17/11/2010
Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
É interessante que as crianças já tenham vivenciado algumas brincadeiras tradicionais.
1° Momento: O professor deverá iniciar a aula propondo à turma a realização de algumas brincadeiras. As brincadeiras sugeridas deverão fazer parte da temática incluída no acervo de obras de Cândido Portinari, como brincadeira de roda, pula carniça etc
2° Momento: Ao final da vivência, o professor deverá apresentar obras de Cândido Portinari relacionadas à temática e encaminhar a apreciação de algumas obras: o que elas estão vendo, crianças, animais, adultos, objetos? Qual ação está ocorrendo? A cena ocorre durante o dia ou à noite? A obra remete a lembranças? Quais?
Ronda Infantil de Cândido Portinari. Disponível em:
http://marciliomedeiros.zip.net/images/RondaInfantilPortinari.jpg
Pula carniça de Cândido Portinari. Disponível em:
3° Momento: Após a apreciação das obras, o professor deverá apresentar Cândido Portinari como o artista que criou as obras apreciadas: dizer seu nome, mostrar fotos e contar a história de fatos importantes vividos que revelem às crianças o momento sócio-histórico e cultural no qual ele viveu.
4° Momento: Em seguida, o professor deverá propor um momento de fazer artístico. O professor orientará às crianças a representarem as brincadeiras, através de algumas técnicas artísticas, tais como: desenho cego, pintura com pontilhismo ou giz de cera e vela, bricolagem... A sugestão é organizar os materiais por cantos para que as crianças possam manuseá-los de acordo com a técnica escolhida. Salientamos que, na primeira vez, o número de opções seja reduzido e que a oferta seja ampliada gradativamente.
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=3ylSqLpMXt4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=hF4hXf7yM24&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=UFUW-U0pC70
Livro:
SANTA ROSA, Nereide. Portinari. Coleção Mestres das artes no Brasil. São Paulo: Moderna, 2002.
Através de expressões orais e gráficas, o professor deverá observar se as crianças demonstram ter conhecimentos sobre as brincadeiras representadas no acervo de obras de Cândido Portinari. Além disso, o professor deverá avaliar se a turma conhece fatos importantes da vida de Portinari.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/11/2014
Cinco estrelasmuito bom este planejamento, trabalho com crianças de cinco e quatro anos, vou adaptá-lo para a realidade de minha turma.