Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Exploração da linguagem publicitária

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •    Interpretar informações (explícitas e implícitas) e levantar hipóteses sobre o texto lido.
  •   Identificar finalidade e função da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
  •    Compreender a disposição espacial do texto em diferentes materiais e mídias.
Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Estratégias e recursos da aula

A intertextualidade 

O processo ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa deve basear-se em propostas interativas a fim de promover o desenvolvimento do indivíduo numa dimensão integral. Portanto, nessa perspectiva, o trabalho do professor é, dentre outros, desenvolver no aluno a capacidade de identificar um intertexto.  A intertextualidade é “um fenômeno constitutivo da produção do sentido e pode-se dar entre textos expressos por diferentes linguagens” (SILVA, 2002). O professor deve, então, investir na ideia de que todo texto é o resultado de outros textos. Isso significa dizer que não são “puros”, pois a palavra é dialógica. Quando se diz algo num texto, é dito em resposta a outro algo que já foi dito em outros textos. Dessa forma, um texto é sempre oriundo de outros textos orais ou escritos. Por isso, é imprescindível que o professor leve o aluno a perceber isso. Assim, a utilização da intertextualidade deve servir para o professor não só conscientizar os alunos quanto à existência desse recurso como, também, utilizar um modo mais criativo de verificar a capacidade dos alunos de relacionarem textos.

Texto de Renata da Silva de Barcellos. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno09-02.html>. 

Nesta aula, as crianças, para interpretarem um texto, precisarão observar imagens, sons, textos escritos e acessar informações diferenciadas em propagandas apresentadas em mídias diversas como a propaganda na televisão ou rádio, vídeo na Internet, propaganda em revista e cartaz de propaganda.

Atividade 1 – Análise de propaganda em vídeo.

  •   Assista com as crianças a propaganda no site: <http://www.youtube.com/watch?v=G0KD7iKP-2I&feature=related>.   
  •   Se necessário, assista ao vídeo mais de uma vez.
  •   Peça às crianças que não conversem sobre o vídeo antes de responderem às perguntas da atividade abaixo. Isso é importante para que você possa analisar como a criança interpretou o vídeo. Organize a discussão coletiva na correção. 

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

 1-RESPONDA ÀS PERGUNTAS ABAIXO DEPOIS DE ASSISTIR AO VÍDEO.

a.    ESTE VÍDEO É NOVO OU ANTIGO? ____________________________________________________________________

b.    QUE PISTAS VOCÊ ENCONTRA NO VÍDEO PARA FAZER ESTA AFIRMAÇÃO? ________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

c.    VOCÊ ACHA QUE ESTE VÍDEO É UM: FILME   PROPAGANDA   REPORTAGEM   POR QUÊ?   ___________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________   

Atividade 2 – Atividade para ser feita em casa.     

Solicite às crianças que façam uma atividade em casa  

 PARA CASA/ LIÇÃO DE CASA/ DEVER DE CASA  

 1 – ESCOLHA UMA PROPAGANDA NO RÁDIO OU NA TELEVISÃO.

2- ASSISTA OU OUÇA A PROPAGANDA E RESPONDA ÀS PERGUNTAS ABAIXO:             

A) QUAL PRODUTO ESTÁ SENDO ANUNCIADO? ___________________________________________________________________________

B) O QUE CHAMA MAIS A SUA ATENÇÃO NESTA PROPAGANDA? ______________________________________________________________________

C) ANOTE INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA CONTAR A PROPAGANDA NA PRÓXIMA AULA A SEUS COLEGAS. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________   

*  Solicite à criança que apresente a propaganda escolhida.

*Peça às crianças que comentem as características comuns entre as propagandas.(Informar, anunciar, vender, indicar) loja etc.     

Atividade 3 – Análise de propaganda impressa.    

Organize as crianças em duplas para realizar a atividade abaixo.   

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS   

1-    EM DUPLA, ENCONTRE E RECORTE NA REVISTA UMA PROPAGANDA.

2-    RESPONDA A FICHA ABAIXO:

a.    QUAL O PRODUTO ANUNCIADO NESTA PROPAGANDA? ___________________________________________________________________

___________________________________________________________________  

 b.    EXISTE UM TELEFONE OU ENDEREÇO PARA ENCONTRAR ESTE PRODUTO? QUAL É? ______________________________________________

c.    EXISTE UMA FRASE PARA CONVENCER O LEITOR? QUAL É ESTA FRASE? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________  

 3-    CRIE JUNTO COM SEU COLEGA UMA NOVA FRASE PARA A PROPAGANDA ESCOLHIDA. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

4- MOSTRE A PROPAGANDA PARA OS COLEGAS DA TURMA E LEIA A FRASE CRIADA POR VOCÊS.     

Atividade de avaliação:

1-OBSERVE A PROPAGANDA ABAIXO:

Disponível em: <http://bioblogpe.blogspot.com/2010/06/propaganda-legal.html>.   

NESTE CARTAZ, ESTÁ ESCRITO:   

“A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE COMEÇA NAS PEQUENAS AÇÕES. PRESERVE”.     

QUAL OUTRO EXEMPLO DE ATITUDE RELACIONADA  AO MEIO AMBIENTE VOCÊ PODERIA REPRESENTAR, ATRAVÉS DE DESENHO, UTILIZANDO A MESMA FRASE? DESENHE E JUSTIFIQUE COM SUAS PALAVRAS.

_________________________________________________________________________________________________              

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

      

Recursos Complementares

“A textualidade dos gêneros: a prática textual com o artigo de opinião e a propaganda”, publicado em 2 de agosto de  2008, por Paula Patrícia Santos Oliveira.

Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/8330/1/A-Textualidade-Dos-Generos-A-Pratica-Textual-Com-O-Artigo-De-Opiniao-E-A-Propaganda/pagina1.html#ixzz11WdfH1U4>. 

Avaliação

Observe se a criança:

  •   Busca pistas textuais e intertextuais para compreender o texto.
  •   Compreende globalmente o texto e faz inferências.
  •   Observa as diferentes mídias em que a propaganda se apresenta.
  •   Produz textos orais de acordo com a situação proposta.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.