07/12/2010
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Natureza e as questões sócio-ambientais |
Espera-se que o aluno possa apreender a importância da questão energética, os principais aspectos da atual matriz energética mundial e as principais diferenças entre as fontes energéticas alternativas e tradicionais. Além disso, deseja-se que seja capaz de pesquisar, debater e propor alternativas para o setor energético mundial. A leitura eficiente de tabelas e gráficos é outro objetivo que espera-se seja alcançado pelo educando.
Matriz Energética; Combustíveis Fósseis; Recursos Energéticos (renováveis e não renováveis); Leitura e interpretação de gráficos.
Leia para a turma o seguinte fragmento:
"[...] o principal aspecto do problema do aquecimento global é o uso de combustíveis fósseis. Somente com o seu fim, os países poderão frear o crescimento econômico irresponsável."
(José Eli da Veiga, economista, 22/06/2007, em participação no debate Diálogos Sustentáveis - http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/eventos/conteudo_237741.shtml, acessado em 20-11-2010).
Consulte a turma sobre o sentido da frase do economista acima.
Sugestão de atividade:
Como ponto de partida para a atividade, apresente as imagens abaixo, que pertencem a campanhas da ONG ambientalista WWF:
Figura 1. Adesivo inteligente
(Fonte: http://www.dicasverdes.com/2008/06/adesivo-da-wwf-ajuda-a-economizar-energia/, em 20-11-2010)
A WWF criou em 2008 a campanha WWF Switch (quando sair do quarto por favor desligue), ótima para lembrar aos consumidores de energia elétrica que, ao sair do recinto, apague a luz (por gentileza).
Figura 2. O que sai do carro
(Fonte: http://souzaprii.blogspot.com/2010/05/17-dicas-da-wwf-para-economizar-energia.html, em 20-11-2010)
A partir da análise das imagens, proponha algumas questões como as que seguem:
1. Enumere os principais usos dos recursos energéticos na atualidade.
2. Indique as principais formas como a energia é obtida da natureza e como é transformada.
3. Relate as principais fontes energéticas, separando-as em duas categorias: as tradicionais e as alternativas.
4. Estabeça algumas relações entre energia e meio ambiente.
2º passo:
Professor (a), trabalhe o conceito de MATRIZ ENERGÉTICA.
Para facilitar, disponibilize e discuta com a turma o texto a seguir:
"Matriz energética é o conjunto das fontes primárias e secundárias de energia disponíveis, somado às formas disponíveis para transformá-las e, também, ao modo como essa energia é usada. Portanto, há dois aspectos a serem observados:
- o primeiro são as fontes de energia, que podem ser primárias (coletadas diretamente da natureza, como o petróleo e a madeira) ou secundárias (produzidas com as primárias, como o diesel e o carvão vegetal). Incluímos nesse primeiro aspecto também as maneiras como essas fontes são transformadas uma em outra (refino, no caso do petróleo, e queima, no caso da madeira);
- o segundo aspecto considerado é a forma como é consumida – por exemplo, como eletricidade ou como combustível para motores, ou ainda no consumo domiciliar."
(Fonte: Atualidades: Vestibular 2007. O nó energético global. São Paulo: Editora Abril, 2006.)
Em seguida apresente à turma a composição da atual matriz energética mundial. Ao invés de textos, faço uso de gráficos. O interessante, nesta aultura da aula, é levar os alunos a fazerem sua leitura e interpretação.
Disponível em: http://catedradogas.iee.usp.br/gasnatural/img/fenergiainternamundo.jpg, acessado em 19/10/2010.
(Fonte: http://www.faap.br/faculdades/economia/ciencias_economicas/semana_2007.asp, em 20-11-2010)
Sugestão de atividade:
Professor (a), proponha questões que levem os alunos a analisarem os gráficos acima, relacionando os dados apresentados com conhecimentos prévios dos jovens sobre o assunto. Questões sugeridas:
a) Compare a participação das fontes energéticas renováveis com a dos combustíveis fósseis (não renováveis) na oferta de energia primária mundial em 2007.
b) Dentre os combustíveis fósseis, qual deles predomina na matriz energética mundial? Explique por que isso é motivo de preocupação.
c) Por que as fontes energéticas renováveis compõem um percentual limitado na matriz energética mundial?
d) Que fatores naturais favorecem o potencial de geração de energia renovável no território brasileiro?
e) Explique por que, em termos de comparação, o Brasil ocupa uma posição favorável em relação à média mundial no setor energético.
