30/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
A intertextualidade
O processo ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa deve basear-se em propostas interativas a fim de promover o desenvolvimento do indivíduo numa dimensão integral. Portanto, nessa perspectiva, o trabalho do professor é, dentre outros, desenvolver no aluno a capacidade de identificar um intertexto. A intertextualidade é “um fenômeno constitutivo da produção do sentido e pode-se dar entre textos expressos por diferentes linguagens” (SILVA, 2002). O professor deve, então, investir na ideia de que todo texto é o resultado de outros textos. Isso significa dizer que não são “puros”, pois a palavra é dialógica. Quando se diz algo num texto, é dito em resposta a outro algo que já foi dito em outros textos. Dessa forma, um texto é sempre oriundo de outros textos orais ou escritos. Por isso, é imprescindível que o professor leve o aluno a perceber isso. Assim, a utilização da intertextualidade deve servir para o professor não só conscientizar os alunos quanto à existência desse recurso como, também, utilizar um modo mais criativo de verificar a capacidade dos alunos de relacionarem textos.
Texto de Renata da Silva de Barcellos. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno09-02.html>.
Nesta aula, as crianças, para interpretarem um texto, precisarão observar imagens, sons, textos escritos e acessar informações diferenciadas em propagandas apresentadas em mídias diversas como a propaganda na televisão ou rádio, vídeo na Internet, propaganda em revista e cartaz de propaganda.
Atividade 1 – Análise de propaganda em vídeo.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1-RESPONDA ÀS PERGUNTAS ABAIXO DEPOIS DE ASSISTIR AO VÍDEO.
a. ESTE VÍDEO É NOVO OU ANTIGO? ____________________________________________________________________
b. QUE PISTAS VOCÊ ENCONTRA NO VÍDEO PARA FAZER ESTA AFIRMAÇÃO? ________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________
c. VOCÊ ACHA QUE ESTE VÍDEO É UM: FILME PROPAGANDA REPORTAGEM POR QUÊ? ___________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________
Atividade 2 – Atividade para ser feita em casa.
Solicite às crianças que façam uma atividade em casa
PARA CASA/ LIÇÃO DE CASA/ DEVER DE CASA
1 – ESCOLHA UMA PROPAGANDA NO RÁDIO OU NA TELEVISÃO.
2- ASSISTA OU OUÇA A PROPAGANDA E RESPONDA ÀS PERGUNTAS ABAIXO:
A) QUAL PRODUTO ESTÁ SENDO ANUNCIADO? ___________________________________________________________________________
B) O QUE CHAMA MAIS A SUA ATENÇÃO NESTA PROPAGANDA? ______________________________________________________________________
C) ANOTE INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA CONTAR A PROPAGANDA NA PRÓXIMA AULA A SEUS COLEGAS. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________
* Solicite à criança que apresente a propaganda escolhida.
*Peça às crianças que comentem as características comuns entre as propagandas.(Informar, anunciar, vender, indicar) loja etc.
Atividade 3 – Análise de propaganda impressa.
Organize as crianças em duplas para realizar a atividade abaixo.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1- EM DUPLA, ENCONTRE E RECORTE NA REVISTA UMA PROPAGANDA.
2- RESPONDA A FICHA ABAIXO:
a. QUAL O PRODUTO ANUNCIADO NESTA PROPAGANDA? ___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
b. EXISTE UM TELEFONE OU ENDEREÇO PARA ENCONTRAR ESTE PRODUTO? QUAL É? ______________________________________________
c. EXISTE UMA FRASE PARA CONVENCER O LEITOR? QUAL É ESTA FRASE? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________
3- CRIE JUNTO COM SEU COLEGA UMA NOVA FRASE PARA A PROPAGANDA ESCOLHIDA. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________
4- MOSTRE A PROPAGANDA PARA OS COLEGAS DA TURMA E LEIA A FRASE CRIADA POR VOCÊS.
Atividade de avaliação:
1-OBSERVE A PROPAGANDA ABAIXO:
Disponível em: <http://bioblogpe.blogspot.com/2010/06/propaganda-legal.html>.
NESTE CARTAZ, ESTÁ ESCRITO:
“A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE COMEÇA NAS PEQUENAS AÇÕES. PRESERVE”.
QUAL OUTRO EXEMPLO DE ATITUDE RELACIONADA AO MEIO AMBIENTE VOCÊ PODERIA REPRESENTAR, ATRAVÉS DE DESENHO, UTILIZANDO A MESMA FRASE? DESENHE E JUSTIFIQUE COM SUAS PALAVRAS.
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
“A textualidade dos gêneros: a prática textual com o artigo de opinião e a propaganda”, publicado em 2 de agosto de 2008, por Paula Patrícia Santos Oliveira.
Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/8330/1/A-Textualidade-Dos-Generos-A-Pratica-Textual-Com-O-Artigo-De-Opiniao-E-A-Propaganda/pagina1.html#ixzz11WdfH1U4>.
Observe se a criança:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!