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O lançamento de martelo no Atletismo

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as regras que incidem sobre o lançamento de martelo no Atletismo;

Conhecer algumas técnicas e estratégias mais utilizadas para o lançamento de martelo.

Duração das atividades
150 minutos / 3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A história do Atletismo e regras do lançamento de martelo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Exibir o vídeo abaixo sobre a modalidade a ser trabalhada na aula:   

http://www.youtube.com/watch?v=L2oyOAK4Ums (acesso em 15/10/10).   

Em seguida o professor deverá questionar:   

Qual é a atividade que está sendo apresentada?   

Ela pertence à qual esporte?   

O professor então dirá que o vídeo apresentou uma série de lançamentos de martelo, modalidade presente no Atletismo. Em seguida, com o auxílio da internet e os alunos organizados em duplas, o questionário abaixo deverá ser respondido:   

- Apesar de chamar-se lançamento de MARTELO, não é utilizada nenhuma peça que se assemelha a este instrumento na prática. Qual é a justificativa histórica para este fato?   

- Quais outros materiais são fundamentais para prática segura desta modalidade?   

- Qual o peso e o tamanho do martelo nas categorias adultas (masculina e feminina)? E os seus recordes mundiais?   

- Qual é o tamanho da área para lançamento do martelo?   

- Em quais situações é considerada uma tentativa falha no lançamento de martelo?   

LINKS PARA PESQUISA:  

http://atletismo10td.wordpress.com/2010/02/26/lancamento-de-martelo/ (acesso em 15/10/10).   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lan%C3%A7amento_de_martelo (acesso em 15/10/10).    

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090307141134AAEuuJG (acesso em 15/10/10).    

http://esportes.terra.com.br/atenas2004/interna/0,,OI357367-EI2806,00.html (acesso em 15/10/10).    

Atividade 2:   

Para a prática desta modalidade dentro do espaço escolar, faz-se necessário adaptar o material para que não haja acidentes. Se a escola tiver o material oficial, o professor poderá apresentá-los para os alunos explicando a necessidade de adaptação.   

FOTO DO MARTELO OFICIAL

http://www.casasenna.com/produtos/images/atletismo_12.gif (acesso em 15/10/10).   

O professor poderá optar entre dois tipos de “martelo”. O primeiro poderá ser feito pelo próprio professor, caso a escola tenha uma quantidade disponível para a turma. Na outra situação, o professor deverá pedir com antecedência os materiais necessários para os alunos trazerem de casa.   

O primeiro tipo de martelo poderá ser confeccionado com um “medicineball” de 1 quilo ou uma bola de tênis e um saco de pano. Coloca-se um dos materiais dentro do saco e amarra-se, bem próximo à bola, para que ela não saia do lugar, com um barbante grosso ou fita isolante.   

FOTOS DOS MATERIAIS  

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=139976653_3980.jpg&v=E (acesso em 15/10/10).    

http://static.letsbuyit.com/filer/images/uk/products/original/141/66/bbe-1kg-medicine-ball-rubber-14166648.jpeg (acesso em 15/10/10).    

http://www.capatangara.com/imagens/produtos/1013/bola_tenis.jpg (acesso em 15/10/10).    

No segundo tipo de martelo, os alunos trarão de casa sacolas plásticas e jornais. A confecção do implemento começará com os alunos amassando as folhas de jornais, prensando-as em um formato de bola. Coloca-se este agrupado de jornais dentro da sacola plástica. Com o auxílio de um durex, prende-se a bola dentro da sacola bem próxima ao seu fundo, mantendo assim o formato.   

Em uma área ampla, um aluno por vez poderá testar o seu material. Neste momento é interessante incentivar os alunos a experimentarem várias formas de lançar o martelo (girando, com uma mãos, com as duas...).   

Atividade 3:   

Com o auxílio de uma trena e em um espaço bem amplo, o professor irá propor uma atividade que se aproximará de uma competição oficial. Como implemento para sua realização, os martelos criados na atividade anterior. Seguem regras a serem respeitadas:   

- Os alunos só poderão lançar de dentro do círculo de saída, que terá o diâmetro de 2 metros. Caso o aluno pise fora ou mesmo na linha do círculo no ato de lançar, sua tentativa será invalidada;   

- Cada aluno terá a oportunidade de realizar três tentativas;   

- O aluno terá liberdade na execução do lançamento podendo girar, usar uma mão ou as duas e etc.   

Vence aquele que, ao final de todos os lançamentos, obtiver a melhor distância atingida no momento em que o martelo atinge o solo (que deverá ser medida com a trena até o círculo de lançamento).   

Mesmo com os materiais adaptados, faz-se necessário observar os critérios de segurança para essa prática. Os alunos deverão ficar afastados da zona de lançamento e fora da área de queda.

Recursos Complementares

Site da Confederação Brasileira de Atletismo: http://www.cbat.org.br/provas/default.asp (acesso em 15/10/10). 

Texto da Avaliação: http://adect2.no.sapo.pt/artigos/pdf/martelo.pdf (acesso em 15/10/10). 

Avaliação

Em uma folha de papel, o professor proporá uma dissertação sobre o tema da aula:   

OBSERVE O TEXTO ABAIXO:   

“Ultimamente, foi na Alemanha que o martelo passou a ser estudado cuidadosamente em seus princípios mecânicos, aplicação das energias e movimentos humanos, contribuindo assim para o aparecimento de novas técnicas, que vieram melhorar consideravelmente a performance nesta prova. Desta forma, hoje os martelos altamente desenvolvidos sob o ponto de vista técnico, estão sendo aperfeiçoados pelos estudiosos e com eles os atletas com muita força, poderão atingir uma distância que se aproxima dos 100 metros. Desta maneira, os estádios tornaram-se pequenos, enquanto que os riscos de acidentes aumentam. Então, a exemplo do que aconteceu com o dardo, que teve a sua aerodinâmica modificada, para assim encurtar a distância do lançamento, o mesmo acontecerá fatalmente com o martelo.”   

TEXTO RETIRADO DE: http://adect2.no.sapo.pt/artigos/pdf/martelo.pdf (acesso em 15/10/10 - ver em recursos complementares)  

 Com base nesse texto e com suas experiências na aula, qual foi, em sua opinião, a melhor forma de lançar o martelo? Por quê?

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