22/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo o Jogo de Lacrosse
Recursos: Internet
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos e imagens relacionadas ao jogo de Lacrosse:
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=YXO1lPc3p38 (Acessado em 12/10/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=DczVvIpmtDc&feature=related (Acessado em 12/10/2010).
Imagens:
Fonte: http://www.greenhopelax.com/wp-content/uploads/2010/04/lacrosse_2.jpg (Acessado em 12/10/2010).
Marcações do Campo de Lacrosse
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mens_lacrosse_diagram.svg (Acessado em 12/10/2010).
Fonte: http://www.zimbio.com/pictures/HUz4p4xoxxM/NCAA+Lacrosse+Semifinals+Johns+Hopkins+v+Duke/9l0XYCQduJg/Stephen+Peyser (Acessado em 12/10/2010).
No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidos, destaque questões relacionadas às regras, à história, ao espaço do jogo e à forma de jogar Lacrosse. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do esporte. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos e das imagens. O link abaixo traz aspectos importantes relacionados ao esporte que poderão ser utilizados pelo(a) professor(a) para enriquecer o debate e exposição do conteúdo proposto nesta atividade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lacrosse (Acessado em 12/10/2010).
Atividade 2: Construindo o “Stick”
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: Fita tipo crepe, cabo de vassoura, coador para café (cabo de ferro)
Obs: professor(a), todo este material deverá ser pedido aos alunos na semana anterior a execução desta proposta.
Descrição: Nesta atividade proponha para os alunos a formação de uma roda, para que todos consigam ficar atentos às explicações da construção do Stick. Para a construção do Stick siga os seguintes passos:
Atividade 3: Trocando passes
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Bola de tênis (pode ser utilizada uma bola de meia e frescobol) e o Stick confeccionado.
Descrição: Nesta atividade proponha a formação de grupos contendo três componentes cada. Os componentes dos grupos arremessarão a bolinha de tênis um para o outro utilizando o Stick. Enfatize para os(as) alunos(as) a importância de utilizarem diferentes formas de arremessar a bolinha com o Stick para o colega.
Atividade 3.1: Jogo dos dez passes Após este primeiro momento, o(a) professor(a) dividirá a turma em duas equipes com o número igual de integrantes e sugerirá o jogo dos dez passes. O objetivo do jogo é que cada equipe troque dez passes entre seus componentes. Para completar os dez passes a bola não poderá tocar no chão, ser roubada ou tocada pelo membro da outra equipe. A bola poderá ser roubada somente com o Stick. A equipe que conseguir trocar os dez passes marcará um ponto. Professor(a), determine o número de partidas a serem disputadas.
Atividade 4: Jogando o Lacrosse
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Bola de Tênis, Stick, 2 mini-gols e giz.
Descrição: Nesta atividade proponha o jogo do Lacrosse. Na quadra ou em qualquer espaço aberto que permita a marcação do campo de jogo, o(a) professor(a) demarcará o espaço de um retângulo, o maior possível, com uma linha dividindo o meio. Coloque 2 mini-gols próximos a linha de fundo e faça um círculo em volta de cada um. Veja figura abaixo como referência.
O objetivo deste jogo é que cada equipe troque passes e tente fazer o gol arremessando a bola com o Stick nos mini-gols. Neste jogo não será permitido que os jogadores invadam a área do goleiro, determinada pelo círculo em torno do gol. Como na atividade anterior, a bola poderá ser roubada somente com o Stick.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Caso não seja possível realizar o jogo em um campo gramado, o mesmo pode ser praticado na quadra.
Quanto ao Corpo do Colega: Nas atividade 3 e 4 os jogadores montar duplas formando apenas um jogador. Nesse caso, o(a) professor(a) poderá acrescentar pontos extras à equipe da dupla que conseguir marcar gol ou trocar o maior número de passes.
Quanto ao Material: Bolas de meia ou de frescobol podem ser utilizadas, substituindo as de Tênis. Acrescentar mais bolas durante as atividades 3 e 4. Na atividade 4 o(a) professor poderá colocar mais gols no campo de jogo.
Vídeo em espanhol da Hístória do Lacrosse.
http://www.youtube.com/watch?v=tHs8DxZ5naM (Acessado em 12/10/2010)
Vídeo em Inglês explicando o que é o Lacrosse. Apesar de estar em língua inglesa, apresenta em seu conteúdo importantes imagens e vídeos a respeito do esporte, podendo servir de referênia para o(a) professsor(a).
http://www.youtube.com/watch?v=YXO1lPc3p38&feature=related (Acessado em 12/10/2010).
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam dos vídeos e das imagens? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias e novas formas de jogar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Conhecem o esporte? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploram os espaços e os materiais? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi a participação da turma? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades mais se identificaram? Qual(is) gostariam de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!