01/12/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
É importante que as crianças conheçam alguns aspectos da vida dos tubarões, como: habitat, alimentação, tipos, características. Destacamos que o professor precisa conhecer um pouco a respeito do assunto 'tubarões' para proporcionar aprendizagens significativas para e com as crianças.
1º MOMENTO:
A aula terá início com a retomada dos aspectos referentes à relação homem/tubarão, homem/natureza, para que as crianças possam colocar seus pontos de vista a respeito da pesca predatória e da extinção dos tubarões.
Fonte:
Fonte:
Fonte:
É importante que as crianças, sob a orientação do professor, possam tecer reflexões a respeito da ação do homem na natureza, em especial, no que diz respeito a pesca predatória dos tubarões, sem qualquer perspectiva de permanência destes animais por muitos anos.
2º MOMENTO:
O professor poderá dar continuidade a aula com a organização de uma campanha no interior da escola, na qual as crianças organizariam cartazes e panfletos denunciando a pesca predatória dos tubarões por todo o mundo, inclusive no Brasil, bem como, apontar possíveis soluções para que os tubarões não sejam extintos. Os panfletos poderão ser produzidos a partir dos desenhos das crianças e, também, da escrita. Nesse momento de organização dos panfletos o professor poderá definir com as crianças que imagens podem usar e o que escrever em cada panfleto. Em seguida, os panfletos poderão ser copiados/xerografados para posterior distribuição à comunidade escolar. Apresentamos algumas sugestões para a produção dos cartazes e material gráfico:
Fonte:
3º MOMENTO:
Esta proposta de aula poderá ser finalizada com uma exposição do material produzido, bem como a distribuição dos panfletos no interior da escola para todas as crianças e comunidade escolar como um todo (pais, funcionários, professores, entre outros).
Sugerimos o acesso aos links abaixo relacionados por apresentarem conteúdos pertinentes a esta proposta de aula:
http://oglobo.globo.com/blogs/diveblog/posts/2009/10/16/preservacao-dos-tubaroes-pt-ii-232712.asp
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tubaroes/tubaroes.php
http://www.discoverybrasil.com/tubaroes/que_e/index.shtml
http://www.youtube.com/watch?v=4W8EpQP_AjA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=9sXgvxdkUQ4
http://www.youtube.com/watch?v=AkCGY1aGyqk&feature=related
Ao final desta proposta de aula, as crianças deverão ser capazes de:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!