Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Matriz energética mundial: que caminhos seguir?

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Leandro Faber Lopes
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Natureza e as questões sócio-ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Espera-se que o aluno possa apreender a importância da questão energética, os principais aspectos da atual matriz energética mundial e as principais diferenças entre as fontes energéticas alternativas e tradicionais. Além disso, deseja-se que seja capaz de pesquisar, debater e propor alternativas para o setor energético mundial. A leitura eficiente de tabelas e gráficos é outro objetivo que espera-se seja alcançado pelo educando.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Matriz Energética; Combustíveis Fósseis; Recursos Energéticos (renováveis e não renováveis); Leitura e interpretação de gráficos.

Estratégias e recursos da aula

1º passo

Leia para a turma o seguinte fragmento:

"[...] o principal aspecto do problema do aquecimento global é o uso de combustíveis fósseis. Somente com o seu fim, os países poderão frear o crescimento econômico irresponsável."

(José Eli da Veiga, economista, 22/06/2007, em participação no debate Diálogos Sustentáveis - http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/eventos/conteudo_237741.shtml, acessado em 20-11-2010). 

Consulte a turma sobre o sentido da frase do economista acima.

Sugestão de atividade:

Como ponto de partida para a atividade, apresente as imagens abaixo, que pertencem a campanhas da ONG ambientalista WWF:

Figura 1. Adesivo inteligente

(Fonte: http://www.dicasverdes.com/2008/06/adesivo-da-wwf-ajuda-a-economizar-energia/, em 20-11-2010) 

A WWF criou em 2008 a campanha WWF Switch (quando sair do quarto por favor desligue), ótima para lembrar aos consumidores de energia elétrica que, ao sair do recinto, apague a luz (por gentileza).

Figura 2. O que sai do carro

(Fonte: http://souzaprii.blogspot.com/2010/05/17-dicas-da-wwf-para-economizar-energia.html, em 20-11-2010) 

A partir da análise das imagens, proponha algumas questões como as que seguem:

1. Enumere os principais usos dos recursos energéticos na atualidade.

2. Indique as principais formas como a energia é obtida da natureza e como é transformada.

3. Relate as principais fontes energéticas, separando-as em duas categorias: as tradicionais e as alternativas.

4. Estabeça algumas relações entre energia e meio ambiente.

2º passo: 

Professor (a), trabalhe o conceito de MATRIZ ENERGÉTICA.

Para facilitar, disponibilize e discuta com a turma o texto a seguir:

"Matriz energética é o conjunto das fontes primárias e secundárias de energia disponíveis, somado às formas disponíveis para transformá-las e, também, ao modo como essa energia é usada. Portanto, há dois aspectos a serem observados:

- o primeiro são as fontes de energia, que podem ser primárias (coletadas diretamente da natureza, como o petróleo e a madeira) ou secundárias (produzidas com as primárias, como o diesel e o carvão vegetal). Incluímos nesse primeiro aspecto também as maneiras como essas fontes são transformadas uma em outra (refino, no caso do petróleo, e queima, no caso da madeira);

- o segundo aspecto considerado é a forma como é consumida – por exemplo, como eletricidade ou como combustível para motores, ou ainda no consumo domiciliar."   

(Fonte: Atualidades: Vestibular 2007. O nó energético global. São Paulo: Editora Abril, 2006.)

Em seguida apresente à turma a composição da atual matriz energética mundial. Ao invés de textos, faço uso de gráficos.  O interessante, nesta aultura da aula, é levar os alunos a fazerem sua leitura e interpretação.

 Gráfico 1

Disponível em: http://catedradogas.iee.usp.br/gasnatural/img/fenergiainternamundo.jpg, acessado em 19/10/2010. 

Gráfico 2 

(Fonte: http://www.faap.br/faculdades/economia/ciencias_economicas/semana_2007.asp, em 20-11-2010) 

 

Sugestão de atividade:

Professor (a), proponha questões que levem os alunos a analisarem os gráficos acima, relacionando os dados apresentados com conhecimentos prévios dos jovens sobre o assunto. Questões sugeridas:   

a) Compare a participação das fontes energéticas renováveis com a dos combustíveis fósseis (não renováveis) na oferta de energia primária mundial em 2007.

b) Dentre os combustíveis fósseis, qual deles predomina na matriz energética mundial? Explique por que isso é motivo de preocupação.

c) Por que as fontes energéticas renováveis compõem um percentual limitado na matriz energética mundial?

d) Que fatores naturais favorecem o potencial de geração de energia renovável no território brasileiro?

e) Explique por que, em termos de comparação, o Brasil ocupa uma posição favorável em relação à média mundial no setor energético.

