Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo o Críquete

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender novos conhecimentos a respeito de esportes muito praticados em outros países, utilizando materiais alternativos.
  • Aspectos básicos do funcionamento do jogo de Críquete.         
  • Aprender, por meio do jogo, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro.      
  • Aprender um esporte pouco praticado no nosso país, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas – rebatidas na bola, deslocamentos no espaço, deslocando-se para frente, para trás, para o lado – interagindo com o colega, com os materiais e com o espaço.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o Críquete

Recursos: Internet

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Descrição: Como introdução ao tema e proposta inicial o(a) professor(a) exibirá os vídeos e imagens relacionadas ao jogo de Beisebol.

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=4Zy2nkEccKI (Acessado em 12/10/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=L_8PZ0KxFmE (Acessado em 12/10/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=kYr6yk4BiV8&feature=related (Acessado em 12/10/2010).    

Imagens:

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_l_rkG4M4WAA/SmzLkhHMiEI/AAAAAAAAB1k/mMTRkpaxIrI/s1600-h/CricketSCG1.jpg (Acessado em 12/10/2010) 

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_Krrdat-q6yM/SUemj5Sjs7I/AAAAAAAAAJE/fTz2wvRw7wI/s320/021230_criquete300.jpg (Acessado em 12/10/2010). 

Fonte: http://www.levanaesportiva.com.br/esporte/taco-o-criquete-das-ruas/ (Acessado em 12/10/2010). 

Fonte: http://desportolandia.com/artigos/tudo-sobre-o-cricket (Acessado em 12/10/2010) 

No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidas, destaque questões relacionadas às regras, ao espaço do jogo e à forma de jogar, podendo serem feitas ponderações referente aos movimentos de rebatida e funções do jogador. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do esporte. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos e das imagens.   

Atividade 2: Vamos lançar e rebater?

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Recursos: Bolinhas de Tênis ou Frescobol e Tacos (raquetes de frescobol ou cabo de vassoura)

Descrição: Na quadra ou qualquer outro espaço aberto o(a) professor(a) dividirá a turma em 5 grupos (aproximadamente 5 alunos em cada). Cada grupo escolherá um rebatedor que ficará a uma determinada distância para receber a bola dos demais companheiros. Quando todos do grupo já tiverem lançado a bola, o rebatedor será substituído por outro companheiro, até que todos tenham rebatido e lançado a bola. O objetivo é que todos tentem rebater a bola para o mais longe possível e quem estiver lançando deverá tentar fazer o possível para mandar a bola na direção do rebatedor. Com esta atividade proposta, os alunos poderão experimentar diferentes formas de rebater e de lançar a bola de acordo com os desafios proporcionados pelos colegas: tacar e rebater com mais força e menos força etc. Posteriormente, o(a) professor(a) poderá colocar três garrafas tipo pet atrás do rebatedor e enfatizar aos arremeçadores que tentem atingi-las.

Atividade 3: Trocando de base

Recursos: Bolinhas de tênis, Tacos e giz.

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Descrição: Nesta atividade, permanecerão os mesmos grupos da atividade anterior. Cada grupo fará o seguinte desenho no chão com o auxílio do giz:  

 Arquivo do autor

A Atividade funcionará da seguinte maneira: Cada grupo terá duas equipes e ocuparão as seguintes posições: Equipe 1: um lançador e 2 receptores (um dentro do campo e outro fora); Equipe 2: dois rebatedores. O lançador arremessará a bola é o rebatedor terá que rebatê-la o mais longe possível. Assim que conseguir rebater a bola ele trocará de posição com o rebatedor 2. O jogador que ocupa a posição de receptor externo terá que ir atrás da bola rebatida e pegá-la o mais rápido possível. Os jogadores rebatedores só pararão de trocar de lugar depois que o receptor externo conseguir pegar a bola e voltar para a posição dentro do campo marcado. Os jogadores só trocarão de posição quando for definido um determinado número de rebatidas do rebatedor. Assim todos experimentarão as posições e funções no jogo.

Atividade 4: Jogando o Críquete

Recursos: Bolinhas de tênis e tacos (raquetes de frescobol), garrafas tipo pet (wickets) e regras adaptadas do esporte.

Duração: Aproximadamente 40 minutos

Descrição: Nesta atividade reúna todos os grupos e proponha a divisão da turma em 2 times. Faça o desenho da figura abaixo no espaço da quadra e distribua as equipes da seguinte maneira posições: Equipe 1: Dois rebatedores no espaço do jogo e 9 rebatedores reservas. Equipe 2 : Um Arremessador, um receptor e 9 arremessadores externos. Tire a sorte para ver qual grupo será a equipe 1 ou 2.    

 Arquivo do autor

O Jogo funcionará da seguinte maneira:

  • No críquete, assim como no baseball, enquanto um time arremessa ("bowl"), o outro rebate ("bat"). O objetivo do arremessador/lançador ("bowler") é fazer a bola atingir o "wicket", representado no desenho pela cor amarela. O objetivo do rebatedor é impedir que a bola toque o "wicket" e, se possível, rebater a bola o mais longe possível.
  • Enquanto o time do arremessador/lançador vai atrás da bola, o rebatedor percorre o comprimento do "wicket" o maior número de vezes possível. Cada vez que ele chega ao "wicket" oposto, ele marca um ponto ("run").
  • Dois rebatedores ficam no "wicket", um em cada ponta. Quando a bola é rebatida, os dois têm que correr para marcar o ponto. ·         
  • O objetivo do arremessador é queimar os rebatedores. Isso pode acontecer de várias formas:
  1. Se a bola atingir o "wicket";
  2. Se algum jogador do time que está arremessando agarrar a bola depois de ela ser rebatida e antes de tocar o chão;
  3. Se a bola tocar o "wicket" enquanto o rebatedor está correndo tentando marcar pontos;
  • Quando um rebatedor é queimado, ele será substituído por outro colega da equipe do seu time. Quando 10 jogadores são substituídos dessa forma, apesar de cada time contar com 11 jogadores, os times trocam de função (quem estava rebatendo passa a arremessar e vice-versa). Todos os outros 9 jogadores do time que está rebatendo ficam fora do campo.

Fonte das regras: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=213 (Acessado em 12/10/2010).  

Obs.: Caso na escola haja possibilidades de desenhar dois campos, o(a) professor(a) poderá distiruir as equipes nestes espaços, oportunizando a todos experimentar por mais tempo os jogos. Outra alternativa seria o(a) professor(a) retirar a atividade 3 do plano de aula, aumentado o tempo para a realização da atividade 4.  

Recursos Complementares

O site abaixo é da Associção Brasileira de Críquete e trás no seu conteúdo interessantes assuntos a respeito do esporte.

http://www.brasilcricket.org/ (Acessado em 12/10/2010) 

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam dos vídeos e das imagens? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Eles entenderam as regras do jogo de críquete e conseguiram realizar o jogo? Criaram estratégias e novas formas de jogar? Sugeriram novas regras? Os grupos se ajudaram? Eles já conheciam este esporte? Já tinham vivenciado o jogo? Eles relataram o que aprenderam? Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades foram mais interessantes? E como inventaram? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.