19/11/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
1. Caracterizar os processos de absorção, condução e respiração nas plantas.
2. Identificar a importância desses processos para a planta.
Os alunos deverão saber identificar as partes das plantas, as células vegetais e os tecidos vegetais.
A nutrição é um processo fundamental para a sobrevivência de todo ser vivo. Quando nos referimos à nutrição das plantas destacamos os processos de absorção, condução, respiração e fotossíntese.
Atividade 1
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos:
Do que as plantas se alimentam?
Como as plantas se alimentam?
A partir das respostas dos alunos o professor deverá fazer intervenções e demonstrações sobre os processos de nutrição, buscando com isso (re)formular os conhecimentos sobre a nutrição das plantas.
*Dica: professor os alunos poderão questionar sobre as plantas carnívoras. Por isso conheça um pouco mais sobre essa planta!
Leitura: http://pt.wikipedia.org/wiki/Planta_carn%C3%ADvora
http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Portugues/first.html
Fonte: http://www.plantasonline.xeepon.com/wp-content/uploads/2009/10/carnivora1.jpg
Professor nas atividades sugeridas abaixo é necessário que os alunos se envolvam, permita que eles montem os experimentos. Além disso, faça questionamentos e instigue-os a participar. Solicite que façam registros de tudo que for discutido e realizado nas atividades, esse material poderá ser utilizado posteriormente para consultas e/ou estudos.
Atividade 2
Processo de Absorção:
*Sugestão de leitura: http://campus.fortunecity.com/yale/757/transpor.htm
O professor poderá levar plantas para a sala de aula mostrando as raízes. A partir daí poderá identificar as diferentes partes, destacando a região dos pêlos absorventes.
*Dica: o professor poderá levar lupas para auxiliar na observação.
Fonte: Projeto Araribá: Ciências – 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.
Professor desafie seus alunos: solicite aos alunos que expliquem como acontece o processo de absorção em plantas que não possuem raiz, como as representantes do grupo das Briófitas.
Fonte: http://www.plantasonya.com.br/wp-content/img/bri%C3%B3fitas.jpg
Atividade 3
Professor abaixo seguem sugestões de como abordar os processos de absorção, condução e respiração nas plantas. Além disso, há algumas sugestões de leitura, de experimento.
Processo de Condução:
*Sugestão de leitura: http://www.ceapdesign.com.br/pdf/monografias/monografia_agua_nas_plantas_lucia.pdf
Nas plantas vasculares temos o processo de condução da seiva bruta e da seiva elaborada. Sendo a seiva bruta transportada pelo xilema e a seiva elaborada transportada pelo floema. Para exemplificar a condução da seiva bruta o professor poderá juntamente com seus alunos construir o experimento abaixo que ilustra a condução por capilaridade.
A condução da seiva
Materiais:
- uma flor com haste de preferência clara
- um copo
- água
- anilina da cor de sua preferência
Procedimentos: Colocar água no copo e dissolver cerca de 1 colher de anilina. Colocar a flor no copo com a água colorida. Aguardar alguns minutos e observar.
Fonte: Projeto Araribá: Ciências – 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.
Atividade 4
Processo de Respiração:
*Sugestão de leitura:
http://www.redeambiente.org.br/Fatos.asp?artigo=69
http://www.infoescola.com/biologia/respiracao-celular/
Fonte: Projeto Araribá: Ciências – 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.
O professor poderá utilizar dessa imagem para explicar aos alunos que a respiração ocorre durante todo o dia, inclusive à noite. Já a fotossíntese acontece apenas durante o dia na presença de luz.
Atividade 5
Para encerrar o conteúdo trabalhado o professor poderá elaborar um roteiro com exercícios para que os alunos respondam. Sugestão de exercícios:
Exercício 1
Lembrando das discussões anteriores, pense nas partes que formam uma planta. Agora desenhe uma planta indicando qual é a parte responsável por absorver água e sais minerais do solo.
Exercício 2
Observando o desenho abaixo, descreva e indique o caminho das substâncias absorvidas pelas raízes (de azul) e das substâncias produzidas pelas plantas (de vermelho):
Exercício 3
Descreva com suas palavras os processos de:
Absorção-
Condução-
Respiração-
http://marista.edu.br/maceio/files/2010/08/bio_fisio_abs_trans_2medio30ago.pdf
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal22.php
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando o envolvimento dos alunos e analisando seus questionamentos. O professor poderá acompanhar a realização dos exercícios, fazendo as intervenções necessárias, retomando os temas, conforme a necessidade.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/07/2012
Três estrelasAdorei essa aula muito boa :P