Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cuca: da colonização ao sítio do pica-pau amarelo.

 

21/01/2011

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- a lenda folclórica da Cuca, compreendendo o sentido da história contada pelo professor.             

- brincadeiras lúdicas com a lenda trabalhada na aula.                    

- trabalhar a imaginação através da caracterização do personagem.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

A Cuca é um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro. Ela é conhecida popularmente como uma velha feia na forma de jacaré que rouba as crianças desobedientes. A origem desta lenda está em um dragão, o coca das lendas portuguesas, esta tradição foi trazida para o Brasil na época da colonização. Diz a lenda, que a Cuca rouba as crianças que desobedecem a seus pais. A Cuca dorme uma noite a cada 7 anos, e quando fica brava dá um berro que dá pra ouvir à 10 léguas de distância. Pelo fato da Cuca praticamente não dormir, alguns adultos tentam amedrontar as crianças que resistem dormir, dizendo que se elas não dormirem, a Cuca irá pegá-las.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_huHpn4Gdy58/TGsDNa_gjLI/AAAAAAAAAZI/XchEX_QmJTU/s320/a-cuca-1.gif

O professor explicará também para os alunos que a Cuca ficou popularmente conhecida nas obras do escritor brasileiro Monteiro Lobato, com o “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Na Tv, a Cuca era uma espécie de jacaré bípede com cabelo amarelo e uma voz horripilante, que tinha a ajuda do saci-pererê. Malvada, morava num lugar escuro (caverna) onde, como se fosse uma bruxa, ficava fazendo poções mágicas.

Depois dessa explicação, o professor passará o vídeo do desenho do “sitio do pica-pau amarelo” para os alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=9JJK6qAxhJY&feature=related

Atividade 1

Na primeira atividade prática da aula, a ser realizada na quadra, o professor escolherá um aluno para ser a Cuca, que ficará numa área escolhida pelo professor no meio da quadra, e essa área será a caverna da Cuca. O restante da turma ficará no final de um lado da quadra, esperando o sinal. O professor ensinará para os alunos o refrão da música da Cuca: “Cuidado Com a Cuca / Que a Cuca te pega /Te pega daqui, Te pega de lá”. Quando o aluno que está representando a Cuca acabar de cantar a música, todos da turma deverão correr para o outro lado da quadra, passando pela caverna, sem serem pegos pela Cuca. O aluno que for pego, se transformará em Cuca e ajudará o colega a pegar o restante da turma. A brincadeira termina quando todos forem pegos.

Atividade 2

Agora o professor dividirá a turma em duas equipes, e explicará que essa atividade será a primeira parte de uma gincana. Do outro lado da quadra será colocado um saco de lixo preto, que representará o caldeirão da Cuca, e dentro desse caldeirão estão os ingredientes para uma magia que a cuca está preparando. O objetivo dos grupos será correr até o caldeirão, pegar um papel de cada vez contendo um dos ingredientes da magia, voltar correndo e entregar o ingrediente para que seu grupo procure este objeto pela escola. O grupo que encontrar todos os ingredientes primeiro marcará dois pontos, e um ponto o grupo que conseguir cumprir a tarefa. No caminho entre os grupos e o caldeirão, o professor colocará alguns obstáculos para serem superados: cordas representando uma ponte; colchonetes representando rios; e cones representando pedras.

Sugiro alguns ingredientes que podem ser encontrados facilmente em qualquer escola:

- Folha de caderno

- Guardanapo

- Folha de árvore

- Pedaço de Giz

- Caneta ou lápis   

Atividade 3

Como última parte da gincana, esta atividade valerá três pontos para o grupo vencedor e dois pontos para o grupo que cumprir a tarefa. Baseado no desenho do “sitio do pica-pau amarelo” assistido no começo da aula, os alunos terão que criar e representar uma história com alguns dos principais personagens do desenho. O grupo que cria a melhor história e tiver a melhor representação marcará os três pontos. Os personagens são: Emília, Pedrinho, Narizinho, Saci, Dona Benta, Cuca, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Rabicó, Tio Barnabé ou outro personagem inventado pelo grupo.

Fonte: http://www.webquestbrasil.org/criador/user_image/zpkkii742393.jpg

No final da aula o professor reunirá a turma para uma avaliação.

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação para essa aula o professor fará alguns questionamentos: quais são as características da lenda da Cuca? Qual foi o programa que popularizou essa lenda? Qual foi a tarefa mais difícil de ser cumprida na gincana? O que gerou mais dificuldade: criar a história ou interpretá-la?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.