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Por um mundo sustentável

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Leandro Faber Lopes
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

· Aprofundar a temática do desenvolvimento sustentável;

· Analisar e debater os sete pontos da sustentabilidade de acordo com relatório da Comissão Europeia: A Lei do Desenvolvimento Sustentável – Princípios Gerais, 1992;

· Desenvolver a criatividade através da elaboração de materiais em defesa da causa ambiental (textos, cartazes, painéis, murais etc.).

Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Desenvolvimento Sustentável; Ecossistema; Esferas Terrestres (Biosfera, Atmosfera, Hidrosfera e Litosfera); ONG; Diversidade Biológica; Meio Ambiente.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01  

 1º passo

Professor, o tema desta aula permite abordagens muito variadas. Sugere-se dar início com a leitura dos dois fragmentos a seguir (textos 1 e 2), ambos escritos no Século XIX.

Texto 1

Chefe Seatlle (EUA, Século XIX)

(Foto: http://boletim.ifsc.usp.br/Todas-Noticias.php?rowid=379&rowid_vol=35&rowid_home=NAO, 19-11-2010) 

"No ano de 1854, o presidente dos Estados Unidos fez a uma tribo indígena a proposta de comprar grande parte de suas terras, oferecendo, em contrapartida, a concessão de uma outra 'reserva'. O texto da resposta, atribuído ao Chefe Seatlle, tem sido considerado, através dos tempos, um dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos a respeito da defesa do meio ambiente." (Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/Institucional/carta.asp, 19-11-2010.) 

Abaixo, destacam-se fragmentos do texto original.

Carta do Chefe Seatlle*

“Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? Essa ideia nos parece estranha. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como é possível comprá-los?  

[...]

Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede. Os rios carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e seus também. E, portanto, vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão.

[...]

O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontece com o homem. Há uma ligação em tudo.

[...]

Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo.

O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo.

[...]

Onde está o arvoredo? Desapareceu.

Onde está a águia? Desapareceu.

É o final da vida e o início da sobrevivência."

Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/Institucional/carta.asp, onde pode-se obter o texto completo; acessado em 19-11-2010. 

*Nota:

Este texto que circula pela Internet, cuja origem remonta ao ano "1854", quando o cacique Seatlle (chefe dos índios Suquamish) resposde ao presidente Franklin Pierce dos Estados Unidos, que lhes desejava comprar as terras, é na verdade de autoria de Ted Perry (ver comentários sobre o assunto em http://www.historylink.org/ ou http://www.pesquisador.org/fatos_05.html). Independente de quem seja o autor, o texto foi bastante usado por ambientalistas, defensores da natureza e dos direitos humanos para reforçar o argumento da transitoriedade de nossa existência, de amor pela natureza e da necessidade de se tomar conta da Terra.   

(Fonte: http://boletim.ifsc.usp.br/Todas-Noticias.php?rowid=379&rowid_vol=35&rowid_home=NAO, em 19-11-2010) 

Texto 2

Karl Marx

Fonte: http://users.ox.ac.uk/~ball0888/manifesto/marxgallery.html, acessado em 19-11-2010. 

Até o início da década de 1990 pensava-se normalmente que deveríamos optar entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, como se essas metas não pudessem ser conciliadas. Entretanto, no século XIX, Karl Marx aconselhava:       

“... mesmo uma sociedade inteira, uma nação, ou mesmo todas as sociedades de uma mesma época, tomadas em conjunto, não são proprietárias da terra. São somente seus possessores, seus usufrutuários, e têm o dever de deixá-la melhorada, como bons pais de família, às gerações sucessivas.” (Fonte: MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: CivilizaçãoBrasileira, 2006.)

Sugestão de atividade:

Com base na leitura e discussão dos textos 1 e 2, responda:

1. Com base no texto 1, identifique e explique o modelo de desenvolvimento que hoje mais se aproximaria da visão expressa na carta de 1854, atribuída ao Chefe Seattle, sobre as relações entre o homem e a natureza.

2. A partir da leitura do texto 2,  responda:

a) Embora antigas, as ideias de Marx permanecem atuais? Elas possuem alguma relação com o texto atribuído ao Chefe Seatlle?

b) Indique e explique, de acordo com seu conceito moderno, o tipo de desenvolvimento ao qual o filósofo alemão fazia referência no século XIX. 

