22/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo o Críquete
Recursos: Internet
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Descrição: Como introdução ao tema e proposta inicial o(a) professor(a) exibirá os vídeos e imagens relacionadas ao jogo de Beisebol.
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=4Zy2nkEccKI (Acessado em 12/10/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=L_8PZ0KxFmE (Acessado em 12/10/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=kYr6yk4BiV8&feature=related (Acessado em 12/10/2010).
Imagens:
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_l_rkG4M4WAA/SmzLkhHMiEI/AAAAAAAAB1k/mMTRkpaxIrI/s1600-h/CricketSCG1.jpg (Acessado em 12/10/2010)
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_Krrdat-q6yM/SUemj5Sjs7I/AAAAAAAAAJE/fTz2wvRw7wI/s320/021230_criquete300.jpg (Acessado em 12/10/2010).
Fonte: http://www.levanaesportiva.com.br/esporte/taco-o-criquete-das-ruas/ (Acessado em 12/10/2010).
Fonte: http://desportolandia.com/artigos/tudo-sobre-o-cricket (Acessado em 12/10/2010)
No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidas, destaque questões relacionadas às regras, ao espaço do jogo e à forma de jogar, podendo serem feitas ponderações referente aos movimentos de rebatida e funções do jogador. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do esporte. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos e das imagens.
Atividade 2: Vamos lançar e rebater?
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: Bolinhas de Tênis ou Frescobol e Tacos (raquetes de frescobol ou cabo de vassoura)
Descrição: Na quadra ou qualquer outro espaço aberto o(a) professor(a) dividirá a turma em 5 grupos (aproximadamente 5 alunos em cada). Cada grupo escolherá um rebatedor que ficará a uma determinada distância para receber a bola dos demais companheiros. Quando todos do grupo já tiverem lançado a bola, o rebatedor será substituído por outro companheiro, até que todos tenham rebatido e lançado a bola. O objetivo é que todos tentem rebater a bola para o mais longe possível e quem estiver lançando deverá tentar fazer o possível para mandar a bola na direção do rebatedor. Com esta atividade proposta, os alunos poderão experimentar diferentes formas de rebater e de lançar a bola de acordo com os desafios proporcionados pelos colegas: tacar e rebater com mais força e menos força etc. Posteriormente, o(a) professor(a) poderá colocar três garrafas tipo pet atrás do rebatedor e enfatizar aos arremeçadores que tentem atingi-las.
Atividade 3: Trocando de base
Recursos: Bolinhas de tênis, Tacos e giz.
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Descrição: Nesta atividade, permanecerão os mesmos grupos da atividade anterior. Cada grupo fará o seguinte desenho no chão com o auxílio do giz:
A Atividade funcionará da seguinte maneira: Cada grupo terá duas equipes e ocuparão as seguintes posições: Equipe 1: um lançador e 2 receptores (um dentro do campo e outro fora); Equipe 2: dois rebatedores. O lançador arremessará a bola é o rebatedor terá que rebatê-la o mais longe possível. Assim que conseguir rebater a bola ele trocará de posição com o rebatedor 2. O jogador que ocupa a posição de receptor externo terá que ir atrás da bola rebatida e pegá-la o mais rápido possível. Os jogadores rebatedores só pararão de trocar de lugar depois que o receptor externo conseguir pegar a bola e voltar para a posição dentro do campo marcado. Os jogadores só trocarão de posição quando for definido um determinado número de rebatidas do rebatedor. Assim todos experimentarão as posições e funções no jogo.
Atividade 4: Jogando o Críquete
Recursos: Bolinhas de tênis e tacos (raquetes de frescobol), garrafas tipo pet (wickets) e regras adaptadas do esporte.
Duração: Aproximadamente 40 minutos
Descrição: Nesta atividade reúna todos os grupos e proponha a divisão da turma em 2 times. Faça o desenho da figura abaixo no espaço da quadra e distribua as equipes da seguinte maneira posições: Equipe 1: Dois rebatedores no espaço do jogo e 9 rebatedores reservas. Equipe 2 : Um Arremessador, um receptor e 9 arremessadores externos. Tire a sorte para ver qual grupo será a equipe 1 ou 2.
O Jogo funcionará da seguinte maneira:
Fonte das regras: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=213 (Acessado em 12/10/2010).
Obs.: Caso na escola haja possibilidades de desenhar dois campos, o(a) professor(a) poderá distiruir as equipes nestes espaços, oportunizando a todos experimentar por mais tempo os jogos. Outra alternativa seria o(a) professor(a) retirar a atividade 3 do plano de aula, aumentado o tempo para a realização da atividade 4.
O site abaixo é da Associção Brasileira de Críquete e trás no seu conteúdo interessantes assuntos a respeito do esporte.
http://www.brasilcricket.org/ (Acessado em 12/10/2010)
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam dos vídeos e das imagens? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Eles entenderam as regras do jogo de críquete e conseguiram realizar o jogo? Criaram estratégias e novas formas de jogar? Sugeriram novas regras? Os grupos se ajudaram? Eles já conheciam este esporte? Já tinham vivenciado o jogo? Eles relataram o que aprenderam? Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades foram mais interessantes? E como inventaram? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!