Converse com a turma sobre as questões propostas na atividade anterior e faça as interferências necessárias. Busque a máxima participação dos alunos, questionando suas respostas no sentido de estimulá-los ao debate entre si e com o professor.
Sugestão de atividade oral:
Promova um pequeno debate em torno dos seguintes pontos:
- a dependência extrema dos combustíveis fósseis, com destaque para o petróleo, e os problemas que isso acarreta;
- a pequena participação das fontes renováveis e limpas e porque isso ocorre;
- a importância da diversificação da matriz energética mundial.
Estimule os alunos a opinarem sobre as questões levantadas, valorizando suas falas e fazendo as devidas interferências.
Professor (a), entregue a cada estudante folhas que contenham tabelas a serem preenchidas. Elabore as tabelas de acordo com os conteúdos que deseja trabalhar com os alunos (abaixo estão algumas sugestões).
Sugestão de atividade:
O objetivo desta atividade é envolver a turma na confecção das tabelas apresentadas, de forma a aprofundar o tema da aula. Peça aos alunos que se reúnam em duplas ou em pequenos grupos para realizar a atividade proposta.
TABELA 1. PRINCIPAIS FONTES ENERGÉTICAS MUNDIAIS: VANTAGENS E DESVANTAGENS
RENOVÁVEIS |
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
NÃO RENOVÁVEIS |
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
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TABELA 2. PRINCIPAIS FONTES ENERGÉTICAS MUNDIAIS
TRADICIONAIS |
ALTERNATIVAS |
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TABELA 3. PRINCIPAIS FONTES ENERGÉTICAS MUNDIAIS
RENOVÁVEIS |
RENOVÁVEIS LIMPAS |
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TABELA 4. MATRIZ ENERGÉTICA MUNDIAL
PRINCIPAIS PROBLEMAS |
ALTERNATIVAS VIÁVEIS DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO E AMBIENTAL |
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Para finalizar a aula, converse com os alunos sobre os pontos que levantaram mais dúvidas durante a confecção das tabelas apresentadas.
Sites sugeridos para ampliação do tema:
Ministério de Minas e Energia: http://www.mme.gov.br/, acessado em 18-11-2010.
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis: http://www.anp.gov.br/, acessado em 18-11-2010.
Agência Internacional de Energia: http://www.iea.org/, acessado em 18-11-2010 (página em inglês, pode ser traduzida pelo tradutor do google).
BP Global: http://www.bp.com/bodycopyarticle.do?categoryId=1&contentId=7052055, acessado em 18-11-2010.
Eletronuclear - Eletrobras: http://www.eletronuclear.gov.br/inicio/index.php, acessado em 18-11-2010.
Petrobras: http://www.petrobras.com.br/pt/, acessado em 18-11-2010.
PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente): http://www.onu-brasil.org.br/agencias_pnuma.php, acessado em 18-11-2010.
WWF: http://www.wwf.org.br/, acessado em 18-11-2010.
UOL Educação:
http://educacao.uol.com.br/geografia/biodisiel.jhtm, acessado em 18-11-2010.
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u392.jhtm, acessado em 18-11-2010.
http://educacao.uol.com.br/geografia/energia-eolica.jhtm, acessado em 18-11-2010.
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u299.jhtm, acessado em 18-11-2010.
Portal Energia: http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-das-energias-renovaveis/, acessado em 18-11-2010.
Referência bibliográfica
- Atualidades: Vestibular 2007. O nó energético global. São Paulo: Editora Abril, 2006.
Avalie a participação dos alunos nas análises do(s) gráfico(s) e nas resoluções das questões propostas; observe seu compromisso com aquilo que se propôs durante o desenvolvimento da aula. Verifique através das participações orais e escritas se houve apreensão satisfatória dos conteúdos trabalhados.
Quatro estrelas 2 classificações
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22/08/2012
Quatro estrelasLeandro, eu e minha colega de geografia- Elizabeth queremos te parabenizar pela sua contribuição com nossas aulas. Estamos no norte de MG, na ciade de Urucuia.
17/10/2011
Quatro estrelasA aula é interesante, pois leva o alun o a refletir sobre o tema.