Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando e recriando músicas e gestos

 

07/11/2010

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares de , Charlene

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Experimentar brincadeiras envolvendo músicas e gestos
  • Ampliar as possibilidades expressivas das crianças, experimentando outros movimentos, a partir da inclusão ou não de materiais na brincadeira conhecida.
  • Respeitar as regras construídas para a brincadeira coletiva
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o sucesso da aula é necessário que cada criança seja capaz de movimentar-se no espaço, tenha suas possibilidades de movimentar-se respeitadas e que o seu corpo seja visto como forma de atuação no mundo.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: O professor deverá convidar o grupo para realizar algumas brincadeiras que envolvam música e gestos, tais como: Rock pop; serra pau, serrador; formiguinha da roça.

Crianças brincando: fonte: arquivos da autora

2° Momento: Depois de vivenciar várias brincadeiras, envolvendo gestos e músicas, a sugestão para este momento é realizar uma brincadeira usando materiais, a saber: Escravos de Jó. Primeiramente, o professor realizará a brincadeira com as crianças organizadas em uma roda, sentadas, cada uma com um objeto na mão – pode ser uma pedra -Ao sinal, todas iniciam a canção e passam o objeto para o colega ao lado. É necessário combinar previamente os movimentos a serem seguidos pelo grupo, de acordo com as orientações da música.

3° Momento: Em seguida, o professor poderá propor variações para a brincadeira “Escravos de Jó”. Depois da realização da brincadeira com um objeto, o professor poderá solicitar que as crianças sigam as orientações da canção, movimentando o corpo inteiro ou os braços ou as pernas... A atividade deverá ser encaminhada ainda em círculo para que o professor coordene as sugestões das crianças ou ainda possa também propor movimentos em algumas situações. A intenção é constituir uma brincadeira coletiva a partir das diversas sugestões individuais. É papel do professor organizar espaço e materiais adequados para a atividade. O professor poderá fotografar as crianças em movimento.

4° Momento: Ao final da aula, o professor organizará uma roda de conversa, com o objetivo de suscitar as impressões das crianças sobre a vivência. Em seguida, o professor combinará com a turma um painel intitulado “Escravos de Jó: as crianças em movimento”, com imagens – fotos e desenhos - relacionadas aos movimentos criados e recriados durante a brincadeira.

Recursos Complementares
Avaliação

Durante todo o desenvolvimento da aula, o professor deverá levar em conta o envolvimento e comprometimento das crianças em relação aos objetivos propostos ao longo dos quatro momentos. Nessa perspectiva, deve-se observar se o grupo e cada uma, individualmente, estão participando das brincadeiras propostas, recriando os movimentos e respeitando as regras e os colegas. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Vanismar Ramos , Conservatório Cora Pavan Caparelli , Minas Gerais - disse:
    vanismar.ramos@hotmail.com

    15/04/2014

    Cinco estrelas

    Excelente projeto !


  • evania lucia, escola gunar wring , Rondônia - disse:
    ainavenq@hotmail.com

    23/06/2012

    Cinco estrelas

    muito bom, otimo. parabens aos autores.


  • Maria Vanúzia da Silva, Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda , Alagoas - disse:
    vanuziajb@hotmail.com

    08/11/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa essa aula! É importante trabalhar com crianças dessa forma, pois não podemos habituar as crianças desde cedo ao lápis e o papel..é preciso desenvolver habilidades e competencias para que nas séries futuras elas sejam sujeitos autonômos na produção de conhecimento.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.