07/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Para aprender a ortografia, é importante que o aluno já possua a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
1 – Observações sobre C – G junto a vogais.
OBJETIVOS:
PROCEDIMENTOS:
– Leia o texto a seguir junto com os alunos.
– Solicite que identifiquem, com lápis de colorir, apenas o trecho de cada palavra onde há C ou G seguidos de vogais. Verifique, no exemplo abaixo, as marcações feitas no texto.
A MAMÃE GALINHA
Maria Hilda de J. Alão.
Vivia, num grande galinheiro, uma galinha e sua ninhada de pintinhos. Eram doze lindos pintinhos amarelos e brancos. A mamãe galinha cuidava de todos com muito amor. Levava a ninhada para tomar banho no tacho que servia de bebedouro, espojar-se na terra para acabar com os piolhinhos que se escondem sob as penugens e penas das aves e deitar ao sol para se aquecer até o momento de comer. Ah, neste momento a mamãe galinha dizia:
- Crianças, hora de comer! - E lá vinham todos correndo e piando alegremente liderados pelo pintinho que saiu primeiro da casca do ovo, o irmão mais velho. Avançavam na comida que o fazendeiro preparava diariamente para servir às aves, mas a mamãe galinha, sempre atenta, levava a prole para o cantinho onde o homem colocava o milho bem picadinho, acompanhado de verdura cortada bem fininha. Eles ainda não podiam comer a comida das aves adultas, pois se engasgariam com os grãos de milho. Depois de comer, iam descansar sob as asas quentinhas da mamãe galinha.
Assim eles foram crescendo. Já estavam empenados, sabiam ciscar o chão com força procurando bichinhos e pedrinhas para um rápido lanche enquanto não chegava a hora da próxima refeição. Um belo dia a mamãe galinha chamou os pintinhos. Eles correm para ela. Então ela contou: um, dois, três, quatro...onze. Huuum! Está faltando o mais velho. A mamãe galinha ficou desesperada e começou a chamar:
- Có, có, có, có... - O pintinho não apareceu. Ela percorreu o imenso galinheiro, não encontrou o filhinho. Foi então que viu um buraco na rede de arame que cercava o galinheiro. Entendeu tudo. O pintinho saiu por ali. E agora, fazer o quê? Ela não podia deixar os outros filhos desprotegidos. Se saísse, na certa os outros pintinhos escapariam pelo buraco da cerca e se perderiam. Ficou ali, diante do buraco, esperando. Os onze pintinhos estavam tristes, não tinham mais o irmão para liderar as brincadeiras. De vez em quando, ouvia-se o chamado da mamãe galinha. Era um có, có, triste, cheio de preocupação de uma mãe que espera o filho.
À tarde começou a chover, e o vento forte balançava a rede do galinheiro. A mamãe galinha se recolheu junto com os pintinhos na casinhola que era seu ninho. Agachou-se sobre as palhas, abriu as asas e recolheu todos os filhos. As outras galinhas e os galos perceberam a tristeza da mãe. A galinha carijó, que dormia no poleiro em frente à casinhola, disse:
- Comadre, não fique triste... ele saiu para conhecer o terreiro da fazenda e, como é muito extenso, demora um pouco. Logo estará de volta.
- Sei não, carijó. Com esse tempo, esse vento forte... Penso que o vento pode levar meu filho para longe, e ele, tão pequeno, não saberá voltar para casa.
Enquanto as duas conversavam, o dono fazenda, todo encapotado por causa do aguaceiro que caía do céu, abriu a porta do galinheiro e tirou de dentro da sua capa o pintinho desaparecido. Colocou-o no chão e ele correu gritando:
- Mamãe, mamãe, eu tive tanto medo da chuva...
Foi um alvoroço na casinhola. Os irmãos piavam de alegria. A mamãe cantava de felicidade pela volta do filho são e salvo. Abriu as asas para aquecer o fujão que estava todo molhado. O pintinho prometeu que nunca mais escaparia por aquele buraco por maior que fosse a sua curiosidade, porque amor e proteção de mãe ele só tinha ali no galinheiro. E a mamãe galinha, num gesto de carinho, abria com o bico as penas molhadas do pintinho para limpar e ajudar a secar mais rápido.
- Puxa! Terminou a história, vovó? – perguntou o netinho.
- Claro, meu filho!
- Amor de mãe serve pra qualquer espécie, não é vovó!
- Sim, meu neto, qualquer espécie, até as cobras amam seus filhotes porque amor de mãe é o sentimento mais puro, mais sagrado que existe. Tudo pode passar, tudo pode desmoronar, mas o amor de mãe fica pairando sobre o mundo, sobre as pessoas através de séculos e milênios, é eterno meu querido neto.
- Agora me diga vovó, onde fica essa fazenda que tem uma galinha que fala?
- No país da minha imaginação... uai – respondeu a vovó, rindo.
