Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ouvindo e reescrevendo a história: A Primavera da Lagarta

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir e conversar sobre a história.

- Reescrever a história ouvida.

- Pesquisar e conversar sobre a metamorfose, o que é e que outros animais também passam por este processo.

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter o domínio do código da escrita.

Estratégias e recursos da aula

- CD Mil Pássaros - Palavra Cantada, sete histórias de Ruth Rocha

- folha pautada ou caderno

- livro: A Primavera da Lagarta, Ruth Rocha

- revistas, livros e ilustrações sobre metamorfose

- vídeo da metamorfose da lagarta

Atividade 1 

Antes de iniciar a história, converse com a turma sobre a lagarta.

Quem já viu uma? Que informações têm sobre o bicho? Será que queimam?

 Pesquise e traga algumas curiosidades sobre a lagarta para a turma.

Veja se os alunos já têm o conhecimento sobre a transformação pela qual passa a lagarta até virar borboleta, processo que chamamos de metamorfose. 

Apresente ilustrações ou pequenos vídeos mostrando este processo: lagarta - casulo - borboleta.

Sugestão de vídeo contendo pesquisa sobre a metamorfose da lagarta:

http://fotolog.terra.com.br/ilhahoje:1548 

Proponha, como tarefa de casa, uma pesquisa sobre outros animais que também passam por metamorfose.

Será interessante explorar o significado de metamorfose completa e incompleta.

No retorno da tarefa, veja o que descobriram sobre a metamorfose de outros animais.

Mais uma sugestão, seria construir com a turma, a partir dos dados da pesquisa, uma tabela contendo alguns animais e o tempo que levam do ovo à fase adulta.

Poderá trabalhar com o ciclo do sapo que também passa por metamorfose completa, do girino à fase adulta, quando então se transforma em sapo.

Será ideal expandir o trabalho com a metamorfose de outros animais depois da Atividade 3, explorando como 1ª atividade, antes da história, somente a metamorfose da lagarta.

Atividade 2

Poderá ler o livro A Primavera da Lagarta para a turma, mostrando as ilustrações a cada página, ou trabalhar somente com o CD Mil pássaros que conta a história.

Depois de ouvirem a história, realize com o grupo uma retomada dos acontecimentos. De que fala a história? Como tudo começou? O que aconteceu depois?

Faça perguntas que conduzam à interpretação da história:

Quem convocou uma reunião na floresta? Por que os bichos se reuniram?

Trabalhe a memória dos alunos em relação à opinião dos bichos sobre a lagarta.

Por exemplo: O que pensava a joaninha? E a lagartixa? O que dizia o gafanhoto? E a libélula?

No final, o que os bichos descobriram sobre a lagarta?

 Explore o título. Por que a autora deu este nome para história? O que quis dizer com a Primavera da Lagarta?

Aproveite a história para conversar com a turma  sobre a atitude dos bichos em relação à lagarta.

O que acharam? Os bichos estavam certos em perseguir a lagarta? Os motivos que tinham eram suficientes para condená-la?

Se considerar pertinente, relacione a história a situações reais em que pessoas sofrem constrangimento enquanto alvo de zombarias e calúnias.

Atividade 3 

Coloque mais uma  vez o CD Mil pássaros com a história da Primavera da Lagarta.

Então proponha aos alunos a reescrita da história que ouviram. Use folha pautada ou caderno.

Apresente o começo da história para copiarem:

" Grande comício na floresta! Bem no meio da clareira, debaixo da bananeira!

  Dona Formiga convocou a reunião. . ."

Para facilitar a construção do texto, produza um roteiro dos acontecimentos da história com a turma.

Realize o levantamento dos personagens, registrando no quadro a fala dos bichos sobre a lagarta, na ordem em que aparecem na história.

Trabalhe a ideia de usar o narrador no texto e enriquecer a história, usando detalhes que foram contados.

Sugestão de roteiro:

Formiga - "É um desaforo!"

Camaleão - vivia mudando de opinião

Joaninha - "Qual é o desaforo, hein?"

Louva-a-deus - "Come tudo o que é folha!"

Lagartixa - não concordava

Formiga -". . . é uma grande preguiçosa . . ."

Camaleão -  " . . . é parente da Lagarta . . ."

Lagartixa - "coincidência de nome"

Gafanhoto - "Abaixo a lagarta!"

Libélula - "Ela é muito feia!"

Caracol - faz discurso

Aranha - "Abaixo a feiúra!"

Louva-a-deus - " Morrra a comilona!"

Cigarra - " Vamos acabar com a preguiçosa!"

- Todos os bichos vão atrás dela, cantando e marchando.

- chegada da primavera e com ela flores, passarinhos, borboletas . . .

- bichos perguntam sobre a lagarta

- aparece linda borboleta e diz que era a lagarta

- bichos admirados com a beleza da borboleta

- borboleta explica a transformação

- irmã se transformando agora

- grande espanto dos bichos

                                             FIM

Ao final da atividade, proponha uma apresentação das reescritas com a leitura oral feita pelos alunos que desejarem fazê-la para a turma.

 Atividades Complementares:

Outras sugestões de trabalho a partir da história:

- Explorar a parlenda: Um, dois, feijão com arroz . . . Três, quatro, feijão no prato . . .

 O que é uma parlenda? Que outras parlendas conhecem?

- A história fala da Primavera. Identificar as estações do ano e suas características.

Reconhecer diferença entre a época das estações nos países.

 Por exemplo, enquanto no fim do ano aqui no Brasil é Verão, nos Estados Unidos e em outros países da Europa é Inverno.

Recursos Complementares

- Consulte sobre metamorfose da lagarta em:

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=991&sid=2 

- Pesquise no Google vídeo metamorfose da lagarta, pág. 2 e assista à reportagem do Fantástico exibida em 18/03/2007 sob o título: O espetáculo da transformação das borboletas.

- Veja mais informações sobre metamorfose em: 

http://www.todabiologia.com/zoologia/metamorfose.htm 

- Outra história da Literatura Infantil que fala da metamorfose da lagarta: Dona Marta Lagarta de Thelma Bellotti e Lia D. J. Grosso, Ed. Expressão e Cultura, RJ.

- Outros títulos de Ruth Rocha no CD Mil pássaros: Romeu e Julieta ( história de duas borboletas) e Bom Dia Todas as Cores ( história do camaleão que vivia mudando de opinião).

Avaliação

Na Atividade 1, observe o interesse sobre o tema, a participação dos alunos na conversa sobre a lagarta e as contribuições que fazem sobre o assunto.

Na Atividade 2, a escuta que realizam da história e as respostas que dão sobre a interpretação.

Conversando com a turma sobre a atitude dos bichos em relação à lagarta, acompanhe como expressam sua opinião e se são capazes de ouvir a dos colegas.

Na Atividade 3, avalie como produziram os textos, reescrevendo a história ouvida.

Verifique se conseguiram enriquecer o roteiro, acrescentando as falas do narrador e mais informações sobre o desenrolar da história.

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.