22/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo o Taekwondo.
Recursos: Vídeos da Internet e Projetor de Vídeo (Sala de Vídeo)
Duração: Aproximadamente de 20 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá vídeos e imagens relacionadas ao Taekwondo, contextualizando a temática e a proposta da aula com os(as) alunos(as).
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=pMgrTeP4_jA&feature=related (Acessado em 13/10/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=AFrr2sZ2KbA (Acessado em 13/10/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=Xrlckg1m0rs&feature=related (Acessado em 13/10/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=YFngoTZtgU8&feature=related (Acessado em 13/10/2010).
Imagens:
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_0Y6CDGVjzB4/S9BkQhNI3hI/AAAAAAAAAAM/hH1rL7k7C3g/s1600/Olympics%2BDay%2B14%2BTaekwondo%2B0nP0gzwLIhel.jpg (Acessado em 13/10/2010)
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_0Y6CDGVjzB4/S9Blk61suaI/AAAAAAAAAAU/Matjl32UeVo/s1600/ITF-Tae-Kwon-Do-Uniform-Black-Belt.jpg (Acessado em 13/10/2010)
Fonte: http://www.liquidsilver.org/2010/06/taekwondo-the-first-two-lessons/ (Acessado em 13/10/2010).
No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidos, destaque questões relacionadas ao Taekwondo, tais como as regras e princípios que regem o esporte, a história, aos movimentos do corpo no momento da luta etc. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do esporte. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos e das imagens. Os links abaixo trazem aspectos importantes relacionados ao esporte que poderão ser utilizados pelo(a) professor(a) para enriquecer o debate e exposição do conteúdo proposto nesta atividade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Taekwondo (Acessado em 13/10/2010).
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/taekwondo.htm (Acessado em 13/10/2010).
Atividade 2: Experimentando os Movimentos Básicos
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: Tatame Montável ou colchões
Descrição: No espaço do tatame proponha que os(as) alunos(as) formem filas, uma do lado da outra. Em um primeiro momento, de frente para os alunos, demonstre alguns golpes que são realizados com as mãos.
Professor(a), no vídeo abaixo, entre o tempo de 1min e 2min e 20”, há uma sequência de movimentos com as mão que poderão servir de referência para você demonstrar para os(as) alunos(as) neste atividade.
http://www.youtube.com/watch?v=t0ZsD46TvOA&feature=related (Acessado em 13/10/2010).
No segundo momento, demonstre os golpes com os pés. No mesmo vídeo sugerido acima, no tempo entre 2min e 30” e 5min e 48”, há a demonstração de alguns golpes com os pés que poderão ser ensinados.
Uma opção bem interessante é o acesso ao site abaixo, onde há a demonstração dos golpes com os pés de maneira interativa. Para visualizar os golpes com os pés, acesso o canto direito da tela.
http://super.abril.com.br/multimidia/info_494258.shtml (Acessado em 13/10/2010).
Outra é a utilização de imagens que demonstram os golpes:
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_S_pfXqmjz8A/ShaeJ0C1MkI/AAAAAAAAAcQ/VJySG1J-Acs/s1600-h/taekwondo4.gif (Acessado em 13/10/2010).
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_S_pfXqmjz8A/Shad_oUzWOI/AAAAAAAAAcI/r6LkRdQ1vpc/s1600-h/taekwondo2.gif (Acessado em 13/10/2010).
Por fim, demonstre os golpes de defesa. O vídeo abaixo exibe os principais movimentos.
http://www.youtube.com/watch?v=ovP0Z816bHM&feature=related (Acessado em 13/10/2010).
Atividade 3: Golpeando com os pés e com as mãos.
Duração: aproximadamente 20 minutos
Recursos: Colchonetes ou almofadas
Descrição: Nesta atividade proponha a formação de duplas. Cada dupla realizará os golpes mirando os socos e os chutes no colchonete. No caso dos chutes, um companheiro da dupla segurará o colchonete com a mão esticada, como demonstrado na figura abaixo.
Arquivo do autor.
Professor(a), explore os aspectos atitudinais presentes na atividade, incentivando os(as) alunos(as) a perceberem que a luta exige do nosso corpo momentos de concentração e atenção em relação ao outro.
Atividade 4: Lutando o Taekwondo
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: Tatame Montável
Descrição: Nesta atividade, proponha lutas entre os componentes das duplas, onde executarão os golpes de maneira atenciosa, sem a intenção de acertar fortemente o colega. Neste sentido, demonstra como devem ser realizados os golpes: http://www.youtube.com/watch?v=3DKhd4mar-A&feature=related (acessado em 13/10/2010)
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Procure na sua cidade onde haja praticantes de Taekwondo e veja a possibilidade de uma visita. Lá os(as) alunos(as) poderão experimentar outros movimentos do esporte.
Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar os(as) alunos(as) a observarem os golpes e as possibilidades do seu corpo e do corpo do colega durante a luta. Experimentar a luta com os colegas com expressões corporais diversificadas, tais como: mais alto, mais baixo, mais forte, mas fraco, mais gordo, mais magro etc.
Quanto ao Material: Na atividade 3 o(a) professor(a) poderá fazer um saco de soco utilizando vários colchonetes, enrolando-os na forma de uma cilindro. Ele deverá ser amarrado com barbante e pendurado no alto, para que os alunos golpeiem com os pés e com as mãos. Na atividade 4 o(a) professor(a) poderá ampliar a atividade propondo lutas, onde cada aluno(a) irá utilizar colchonetes protegendo o tórax, os braços e as pernas.
O site abaixo apresenta em seu conteúdo importantes e interessantes informações a respeito da história do Taekwondo.
http://taekwondoitf.com.br/historia.html (Acessado em 13/10/2010)
Documentário em Inglês a respeito do Taekwondo:
http://www.youtube.com/watch?v=PlSn4mx7P94&feature=related (Acessado em 13/10/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=EXH0xO6dfJg&feature=related (Acessado em 13/10/2010)
Professor(a), no transcorrer das atividades faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Relatam experiências com a luta? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos com as atividades propostas? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar e aprender os movimentos do Taekwondo? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades? Qual foi a atividade mais fácil ou mais difícil? Qual(is) gostaram mais? Peça sugestões para a aula posterior.
Quatro estrelas 3 classificações
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14/10/2013
Três estrelasnão gostei muito por que eu queria os nomes dos golpes e como fazer
16/10/2011
Cinco estrelasmuito boa a aulas , deu pra mim ter uma noção do que é o taekwondo , e pus em praticas todos as tecnicas mostradas , perfeição mesmo só treinando , que com o passar do tempo aprimora-se essas técnicas . gostei de ter postado ! gostaria muito de treinar .... se puder me informar sobre as aulas eu serei grato !
09/09/2011
Cinco estrelasMuito Aproveitosa a aula. Eu preciso de uma lista dos golpes e defesas em vídeo, demonstrnado o nome do golpe e como ele é executado. muito obrigado.