3º passo:

Converse com a turma sobre as questões propostas na atividade anterior e faça as interferências necessárias. Busque a máxima participação dos alunos, questionando suas respostas no sentido de estimulá-los ao debate entre si e com o professor.

Sugestão de atividade oral:

Promova um pequeno debate em torno dos seguintes pontos:

- a dependência extrema dos combustíveis fósseis, com destaque para o petróleo, e os problemas que isso acarreta;

- a pequena participação das fontes renováveis e limpas e porque isso ocorre;

- a importância da diversificação da matriz energética mundial.  

Estimule os alunos a opinarem sobre as questões levantadas, valorizando suas falas e fazendo as devidas interferências.

4º passo:

Professor (a), entregue a cada estudante folhas que contenham tabelas a serem preenchidas. Elabore as tabelas de acordo com os conteúdos que deseja trabalhar com os alunos (abaixo estão algumas sugestões).

Sugestão de atividade:

O objetivo desta atividade é envolver a turma na confecção das tabelas apresentadas, de forma a aprofundar o tema da aula. Peça aos alunos que se reúnam em duplas ou em pequenos grupos para realizar a atividade proposta.

TABELA 1. PRINCIPAIS FONTES ENERGÉTICAS MUNDIAIS: VANTAGENS E DESVANTAGENS  

RENOVÁVEIS

VANTAGENS

DESVANTAGENS

NÃO

RENOVÁVEIS

VANTAGENS

DESVANTAGENS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TABELA 2. PRINCIPAIS FONTES ENERGÉTICAS MUNDIAIS

TRADICIONAIS

ALTERNATIVAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TABELA 3. PRINCIPAIS FONTES ENERGÉTICAS MUNDIAIS

RENOVÁVEIS

RENOVÁVEIS LIMPAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TABELA 4. MATRIZ ENERGÉTICA MUNDIAL

PRINCIPAIS PROBLEMAS

ALTERNATIVAS VIÁVEIS DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO E AMBIENTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para finalizar a aula, converse com os alunos sobre os pontos que levantaram mais dúvidas durante a confecção das tabelas apresentadas.

                                                                                            

Recursos Complementares

Sites sugeridos para ampliação do tema:

 Ministério de Minas e Energia: http://www.mme.gov.br/, acessado em 18-11-2010.  

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis: http://www.anp.gov.br/, acessado em 18-11-2010. 

Agência Internacional de Energia: http://www.iea.org/, acessado em 18-11-2010 (página em inglês, pode ser traduzida pelo tradutor do google).

BP Global: http://www.bp.com/bodycopyarticle.do?categoryId=1&contentId=7052055, acessado em 18-11-2010. 

Eletronuclear - Eletrobras: http://www.eletronuclear.gov.br/inicio/index.php, acessado em 18-11-2010. 

Petrobras: http://www.petrobras.com.br/pt/, acessado em 18-11-2010. 

PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente): http://www.onu-brasil.org.br/agencias_pnuma.php, acessado em 18-11-2010. 

WWF: http://www.wwf.org.br/, acessado em 18-11-2010. 

UOL Educação:

http://educacao.uol.com.br/geografia/biodisiel.jhtm, acessado em 18-11-2010. 

http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u392.jhtm, acessado em 18-11-2010. 

http://educacao.uol.com.br/geografia/energia-eolica.jhtm, acessado em 18-11-2010. 

http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u299.jhtm, acessado em 18-11-2010. 

Portal Energia: http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-das-energias-renovaveis/, acessado em 18-11-2010. 

 

Referência bibliográfica

- Atualidades: Vestibular 2007. O nó energético global. São Paulo: Editora Abril, 2006.

Avaliação

Avalie a participação dos alunos nas análises do(s) gráfico(s) e nas resoluções das questões propostas; observe seu compromisso com aquilo que se propôs durante o desenvolvimento da aula. Verifique através das participações orais e escritas se houve apreensão satisfatória dos conteúdos trabalhados.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marlice Pereira dos Santos, EE ANTONIO ESTEVES DOS ANJOS , Minas Gerais - disse:
    marlicepereira@yahoo.com.br

    22/08/2012

    Quatro estrelas

    Leandro, eu e minha colega de geografia- Elizabeth queremos te parabenizar pela sua contribuição com nossas aulas. Estamos no norte de MG, na ciade de Urucuia.


  • gilda Monteiro, ESCOLA ESTADUAL DEVALDO BORGES , Pernambuco - disse:
    gildafer@ig.com.br

    17/10/2011

    Quatro estrelas

    A aula é interesante, pois leva o alun o a refletir sobre o tema.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.