Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


No Ritmo do Frevo

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Os passos básicos do Frevo, dança que se manifesta na região nordeste do Brasil.
  • Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas.
  • Aprender com seus colegas os movimentos, a música e os ritmos presentes na dança proposta, ampliando seus conhecimentos culturais e históricos referente às danças regionais.  
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos – Total: 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento: Conhecendo a Dança do Frevo. 

Duração: aproximadamente 20 minutos.

Recursos: Vídeos da internet e projetor de imagens   

http://www.youtube.com/watch?v=bCDF2XxxXnA&feature=related (Acessado em 07/10/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=6gzNnbvncwo (Acessado em 07/10/2010)   

História do Frevo

http://www.youtube.com/watch?v=Zd1_ZCDi1W8 (Acessado em 07/10/2010)  

Abaixo seguem algumas imagens para enriquecer a proposta.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_9LrT_He6uQg/TI-qH0tD1sI/AAAAAAAAJis/owAiA5oHdXo/s1600/0,,12265240,00.jpg (Acessado em 07/10/2010). 

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Kp2Y2oBzEwA/TJAMgTiyh-I/AAAAAAAACns/DPZwBjkSZqk/s1600/frevo3.jpg (Acessado em 07/10/2010). 

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá o documentário acima sugerido, que contextualiza a temática da aula, trazendo no seu conteúdo importantes informações referentes à dança do frevo e sua manifestação no nordeste brasileiro. Nesta atividade, destaque as características das danças e se necessário faça pausas durante sua exibição. Algumas delas serão trabalhadas na aula, tais como os passos da dança.  

Atividade 1: Aprendendo os primeiros passos

Recursos: Vídeos da internet como referência para o professor.

Duração: aproximadamente 40 minutos

Descrição: Nesta atividade, em um primeiro momento, contextualize a dança do frevo, apontando para os alunos suas principais características. Para nortear sua fala utilize o texto abaixo:   

Este estilo pernambucano de carnaval é um tipo de marchinha bastante acelerada, que, ao contrário de outras músicas carnavalescas, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto a multidão se diverte dançando. Esta dança inclui: gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados. Os dançarinos de frevo encantam com sua técnica e improvisação, sendo que esta última é bastante utilizada. Para complementar a beleza da dança, eles usam uma sombrinha ou guarda-chuva aberto enquanto dançam. A dança do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.” Texto adaptado.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/frevo.htm (Acessado em 07/10/2010).  

Em seguida, faça uma roda com os(as) alunos(as), coloque uma música de frevo e proponha alguns passos básicos da dança.   

Músicas:

http://www.youtube.com/watch?v=eaf_JGdrFI8&feature=related (Acessado em 07/10/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=l7XdNQ6yFE8&feature=related (Acessado em 07/10/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=m1LBqSbvPrk (Acessado em 07/10/2010).    

Primeiro Passo: O primeiro passo a ser ensinado é o “Ponta Calcanhar”, onde há uma alternância dos movimentos com o pé e com calcanhar. Após demonstrar este passo deixe os(as) alunos(as) experimentarem e ensinarem um para outro. Para a visualização desse passo o(a) professor(a) poderá utilizar o vídeo abaixo como referência:    

http://www.youtube.com/watch?v=6EItA9SZmUM&feature=related (Acessado em 07/10/2010).    

Segundo Passo: O segundo passo a ser ensinado é o “Ferrolho”, onde há uma alternância dos movimentos com o pé tendo o calcanhar como base. Após demonstrar este passo deixe os(as) alunos(as) experimentarem e ensinarem um para outro.   Para a visualização desse passo o(a) professor(a) poderá utilizar o vídeo abaixo como referência:   

http://www.youtube.com/watch?v=IzC-xeVy04E&feature=related (Acessado em 07/10/2010).    

Terceiro Passo: O terceiro passo a ser ensinado é o “Segura, senão eu caio”, onde há a projeção do corpo para frente utilizando o calcanhar como apoio. Após demonstrar este passo deixe os(as) alunos(as) experimentarem e ensinarem um para outro. Para a visualização desse passo professor(a) poderá utilizar o vídeo abaixo como referência:  

 http://www.youtube.com/watch?v=O7dP2V9CBug&feature=related (Acessado em 07/10/2010).    

