Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


No Ritmo do Tango

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Os passos básicos do Tango.
  • Aprender com os seus colegas os movimentos, a música e os ritmos presentes na dança proposta, ampliando seus conhecimentos culturais e históricos referente às danças.
  • Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos – Total: 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento: Conhecendo a Dança do Tango. 

Duração: aproximadamente 30 minutos.

Recursos: Vídeos da internet e projetor de imagens.  

http://www.youtube.com/watch?v=bXhQNRsH3uc (Acessado em 07/10/2010). 

http://www.youtube.com/watch?v=dBHhSVJ_S6A&feature=related (Acessado em 07/10/2010).  

http://www.youtube.com/user/neymelo?blend=3&ob=4 (Acessado em 07/10/2010).    

História do Tango

http://tangobh.br.tripod.com/historiatango.htm (Acessado em 07/10/2010).

Fonte: http://elcaminoes.files.wordpress.com/2008/11/tango1.jpg (Acessado em 07/10/2010). 

Fonte: http://condominiomusical.files.wordpress.com/2008/05/tango-ba.jpg (Acessado em 07/10/2010). 

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos e as imagens acima sugeridas, que contextualizam a temática da aula, trazendo no seu conteúdo a dança do tango. No momento da exibição dos filmes e das imagens, destaque as características da dança e, se necessário, faça pausas durante suas exibições, enriquecendo a proposta e esclarecendo possíveis dúvidas e curiosidades dos(as) alunos(as).

Atividade 1: Aprendendo os primeiros passos

Recursos: Vídeos da internet como referência para o professor.

Duração: aproximadamente 30 minutos

Descrição: Nesta atividade, em um primeiro momento, contextualize a dança do tango, apontando para os alunos suas principais características. Para nortear sua fala utilize o texto abaixo:   

“Existem numerosos estilos de Tango atualmente, como por exemplo o Tango Argentino, o Tango de Salão (Estilo americano e internacional), o Tango Finlandês, o Tango Chinês, entre outros. O Tango Argentino é considerado como sendo o “autêntico” tango, já que é o mais parecido com o que se dançou originalmente em Buenos Aires, Argentina. O Tango é dançado normalmente em linha, numa posição cerrada, peito com peito, ou face encostada (cara a cara). No entanto, o Novo Tango permite dançar numa postura aberta. Há qualquer coisa muito especial no Tango. Transmite uma atmosfera de expectativa tensa. As entrecortadas desta música, combinando-se em fluentes crescendo, suaves, mas firmes, criam um tom dramático e furtivo entrelaçado de fortes contrastes, que se repetem constantemente e que necessitam de uma grande capacidade de improvisação. O segredo para captar o sentimento do Tango reside em adotar a postura correta e conseguir executar os alusivos movimentos de gato que o caracterizam. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados.” Texto adaptado. Fonte: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/educfisica/11dancasclassicas.htm (Acessado em 07/10/2010).  

Em seguida, proponha a formação de duplas (casais) e faça a demonstração dos primeiros passos básicos do tango:   Postura do homem e da mulher, deslocamento e o “oito” básico.   Para a visualização deste passo o(a) professor(a) utilizará o vídeo sugerido como referência: http://www.youtube.com/watch?v=weVlkBX_U-0&feature=related (Acessado em 07/10/2010).    

O site abaixo também explica passo-a-passo o “oito” básico. http://comunidade.bemsimples.com/tempo-livre/w/tempo-livre/primeiros-passos-para-dan-231-ar-tango.aspx (Acessado em 07/10/2010).   

Deixe os(as) alunos(as) experimentarem diferentes deslocamentos a partir deste passo básico. Eles poderão deslocar nas diferentes direções: para frente, para trás, na diagonal e para os lados. O vídeo a seguir demonstra alguns desses deslocamentos: http://www.youtube.com/watch?v=Q2z4LGS-luM&feature=related (Acessado em 07/10/2010).    

Atividade 2: Aprendendo o Gancho

Recursos: Vídeo de referência para o(a) professor(a).

http://www.youtube.com/watch?v=NTZLp5NDNhU (Acessado em 07/10/2010).  

Duração: aproximadamente 20 minutos.

Descrição: Nesta atividade demonstre aos alunos o “gancho”, um dos passos básicos realizado pela mulher no momento da dança. Para tal, o vídeo acima sugerido demonstra vários momentos em que este passo é realizado. Dessa forma, utilize-o como referência para ensinar o passo.   

Atividade 3: Dançando o Tango

Recursos: Música de tango e passos básicos aprendidos nas atividades anteriores.

Duração: aproximadamente 50 minutos

Descrição: Nesta atividade proponha aos casais a montagem de uma pequena coreografia, tendo como base os passos aprendidos nas atividades anteriores e a criatividade de cada casal. Professor(a), disponibilize para os(as) alunos(as) músicas de tango e vídeos que sirvam de referências para a criação de novas passos. Abaixo seguem alguns vídeos e músicas.  

Vídeo de referência para os(as) alunos(as):  

http://www.youtube.com/watch?v=nVatuXtpjqM&feature=related (Acessado em 07/10/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=SdBp1MbPW20&feature=related (Acessado em 07/10/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=XmghWLZDsoU&feature=related (Acessado em 07/10/2010).    

Site de Músicas de Tango:

http://www.youtube.com/watch?v=bB9xXGzAdT4&feature=fvst (Acessado em 07/10/2010).  

http://sonora.terra.com.br/#/mais-tocadas/musicas/117/tango (Acessado em 07/10/2010).      

Atividade 4: “Vem Dançar”.

Recursos: Música de tango.

Duração: aproximadamente 50 minutos

Descrição: Nesta atividade proponha para a turma um pequeno festival de Tango, onde cada casal exibirá sua coreografia para os demais colegas. Estas poderão ser filmadas e posteriormente utilizadas como referência para a continuidade do conteúdo proposto.   

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: A aula pode ser executada em qualquer espaço, no entanto é mais interessante se for realizada numa sala de espelhos, onde os(as) alunos(as) consigam visualizar seus passos aprendidos.

Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 3 os casais poderão criar coreografias formando grupos, compartilhando a mesma coreografia.

Quanto ao Material: Realizar filmagens das danças e dos passos para utilizá-las em aulas posteriores. A aula poderá ser parte integrante de um possível festival de danças. Convidar alguns grupos de dança de salão para se apresentarem na escola e para a turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como destacam os movimentos e o ritmo da dança proposta? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos do tango? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a dança proposta? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega nos movimentos da dança? O vídeo produzido no momento final da aula poderá ser exibido e comentado por todos. Peça sugestões para a aula posterior.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.