Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As brincadeiras do acervo de Cândido Portinari.

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer brincadeiras representadas na arte de Portinari  
  • Conhecer fatos importantes da vida de Portinari
  • Vivenciar algumas brincadeiras representadas no acervo de Cândido Portinari
  • Representar, através de diferentes técnicas, algumas brincadeiras vivenciadas.
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que as crianças já tenham vivenciado algumas brincadeiras tradicionais.

Estratégias e recursos da aula

 1° Momento: O professor deverá iniciar a aula propondo à turma a realização de algumas brincadeiras. As brincadeiras sugeridas deverão fazer parte da temática incluída no acervo de obras de Cândido Portinari, como brincadeira de roda, pula carniça etc

2° Momento: Ao final da vivência, o professor deverá apresentar obras de Cândido Portinari relacionadas à temática e encaminhar a apreciação de algumas obras: o que elas estão vendo, crianças, animais, adultos, objetos? Qual ação está ocorrendo? A cena ocorre durante o dia ou à noite? A obra remete a lembranças? Quais?

Ronda Infantil de Cândido Portinari. Disponível em:

http://marciliomedeiros.zip.net/images/RondaInfantilPortinari.jpg  

Pula carniça de Cândido Portinari. Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/_oH27omorkCE/SjPowEUfZ1I/AAAAAAAAACY/2TTY7Dl1-Ao/s400/portinari_pulandocarnica.jpg 

3° Momento:   Após a apreciação das obras, o professor deverá apresentar Cândido Portinari como o artista que criou as obras apreciadas: dizer seu nome, mostrar fotos e contar a história de fatos importantes vividos que revelem às crianças o momento sócio-histórico e cultural no qual ele viveu.

4° Momento: Em seguida, o professor deverá propor um momento de fazer artístico. O professor orientará às crianças a representarem as brincadeiras, através de algumas técnicas artísticas, tais como: desenho cego, pintura com pontilhismo ou giz de cera e vela, bricolagem... A sugestão é organizar os materiais por cantos para que as crianças possam manuseá-los de acordo com a técnica escolhida. Salientamos que, na primeira vez, o número de opções seja reduzido e que a oferta seja ampliada gradativamente.

Recursos Complementares

 http://www.portinari.org.br/ 

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=3ylSqLpMXt4&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=hF4hXf7yM24&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=UFUW-U0pC70 

Livro:  

SANTA ROSA, Nereide. Portinari. Coleção Mestres das artes no Brasil. São Paulo: Moderna, 2002.

Avaliação

Através de expressões orais e gráficas, o professor deverá observar se as crianças demonstram ter conhecimentos sobre as brincadeiras representadas no  acervo de obras de Cândido Portinari. Além disso, o professor deverá avaliar se a turma conhece fatos importantes da vida de Portinari.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.