2º passo:

Trabalhe com a turma os textos 3 e 4:

Texto 3

Artigo 2° da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB)   

"Utilização sustentável significa a utilização de componentes da diversidade biológica de modo e em ritmo tais que não levem, no longo prazo, à diminuição da diversidade biológica, mantendo assim seu potencial para atender às necessidades e aspirações das gerações presentes e futuras."   

Texto completo disponível em: http://www.onu-brasil.org.br/doc_cdb1.php, acessado em 17/10/2010.      

Texto 4

O que é Desenvolvimento Sustentável?   

"A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.   Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental."  

Disponível em: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/, acessado em 17/10/2010.      

Sugestão de atividade:

1. Após a leitura dos textos 3 e 4, é possível afirmar que há relações diretas entre os textos do séc. XIX (1 e 2) e os textos do séc. XX (3 e 4)? Explique.

2. Na Carta do Chefe Seatlle, o seguinte trecho chama à atenção pela sua atualidade: "O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontece com o homem. Há uma ligação em tudo." Quando diz que tudo está interligado, nos remete ao conceito de ecossistema - conjunto natural de interação entre a comunidade biótica e o meio abiótico, no qual todas as partes são essenciais ao equilíbrio do todo. Seguindo o pensamento daquele homem do século XIX, aliado à concepção de ecossistema, escreva um texto a partir da campanha da ONG WWF-Brasil, apresentada nas duas figuras a seguir. Para escrever seu texto, imagine-se na condição de responsável pela redação do texto que comporia a terceira tela da campanha.

Tela 1

Fonte: http://cuidardanatureza.wwf.org.br/, em 19-11-2010. 

Tela 2

Fonte: http://cuidardanatureza.wwf.org.br/#/home, em 19-11-2010. 

3º passo: 

Professor, para desdobrar o tema e enriquecer o debate com os alunos, esclareça que o desenvolvimento sustentável é algo amplo e que, para que as nações do mundo possam alcançá-lo, vários aspectos devem ser considerados.

É importante frisar que não se trata apenas de proteger a natureza, mas de se levar em conta outros campos ou setores da sociedade.   

De acordo com o relatório da Comissão Europeia, A Lei do Desenvolvimento Sustentável – Princípios Gerais, redigido por Michael Decleris em 1992, a sustentabilidade baseia-se em sete pontos:   

1.      Um Mundo Próspero – considerando-se os processos de proteção ambiental;

2.      Um Mundo Justo – focando o combate às questões da pobreza e das mudanças nos modelos de consumo;

3.      Um Mundo Habitável – que considera as questões do desenvolvimento humano;

4.      Um Mundo Fértil – em razão da utilização eficiente dos recursos naturais;

5.      Um Mundo Compartilhado – incluindo os recursos da atmosfera, dos oceanos, dos mares e da vida marítima;

6.      Um Mundo Limpo – que prevê a administração dos resíduos tóxicos e radioativos;

7.      Um Mundo das Pessoas – que considera primordial a educação, informação e mobilização dos diferentes grupos sociais (comunidades tradicionais, ONGs, cientistas,  proprietários rurais, sindicalistas, governos locais, mulheres e crianças, etc.) para o desenvolvimento sustentável.

Sugestão de atividade:

Uma vez apresentados os sete pontos acima, a turma deverá ser dividida em grupos, de maneira que cada equipe fique responsável por um dos itens, a serem sorteados. A proposta é que cada grupo desenvolva um pequeno texto de, no mínimo, uma página, que contenha a visão do mesmo sobre o assunto.   

Além de promover a discussão e o trabalho entre os alunos, esta atividade tem como objetivo promover a reflexão desses sujeitos a respeito de temas que importam à sua formação humana.   

É importante que o professor circule por entre os grupos auxiliando-os e estimulando-os com pequenas contribuições, mas dando-lhes autonomia para produzirem seus próprios textos.

Neste momento, é a visão dos alunos que mais importa.   

