21/01/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
- a lenda folclórica da Cuca, compreendendo o sentido da história contada pelo professor.
- brincadeiras lúdicas com a lenda trabalhada na aula.
- trabalhar a imaginação através da caracterização do personagem.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
A Cuca é um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro. Ela é conhecida popularmente como uma velha feia na forma de jacaré que rouba as crianças desobedientes. A origem desta lenda está em um dragão, o coca das lendas portuguesas, esta tradição foi trazida para o Brasil na época da colonização. Diz a lenda, que a Cuca rouba as crianças que desobedecem a seus pais. A Cuca dorme uma noite a cada 7 anos, e quando fica brava dá um berro que dá pra ouvir à 10 léguas de distância. Pelo fato da Cuca praticamente não dormir, alguns adultos tentam amedrontar as crianças que resistem dormir, dizendo que se elas não dormirem, a Cuca irá pegá-las.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_huHpn4Gdy58/TGsDNa_gjLI/AAAAAAAAAZI/XchEX_QmJTU/s320/a-cuca-1.gif
O professor explicará também para os alunos que a Cuca ficou popularmente conhecida nas obras do escritor brasileiro Monteiro Lobato, com o “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Na Tv, a Cuca era uma espécie de jacaré bípede com cabelo amarelo e uma voz horripilante, que tinha a ajuda do saci-pererê. Malvada, morava num lugar escuro (caverna) onde, como se fosse uma bruxa, ficava fazendo poções mágicas.
Depois dessa explicação, o professor passará o vídeo do desenho do “sitio do pica-pau amarelo” para os alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=9JJK6qAxhJY&feature=related
Atividade 1
Na primeira atividade prática da aula, a ser realizada na quadra, o professor escolherá um aluno para ser a Cuca, que ficará numa área escolhida pelo professor no meio da quadra, e essa área será a caverna da Cuca. O restante da turma ficará no final de um lado da quadra, esperando o sinal. O professor ensinará para os alunos o refrão da música da Cuca: “Cuidado Com a Cuca / Que a Cuca te pega /Te pega daqui, Te pega de lá”. Quando o aluno que está representando a Cuca acabar de cantar a música, todos da turma deverão correr para o outro lado da quadra, passando pela caverna, sem serem pegos pela Cuca. O aluno que for pego, se transformará em Cuca e ajudará o colega a pegar o restante da turma. A brincadeira termina quando todos forem pegos.
Atividade 2
Agora o professor dividirá a turma em duas equipes, e explicará que essa atividade será a primeira parte de uma gincana. Do outro lado da quadra será colocado um saco de lixo preto, que representará o caldeirão da Cuca, e dentro desse caldeirão estão os ingredientes para uma magia que a cuca está preparando. O objetivo dos grupos será correr até o caldeirão, pegar um papel de cada vez contendo um dos ingredientes da magia, voltar correndo e entregar o ingrediente para que seu grupo procure este objeto pela escola. O grupo que encontrar todos os ingredientes primeiro marcará dois pontos, e um ponto o grupo que conseguir cumprir a tarefa. No caminho entre os grupos e o caldeirão, o professor colocará alguns obstáculos para serem superados: cordas representando uma ponte; colchonetes representando rios; e cones representando pedras.
Sugiro alguns ingredientes que podem ser encontrados facilmente em qualquer escola:
- Folha de caderno
- Guardanapo
- Folha de árvore
- Pedaço de Giz
- Caneta ou lápis
Atividade 3
Como última parte da gincana, esta atividade valerá três pontos para o grupo vencedor e dois pontos para o grupo que cumprir a tarefa. Baseado no desenho do “sitio do pica-pau amarelo” assistido no começo da aula, os alunos terão que criar e representar uma história com alguns dos principais personagens do desenho. O grupo que cria a melhor história e tiver a melhor representação marcará os três pontos. Os personagens são: Emília, Pedrinho, Narizinho, Saci, Dona Benta, Cuca, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Rabicó, Tio Barnabé ou outro personagem inventado pelo grupo.
Fonte: http://www.webquestbrasil.org/criador/user_image/zpkkii742393.jpg
No final da aula o professor reunirá a turma para uma avaliação.
Sites: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_cuca.htm
Como forma de avaliação para essa aula o professor fará alguns questionamentos: quais são as características da lenda da Cuca? Qual foi o programa que popularizou essa lenda? Qual foi a tarefa mais difícil de ser cumprida na gincana? O que gerou mais dificuldade: criar a história ou interpretá-la?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!