07/11/2010
Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares de , Charlene
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Para o sucesso da aula é necessário que cada criança seja capaz de movimentar-se no espaço, tenha suas possibilidades de movimentar-se respeitadas e que o seu corpo seja visto como forma de atuação no mundo.
1° Momento: O professor deverá convidar o grupo para realizar algumas brincadeiras que envolvam música e gestos, tais como: Rock pop; serra pau, serrador; formiguinha da roça.
Crianças brincando: fonte: arquivos da autora
2° Momento: Depois de vivenciar várias brincadeiras, envolvendo gestos e músicas, a sugestão para este momento é realizar uma brincadeira usando materiais, a saber: Escravos de Jó. Primeiramente, o professor realizará a brincadeira com as crianças organizadas em uma roda, sentadas, cada uma com um objeto na mão – pode ser uma pedra -Ao sinal, todas iniciam a canção e passam o objeto para o colega ao lado. É necessário combinar previamente os movimentos a serem seguidos pelo grupo, de acordo com as orientações da música.
3° Momento: Em seguida, o professor poderá propor variações para a brincadeira “Escravos de Jó”. Depois da realização da brincadeira com um objeto, o professor poderá solicitar que as crianças sigam as orientações da canção, movimentando o corpo inteiro ou os braços ou as pernas... A atividade deverá ser encaminhada ainda em círculo para que o professor coordene as sugestões das crianças ou ainda possa também propor movimentos em algumas situações. A intenção é constituir uma brincadeira coletiva a partir das diversas sugestões individuais. É papel do professor organizar espaço e materiais adequados para a atividade. O professor poderá fotografar as crianças em movimento.
4° Momento: Ao final da aula, o professor organizará uma roda de conversa, com o objetivo de suscitar as impressões das crianças sobre a vivência. Em seguida, o professor combinará com a turma um painel intitulado “Escravos de Jó: as crianças em movimento”, com imagens – fotos e desenhos - relacionadas aos movimentos criados e recriados durante a brincadeira.
http://crescendoeaprendendo.blogspot.com/2007/01/msicas-com-gestos.html
Durante todo o desenvolvimento da aula, o professor deverá levar em conta o envolvimento e comprometimento das crianças em relação aos objetivos propostos ao longo dos quatro momentos. Nessa perspectiva, deve-se observar se o grupo e cada uma, individualmente, estão participando das brincadeiras propostas, recriando os movimentos e respeitando as regras e os colegas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/04/2014
Cinco estrelasExcelente projeto !
23/06/2012
Cinco estrelasmuito bom, otimo. parabens aos autores.
08/11/2010
Quatro estrelasMuito boa essa aula! É importante trabalhar com crianças dessa forma, pois não podemos habituar as crianças desde cedo ao lápis e o papel..é preciso desenvolver habilidades e competencias para que nas séries futuras elas sejam sujeitos autonômos na produção de conhecimento.