Caso o tempo desta aula seja insuficiente para que os grupos terminem a redação do texto, peça-lhes que o entreguem, mesmo incompletos, a fim de terminá-los na aula seguinte. Esta é uma oportunidade para você, professor, fazer uma primeira leitura daquilo que os alunos escreveram sobre o assunto.   

Professor, peça aos alunos que tragam os seguintes materiais para a próxima aula:

revistas e jornais que possam ser recortados;

cartolinas;

tesouras;

canetas hidrocores;

cola.   

Aula 02   

1º passo

Depois de organizados os grupos da aula anterior, os alunos receberão seus textos de volta,  quando farão uma releitura daquilo que escreveram. O objetivo é que revisitem e concluam o texto.   

2º passo 

Os grupos irão utilizar os materiais trazidos para criar pequenos cartazes que ilustrem suas ideias a respeito dos temas trabalhados por cada um deles.

É importante orientá-los para que recriem, agora com ilustrações e pequenas frases, as mensagens trazidas em seus textos.  

O objetivo é que os alunos desenvolvam trabalhos interessantes e criativos que possam ser apresentados às demais turmas em espaço apropriado da escola.

Se o tempo para a fixação dos cartazes nos locais onde ficarão exibidos for insuficiente, o professor e a turma poderão fazer isso na aula seguinte.   

Professor, para motivá-los, leve exemplos de campanhas criativas, como as que seguem abaixo:

Exemplo 1

Fonte: http://www.energiaeficiente.com.br/wp-content/uploads/2009/07/wwf.jpg, em 19-11-2010. 

Exemplo 2

Fonte: http://www.energiaeficiente.com.br/wp-content/uploads/2009/07/ad_wwf_espaa_02.jpg, em 19-11-2010. 

Exemplo 3

Fonte: http://www.gluon.com.br/blog/wp-content/uploads/2007/09/wwf1g.jpg, em 19-11-2010. 

Exemplo 4

Fonte: http://escoladecriacao.espm.br/blog/?tag=curso-de-criacao-da-espm, em 19-11-2010. 

Exemplo 5

Fonte: http://nutsideias.files.wordpress.com/2010/09/greenpeace.jpg, em 19-11-2010. 

Recursos Complementares

Sites sugeridos para pesquisa eletrônica:

http://www.jovemcientista.cnpq.br/, em 19-11-2010.          

http://www.wwf.org.br/, em 19-11-2010. 

- http://www.onu-brasil.org.br/, em 19-11-2010. 

http://www.onu-brasil.org.br/agencias_pnuma.php, em 19-11-2010.         

- http://www.oeco.com.br/, em 19-11-2010. 

- http://sustentabilidade.zip.net/, em 19-11-2010. 

Referências bibliográficas

- LEIS, H. R. Modernidade insustentável: as críticas do ambientalismo à sociedade contemporânea. Petrópolis: Vozes, 1999.

- LIMA, A. Oliveira. Sobre a teoria do consumo responsável, 2001.

- PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Elementos para políticas em direção a um consumo sustentável. In: Consumo Sustentável, Secretaria do Meio Ambiente, São Paulo, 1998.

- PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2005.

- VEIGA, J. E. Caminhos do desenvolvimento sustentável. In: O Estado de São Paulo. São Paulo, 2002.

Avaliação

Ao final da primeira aula: o educador irá avaliar a participação dos alunos, desde a formação e organização dos grupos, até seu envolvimento nas discussões e na produção do material solicitado (textos).

Ao final da segunda aula: será avaliado o comprometimento dos educandos com a organização dos trabalhos nos grupos e com a produção dos materiais (textos e cartazes).

O professor deverá valorizar, sobretudo, a criatividade e o esforço desprendido por cada equipe.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
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Opiniões

  • laila, França - disse:
    lailaamaral@hotmail.com

    03/04/2013

    Três estrelas

    gostei mais seria bom se tivesse as respostas!


  • Lucianna Ribeiro de Lima, Escola de Educação Básica da UFU , Minas Gerais - disse:
    luciannadelima@yahoo.com.br

    19/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelente proposta Leandro! Sua aula amplia as discussões sobre o tema e possibilita a retomada de valores fundamentais para a vida no século XXI. Parabéns!


Sem classificação.
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