07/02/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
· Identificar pistas textuais e intertextuais para compreensão do texto.
· Trabalhar a compreensão global do texto.
· Relatar com clareza e sequência lógica as suas ideias.
· Interpretar informações (explícitas e implícitas) e levantar hipóteses.
· Identificar o assunto tratado no texto.
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
ATIVIDADE 1 - ORALIDADE
1 Proponha uma conversa com as crianças sobre o telefone.
2 Converse sobre o uso do aparelho, peça que deem exemplos de situações em que é ou foi necessário ou importante fazer uso do telefone.
3 Pergunte se alguém sabe quem foi o inventor do telefone.
4 Pergunte se já viram um telefone antigo e onde o viram.
5 Explorem as diferenças existentes entre os aparelhos de telefones antigos e os atuais, apresente às crianças as imagens abaixo.
Fonte: http://ensaiogeral.com.br/2008/08/museu-do-telefone-recebe-visitas-na-capital/
Fonte: http://ensaiogeral.com.br/2008/08/museu-do-telefone-recebe-visitas-na-capital/
Fonte: http://gazetadelimeira.blogspot.com/2010_04_01_archive.html
ATIVIDADE 2 - Pesquisa
Explique organize uma atividade de pesquisa sobre o telefone.
1 Leve a turma ao laboratório de informática para fazerem uma pesquisa sobre a história do telefone. De acordo com o espaço físico disponível, divida a turma em grupos. A pesquisa pode ser feita através de sites de busca. Apresento alguns links sobre o tema:
http://historia.abril.com.br/tecnologia/invencao-telefone-ta-ligado-435126.shtml
http://www.qdivertido.com.br/verpesquisa.php?codigo=18
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u264.jhtm
2- Oriente as crianças a anotarem as informações principais que encontrarem em uma folha de papel ou no caderno.
3 Finalize a atividade reunindo a turma para socializarem as informações encontradas.
4 Sistematize no quadro/lousa as informações principais e peça a uma das crianças para registrar em uma cartolina a ser fixada na sala de aula.
ATIVIDADE 3 - Interpretação de texto.
Para consolidar a atividade, é interessante que seja assistido o vídeo no link abaixo e, depois, respondido um pequeno questionário. <http://www.youtube.com/watch?v=v_kczmNWrzU&feature=related>.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Depois de assistir ao vídeo, responda às perguntas abaixo: Em qual ano foi inventado o telefone? __________________________________________________________________________________________________
O Imperador de qual país deu atenção a Grahan Bell (o inventor do telefone)?
__________________________________________________________________________________________________
Em qual país foi inventado o telefone?
__________________________________________________________________________________________________
O vídeo trouxe alguma informação que você não havia encontrado nos livros? Qual?
__________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 4 - Produção de texto
Boa aula!
Atividade lúdica: Construção de telefone sem fio: <http://www.fundacaotelefonica.org.br/museu/Faca-voce-mesmo.aspx>.
Diversas imagens de telefones através dos tempos: <http://www.bricabrac.com.br/main_design_tel_02.htm>.
Observe se a criança:
1 Lê o texto com fluência e autonomia.
2 Identifica o assunto central do texto lido.
3 Interpreta o texto e busca informações para responder às questões.
4 Produz textos escritos de acordo com a situação proposta.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!