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Bem Estar, Saúde, Qualidade de Vida e Cotidiano

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Zaida Barros Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Avaliar a importância de uma vida saudável  

2) Identificar hábitos saudáveis relacionados ao sono, à higiene, alimentação e ao lazer

3) Avaliar a importância de hábitos saudáveis para o bem estar no cotidiano

4) Relacionar ciência, tecnologia, saúde e cotidiano

Duração das atividades
3 aulas (50minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistema digestório, sistema locomotor

Estratégias e recursos da aula

Fonte: http://www.secrel.com.br/iqvida/index.html   

ATIVIDADE 1: Sensibilização

Exibição do filme: Qualidade de vida: O que é ser feliz

Filme disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=S8Hc3L3cP14&feature=related               

Os recursos utilizados para esse momento da aula são um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo selecionado. Após a exibição, faça um levantamento das ideias principais e aspectos que os/as alunos/as consideraram mais relevantes/ significativos ou aqueles que mais chamaram a atenção deles/as.

ATIVIDADE 2

Trabalhando com o texto:

                                        Saúde, qualidade de vida e bem estar social

A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças

Quando a Organização Mundial da Saúde foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, havia uma preocupação em traçar uma definição positiva de saúde, que incluiria fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de saúde e etc. O "bem-estar social" da definição veio de uma preocupação com a devastação causada pela guerra, assim como de um otimismo em relação à paz mundial — a Guerra Fria ainda não tinha começado. A OMS foi ainda a primeira organização internacional de saúde a considerar-se responsável pela saúde mental, e não apenas pela saúde do corpo. A definição adotada pela OMS tem sido alvo de inúmeras críticas desde então. Definir a saúde como um estado de completo bem estar faz com que a saúde seja algo ideal, inatingível, e assim a definição não pode ser usada como meta pelos serviços de saúde.O ambiente físico é talvez o fator mais importante que deve ser considerado na classificação do estado de saúde de um indivíduo. Isso inclui fatores como água e ar limpos, casas, comunidades e estradas seguras, todos contribuindo para a boa saúde.

A percepção de saúde varia muito entre as diferentes culturas, assim quanto as crenças sobre o que traz ou retira a saúde. A OMS define ainda a Engenharia sanitária como sendo um conjunto de tecnologias que promovem o bem-estar físico, mental e social. Sabe-se que sem o saneamento básico (sistemas de água, de esgotos sanitários e de limpeza urbana) a saúde pública fica completamente prejudicada. A OMS reconhece ainda que a cada unidade monetária (dólar, euro, real, etc.) dispendida em saneamento economiza-se cerca de quatro a cinco unidades em sistemas de saúde (postos, hospitais, tratamentos,etc.) e que cerca de 80% das doenças mundiais são causadas por falta de água potável suficiente para atender as populações.

Um dos principais fatores ambientais que afetam a saúde é a qualidade da água, especialmente para a saúde dos lactentes e das crianças em países em desenvolvimento. Estudos mostram que em países desenvolvidos, a falta de espaços de lazer no bairro que inclua o ambiente natural conduz a níveis mais baixos de satisfação nesses bairros e níveis mais elevados de obesidade e, portanto, menor bem-estar geral. Por isso, os benefícios psicológicos positivos do espaço natural em aglomerações urbanas devem ser levados em conta nas políticas públicas e de uso da terra. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os principais determinantes da saúde incluem o ambiente social e econômico, o ambiente físico e as características e comportamentos individuais da pessoa. Em geral, o contexto em que um indivíduo vive é de grande importância na sua qualidade de vida e em seu estado de saúde. O ambiente social e econômico são fatores essenciais na determinação do estado de saúde dos indivíduos dado o fato de que altos níveis educacionais estão relacionados com um alto padrão de vida, bem como uma maior renda. Geralmente, as pessoas que terminam o ensino superior têm maior probabilidade de conseguir um emprego melhor e, portanto, são menos propensas ao estresse em comparação com indivíduos com baixa escolaridade.

Texto adaptado. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%BAde    

Explorando o texto:

1) Conceito de saúde

2) Significado da sigla OMS

3) Conceito inicial de saúde, segundo a OMS

4) Na sua opinião, por que a OMS têm recebido críticas em relação ao conceito de saúde por ela adotado?

5) Qual é a sua opinião em relação a estas críticas?

6) Quais são os fatores apontados no texto, que interferem na saúde, no bem estar e na qualidade de vida das pessoas?

7) Você concorda com estes fatores ou não? Você excluiria ou incluiria algum outro fator? Qual (ais)?

8) Pensando na sua realidade, qual (ais) deste (s) fatores estão  presentes e ou ausentes no seu cotidiano?

9) Comente as seguintes afirmativas:

a) "O ambiente social e econômico são fatores essenciais na determinação do estado de saúde dos indivíduos." 

b) "As pessoas que terminam o ensino superior têm maior probabilidade de conseguir um emprego melhor e, portanto, são menos propensas ao estresse em comparação com indivíduos com baixa escolaridade."

Professor/a: Você pode explorar este texto oralmente permitindo que todos/as alunos/as participem ou pode dividir os/as alunos/as em grupos com cinco elementos.

ATIVIDADE 3

Solicitar a construção de uma síntese do grupo em relação ao tema debatido. Cada grupo deverá apresentar esta síntese aos outros colegas. Esta apresentação pode ser em forma de texto, poesia,paródia ou dramatização. Aproveite para estimular a criatividade dos/as alunos/as, bem como oferecer a eles/as uma oportunidade de se expressarem de uma forma diferente.

 

ATIVIDADE 4

Exibição do filme: Benefícios da Atividade física (4:10)

 http://www.youtube.com/watch?v=KUAbFeeOF7o&feature=fvw 

Professor/a: Solicite que os/as alunos/as registrem no caderno, quais são os benefícios da atividade física citados no filme.

ATIVIDADE 5

VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE:

Nesse último momento da aula a ideia é abordar o tema em questão na perspectiva da interdisciplinaridade. Cabe a você professor/a de ciências, entrar em contato com professores das seguintes áreas e solicitar que estes desenvolvam um trabalho em parceria com você:

GEOGRAFIA: Localizar no mapa do Brasil quais são as regiões que apresentam problemas ligados ao saneamento básico.

MATEMÁTICA: Construir gráficos ou tabelas apontando quais são os maiores problemas que a população brasileira apresenta em relação à saúde, bem estar e qualidade de vida.

INFORMÁTICA: Nesta aula os/as alunos/as poderão fazer uma consulta aos sites da internet sugeridos abaixo, por meio dos quais poderão obter dados/informações para o desenvolvimento das atividades a serem desenvolvidas em parceria com os professores/as dos conteúdos sugeridos acima.

EDUCAÇÃO FÍSICA: Traçar um perfil dos/as alunos/as em relação às atividades físicas praticadas por eles/as tanto na escola como em espaços fora da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as será processual e poderá ser feita em todos os momentos da aula. Todos os recursos utilizados poderão servir como instrumentos avaliativos. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno/a na elaboração e participação em todas as atividades propostas.

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