Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Consulta e classificação de dados: Pesquisa sobre a história do telefone.

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Identificar pistas textuais e intertextuais para compreensão do texto.

 ·          Trabalhar a compreensão global do texto.

 ·         Relatar com clareza e sequência lógica as suas ideias.

·         Interpretar informações (explícitas e implícitas) e levantar hipóteses.

 ·         Identificar o assunto tratado no texto.

Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.  

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - ORALIDADE

1      Proponha uma conversa com as crianças sobre o telefone.

2     Converse sobre o uso do aparelho, peça que deem exemplos de situações em que é ou foi necessário ou importante fazer uso do telefone.

3     Pergunte se alguém sabe quem foi o inventor do telefone.

4     Pergunte se já viram um telefone antigo e onde o viram.

5     Explorem as diferenças existentes entre os aparelhos de telefones antigos e os atuais, apresente às crianças as imagens abaixo.

Fonte: http://ensaiogeral.com.br/2008/08/museu-do-telefone-recebe-visitas-na-capital/

 

Fonte: http://ensaiogeral.com.br/2008/08/museu-do-telefone-recebe-visitas-na-capital/

Fonte: http://gazetadelimeira.blogspot.com/2010_04_01_archive.html

 

ATIVIDADE 2 - Pesquisa

  Explique organize uma atividade de pesquisa sobre o telefone.

1     Leve a turma ao laboratório de informática para fazerem uma pesquisa sobre a história do telefone. De acordo com o espaço físico disponível, divida a turma em grupos. A pesquisa pode ser feita através de sites de busca. Apresento alguns links sobre o tema:

http://historia.abril.com.br/tecnologia/invencao-telefone-ta-ligado-435126.shtml

http://www.qdivertido.com.br/verpesquisa.php?codigo=18

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u264.jhtm

2- Oriente as crianças a anotarem as informações principais que encontrarem em uma folha de papel ou no caderno.

3     Finalize a atividade reunindo a turma para socializarem as informações encontradas.

4     Sistematize no quadro/lousa as informações principais e peça a uma das crianças para registrar em uma cartolina a ser fixada na sala de aula.

ATIVIDADE 3 -  Interpretação de texto.

Para consolidar a atividade, é interessante que seja assistido o vídeo no link abaixo e, depois, respondido um pequeno questionário. <http://www.youtube.com/watch?v=v_kczmNWrzU&feature=related>. 

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

Depois de assistir ao vídeo, responda às perguntas abaixo: Em qual ano foi inventado o telefone? __________________________________________________________________________________________________

O Imperador de qual país deu atenção a Grahan Bell (o inventor do telefone)?    

__________________________________________________________________________________________________ 

Em qual país foi inventado o telefone?

__________________________________________________________________________________________________   

O vídeo trouxe alguma informação que você não havia encontrado nos livros? Qual?   

__________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 4 - Produção de  texto

 

  • Proponha a produção de um texto em que a criança precise sintetizar e registrar todas as informações obtidas sobre o telefone. 
  • As crianças deverão primeiro produzir o texto em um rascunho.
  • Corrija o texto e peça às crianças para o reescreverem e fazer a leitura para toda a turma.
  • Peça às crianças que comentem a interpretação que fizerem do texto dos colegas.

Boa aula!

Recursos Complementares

Atividade lúdica: Construção de telefone sem fio: <http://www.fundacaotelefonica.org.br/museu/Faca-voce-mesmo.aspx>.

Diversas imagens de telefones através dos tempos: <http://www.bricabrac.com.br/main_design_tel_02.htm>.   

Avaliação

Observe se a criança:

1        Lê o texto com fluência e autonomia.

2        Identifica o assunto central do texto lido.

3        Interpreta o texto e busca informações para responder às questões.

4        Produz textos escritos de acordo com a situação proposta.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.