Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A nutrição das plantas: processos de absorção, condução, respiração

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Caracterizar os processos de absorção, condução e respiração nas plantas.

2. Identificar a importância desses processos para a planta.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber identificar as partes das plantas, as células vegetais e os tecidos vegetais.

Estratégias e recursos da aula

A nutrição é um processo fundamental para a sobrevivência de todo ser vivo. Quando nos referimos à nutrição das plantas destacamos os processos de absorção, condução, respiração e fotossíntese.

Atividade 1 

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos:

Do que as plantas se alimentam?

Como as plantas se alimentam?

A partir das respostas dos alunos o professor deverá fazer intervenções e demonstrações sobre os processos de nutrição, buscando com isso (re)formular os conhecimentos sobre a nutrição das plantas.

*Dica: professor os alunos poderão questionar sobre as plantas carnívoras. Por isso conheça um pouco mais sobre essa planta!

Leitura: http://pt.wikipedia.org/wiki/Planta_carn%C3%ADvora

           http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Portugues/first.html 

 Fonte: http://www.plantasonline.xeepon.com/wp-content/uploads/2009/10/carnivora1.jpg

Professor nas atividades sugeridas abaixo é necessário que os alunos se envolvam, permita que eles montem os experimentos. Além disso, faça questionamentos e instigue-os a participar. Solicite que façam registros de tudo que for discutido e realizado nas atividades, esse material poderá ser utilizado posteriormente para consultas e/ou estudos.

Atividade 2

Processo de Absorção:

*Sugestão de leitura: http://campus.fortunecity.com/yale/757/transpor.htm 

O professor poderá levar plantas para a sala de aula mostrando as raízes. A partir daí poderá identificar as diferentes partes, destacando a região dos pêlos absorventes.

*Dica: o professor poderá levar lupas para auxiliar na observação.

Fonte: Projeto Araribá: Ciências – 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.

Professor desafie seus alunos: solicite aos alunos que expliquem como acontece o processo de absorção em plantas que não possuem raiz, como as representantes do grupo das Briófitas.

Fonte: http://www.plantasonya.com.br/wp-content/img/bri%C3%B3fitas.jpg

Atividade 3 

Professor abaixo seguem sugestões de como abordar os processos de absorção, condução e respiração nas plantas. Além disso, há algumas sugestões de leitura, de experimento.

Processo de Condução:

*Sugestão de leitura: http://www.ceapdesign.com.br/pdf/monografias/monografia_agua_nas_plantas_lucia.pdf

Nas plantas vasculares temos o processo de condução da seiva bruta e da seiva elaborada. Sendo a seiva bruta transportada pelo xilema e a seiva elaborada transportada pelo floema. Para exemplificar a condução da seiva bruta o professor poderá juntamente com seus alunos construir o experimento abaixo que ilustra a condução por capilaridade.

A condução da seiva 

Materiais: 

- uma flor com haste de preferência clara

- um copo

- água

- anilina da cor de sua preferência

Procedimentos: Colocar água no copo e dissolver cerca de 1 colher de anilina. Colocar a flor no copo com a água colorida. Aguardar alguns minutos e observar.

Fonte: Projeto Araribá: Ciências – 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.

Atividade 4 

Processo de Respiração:

*Sugestão de leitura:

http://www.redeambiente.org.br/Fatos.asp?artigo=69 

http://www.infoescola.com/biologia/respiracao-celular/ 

Fonte: Projeto Araribá: Ciências – 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.

O professor poderá utilizar dessa imagem para explicar aos alunos que a respiração ocorre durante todo o dia, inclusive à noite. Já a fotossíntese acontece apenas durante o dia na presença de luz.

Atividade 5 

Para encerrar o conteúdo trabalhado o professor poderá elaborar um roteiro com exercícios para que os alunos respondam. Sugestão de exercícios:

Exercício 1 

Lembrando das discussões anteriores, pense nas partes que formam uma planta. Agora desenhe uma planta indicando qual é a parte responsável por absorver água e sais minerais do solo.

Exercício 2 

Observando o desenho abaixo, descreva e indique o caminho das substâncias absorvidas pelas raízes (de azul) e das substâncias produzidas pelas plantas (de vermelho):

Exercício 3 

Descreva com suas palavras os processos de:

Absorção-

Condução-

Respiração-

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando o envolvimento dos alunos e analisando seus questionamentos. O professor poderá acompanhar a realização dos exercícios, fazendo as intervenções necessárias, retomando os temas, conforme a necessidade.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.