Quarto Passo: O quarto passo a ser ensinado é “Bailarina”, onde há a projeção do corpo para cima e para baixo, deslocando o quadril para o lado utilizando a ponta do pé como referência. Após demonstrar este passo deixe os(as) alunos(as) experimentarem e ensinarem um para outro. Para a visualização desse passo o(a) professor(a) poderá utilizar o vídeo abaixo como referência:  

http://www.youtube.com/watch?v=C3pdTK9c5lQ&feature=related (Acessado em 07/10/2010).    

Quinto Passo: O quinto passo a ser ensinado é o “Tesoura”, onde há a projeção do corpo para ambos os lados, cruzando-se as pernas. Após demonstrar este passo deixe os(as) alunos(as) experimentarem e ensinarem um para outro. Para a visualização desse passo o(a) professor(a) poderá utilizar o vídeo abaixo como referência:   

http://www.youtube.com/watch?v=BqjEHUoCaC8&feature=related (Acessado em 07/10/2010).    

Atividade 2: A Junção dos Passos

Recursos: Músicas de frevo e os passos básicos aprendidos na atividade anterior. Caso seja viável o acesso às sobrinhas de frevo faz-se interessante sua utilização nesta atividade. Todavia, o(a) professor(a) poderá pedir aos alunos que tragam uma sobrinha de criança.

Duração: aproximadamente 30 minutos

Descrição: Nesta atividade proponha aos alunos a junção dos passos aprendidos na atividade anterior. Não é necessário de todos os passos sejam executando, mas que cada aluno faça pelo menos a junção de dois. Como referência para os(as) alunos(as) e para o(a) professor(a), o vídeo abaixo demonstra uma sequência de passos individuais da dança do frevo.   

http://www.youtube.com/watch?v=CmPqjGKAJFI&feature=related (Acessado em 07/10/2010)    

Atividade 3: Elaborando Coreografias Coletivas de Frevo 

Recursos: Música de Frevo

Duração: aproximadamente 70 minutos

Descrição: Nesta atividade proponha a divisão da turma em grupos, contendo de 5 a 6 membros. Cada grupo irá elaborar uma pequena coreografia da dança do frevo, tendo como referência os passos individuais de cada aluno(a) realizados na atividade anterior.   

Vídeo de referência para os(as) alunos(as):   http://www.youtube.com/watch?v=6gzNnbvncwo&feature=related (Acessado em 07/10/2010).   

Obs. A visualização dos vídeos sugeridos nesta aula facilitam a compreensão da dança e, principalmente, dos passos. Todavia, não é regra sua exibição nas atividades, já que no primeiro momento da aula eles se fazem presentes, bastando o(a) professor(a) destacá-los com mais ênfase.     

Momento final: Realize com a turma um pequeno festival de Frevo, onde cada grupo exibirá sua coreografia para os demais colegas. Estas poderão ser filmadas e posteriormente utilizadas como referência para a continuidade do conteúdo proposto.  

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: A aula pode ser executada em qualquer espaço, no entanto é mais interessante se for realizada numa sala de espelhos, onde os(as) alunos(as) consigam visualizar seus próprios passos.

Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 3 os grupos poderão criar movimentos de mãos dadas, compartilhando a mesma coreografia.

Quanto ao Material: Caso seja inviável a aquisição da sobrinha de frevo, o(a) professor(a) poderá utilizar um pedaço de cabo de vassoura como referência do movimento. Outra possibilidade de ampliar a aula é pedir para que os(as) alunos(as) tragam um guarda chuva, substituindo a sobrinha de frevo. Realizar filmagens das danças e utilizá-las em aulas posteriores. A aula poderá ser parte integrante de um possível festival de danças. Convidar alguns grupos folclóricos para se apresentarem na escola.  

Recursos Complementares

O site abaixo apresenta interessantes informações a respeito do Frevo e sua presença na cultura nordestina, principalmente na época do carnaval.

http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/frevo.htm (Acessado em 12/10/2010).

Avaliação

Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como destacam os movimentos e o ritmo da dança proposta? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos do frevo? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a dança proposta? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega nos movimentos da dança? O vídeo produzido no momento final da aula poderá ser exibido e comentado por todos. Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • gilberto Alves, Escola Ótilio Ciraulo , Paraíba - disse:
    gil.alves1981@gmail.com

    27/01/2014

    Cinco estrelas

    primordial para os dias de hoje onde o aluno pode ter acesso a sua cultura e principalmente com qualidade


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.