-%2Bdefesa%2Bdos%2Btubaroes.jpg&imgrefurl=http://gestaogastronomica.blogspot.com/2009/08/nossas-dicas-rio-de-janeiro-27-de.html&usg=__mwg4EHwk1gwt9H753OJHCORSG3c=&h=292&w=354&sz=19&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=tHqfvLfWGMSF1M:&tbnh=162&tbnw=207&prev=/images%3Fq%3Dcampanha%2Bem%2Bdefesa%2Bdos%2Btubar%25C3%25B5es%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=281&ei=wb3QTMHKMpOtngeH-7yPBg&oei=wb3QTMHKMpOtngeH-7yPBg&esq=1&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=170&ty=79

Fonte:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://shopping.tray.com.br/theme/4/img/loja/4444/ofertas/375446p.jpg&imgrefurl=http://shopping.tray.com.br/oferta/eu-amo-florestas-tropicais/id:428293&usg=__U7P6EZlqgF3ZWu2x0FpKJ2jCdaA=&h=100&w=100&sz=5&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=ukNbnucCXyBY_M:&tbnh=80&tbnw=80&prev=/images%3Fq%3Deu%2Bamo%2Btubar%25C3%25B5es%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=660&vpy=140&dur=453&hovh=82&hovw=82&tx=112&ty=53&ei=3rzQTKHHEoTInAfA0vGPBg&oei=3rzQTKHHEoTInAfA0vGPBg&esq=1&page=1&ndsp=10&ved=1t:429,r:3,s:0

3º MOMENTO:

Esta proposta de aula poderá ser finalizada com uma exposição do material produzido, bem como a distribuição dos panfletos no interior da escola para todas as crianças e comunidade escolar como um todo (pais, funcionários, professores, entre outros).

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final desta proposta de aula, as crianças deverão ser capazes de:

  • Pensar sobre a pesca e uso do tubarão, formulando uma posição a respeito.
  •  Identificar as possíveis causas de extinção dos tubarões, podendo apontar algumas soluções.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.