09/12/2010
Maria de Fátima Araújo, Josélia Santos e Charlene Soares
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
- Participar de brincadeiras de roda
- Ampliar o repertório de brincadeiras de roda
- Compreender e respeitar as regras das brincadeiras propostas.
Para que as crianças aprendam o tema proposto será necessário apenas que o professor organize espaço e tempo adequados para seduzir as crianças a se apropriarem dos significados dos gestos e das músicas, com vistas a sua ressignificação.
1° Momento: O professor deverá convidar o grupo de crianças para realizar algumas brincadeiras de roda. A atividade deverá ser realizada em um espaço mais amplo. Caso não haja outro lugar mais adequado, o professor poderá reorganizar a sala de atividades para que ela fique mais ampla, empilhando ou afastando as cadeiras.
Crianças brincando de roda. Fonte: arquivos da autora
Site sobre brincadeiras de roda
http://www.muitamusica.com.br/23683-cantigas-populares/672558-brincadeiras-de-roda/letra/
2° Momento : Após o desenvolvimento das brincadeiras, sugerimos uma roda de conversa, na perspectiva de organizar e expressar sentimentos, interesses e impressões sobre os momentos vividos, a fim de possibilitar novas elaborações.
3° Momento: Em seguida, a turma poderá contar com outras fontes de informações - a família, outros profissionais da instituição, livros, revistas etc. - para ampliar o acervo cultural das crianças em relação às brincadeiras de roda. Com base nas novas leituras das brincadeiras de roda ou das contribuições dos novos parceiros, as crianças realizarão novas brincadeiras. Recomendamos que as novas brincadeiras sejam realizadas gradativamente, sempre acompanhadas das brincadeiras já conhecidas pelo grupo.
4° Momento: Por fim, o professor poderá encaminhar uma atividade de registro das brincadeiras vivenciadas, através de escrita alfabética, desenho e pintura. Estas produções deverão ser organizadas em forma de um mural para ser afixado na sala, ao qual as crianças poderão voltar sempre que necessário
Durante todo o desenvolvimento da aula, o professor deverá levar em conta a participação das crianças nas atividades propostas, suas falas, o respeito às regras e a construção de novas regras. Ao final, o professor deverá ainda observar, registrar e analisar os aspectos relacionados à ampliação do acervo de brincadeiras das crianças.
Cinco estrelas 1 classificações
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21/08/2013
Cinco estrelasMe ajudou muito na minha atividade de Ed. Física