(Disponível em: <http://www.contos.poesias.nom.br/amamaegalinha/amamaegalinha.htm>. Acesso em: 01 de outubro de 2010).
Uma vez marcada as sílabas, pergunte aos alunos o que eles observaram quanto ao som das combinações entre as consoantes C e G e as vogais trabalhadas.
Para auxiliar essa análise, coloque alguns exemplos, retirados do texto, no quadro como: galinha – cantinho; comer – agora; gesto – cerca; perguntou – procurando; felicidade – desprotegido.
Leia cada par de palavras chamando a atenção dos alunos para as aproximações e diferenças das combinações que há entre as vogais e consoantes trabalhadas. Isto é, eles deverão perceber que as junções GA - CA, CO - GO, GU - CU possuem pronúncia/som muito parecidas, podendo nos levar a equívocos no momento da escrita. Já as combinações entre GE - CE e GI – CI possuem som similares às letras J e S.
DICA: Produza um texto coletivo apresentando essas observações, para que seja registrado no caderno.
Solicite aos alunos que apresentem, no caderno, uma lista de palavras que conheçam com C e G. As palavras deverão ser organizadas em duas colunas, uma para cada consoante.
Algumas das palavras poderão ser exploradas no quadro. Retome as aproximações com sonorizações e se certifique de que elas foram registradas ortograficamente. Para isso, convide uma criança para escrever no quadro-negro uma palavra da sua lista. Todos os colegas deverão participar, analisando a ortografia e a sonoridade.
2 – Atividades
OBJETIVO:
PROCEDIMENTOS:
- Organize duplas de trabalho e ofereça revistas e jornais. As crianças deverão recortar palavras com C e G seguidas de vogais. As palavras deverão ser coladas no caderno e organizadas conforme a sonorização.
- Apresente a sequência de atividades a seguir para trabalhar as questões relacionadas às letras C e G seguidas de vogais.
I – Complete as lacunas abaixo com C e G, sempre seguidas de alguma vogal.
_____rda (corda)
_____deira (cadeira)
_____roto (garoto)
_____stoso (gostoso)
_____noa (canoa)
_____ração (coração)
_____rila (gorila)
ami _____ (amigo)
_____derno (caderno)
_____roa (garoa)
fi _____ra (figura)
_____rioso (curioso)
a _____lha (agulha)
_____rpo (corpo)
bi_____de (bigode)
cole_____ (colega)
II _ Pinte de amarelo as palavras que foram escritas corretamente e reescreva as que estiverem erradas.
goiabada ___________________ garamelo _________________
caneca___________________ papacaio_________________
educado___________________ caiola___________________
goroa___________________ fogão___________________
caveta___________________ cabide___________________
peteca___________________ pinco___________________
III – Escolha três palavras da atividade anterior e crie frases.
____________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
IV_ Ditado:
1___________________________________________________________________
2___________________________________________________________________
3___________________________________________________________________
4___________________________________________________________________
5___________________________________________________________________
6___________________________________________________________________
Sugestão de frases para ditar:
1 - O pato queria dar uma bicada no rabo do gato.
2 - Gustavo derramou cola na cadeira.
3 - Você prefere pipoca doce ou salgada?
4 - Meu papagaio acha goiaba uma gostosura.
5 – Meu amigo espetou o dedo na agulha.
6 – Estou curiosa para ver o gorila.
3 – Atividades lúdico-recreativas para consolidar
OBJETIVO:
PROCEDIMENTOS:
- Coloque a música indicada a seguir para que as crianças possam ouvir. Repita a mesma até que aprendam a cantá-la.
Depois de aprenderem a cantar a música, apresente as seguintes atividades:
I- Preencha as lacunas com G ou C.
Observação: onde está marcado em vermelho, deverá inserir um traço/lacuna.
A Galinha d' Angola
Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho
Coitada, coitadinha
Da galinha-d'Angola
Não anda ultimamente
Regulando da bola
Ela vende confusão
E compra briga
Gosta muito de fofoca
E adora intriga
Fala tanto
Que parece que engoliu uma matraca
E vive reclamando
Que está fraca
Tou fraca! Tou fraca!
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraca!
Coitada, coitadinha Da galinha-d'Angola
Não anda ultimamente
Regulando da bola
Come tanto
Até ter dor de barriga
Ela é uma bagunceira
De uma figa
Quando choca, cocoroca
Come milho e come caca
E vive reclamando
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraca!
(Disponível em: <http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87243/>. Acesso em: 01 de outrubro de 2010).
II – A música diz que a galinha-d’angola não anda regulando bem da bola. O quer dizer isso: “regular bem da bola”?
_____________________________________________________________________________________________
III – Na música, temos dois exemplos que demonstram que a galinha-d’angola não está regulando bem da bola. Escolha um deles e apresente abaixo.
________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________
IV- A galinha da música parece ser muito reclamona. De que ela sempre relcama?
V – Ao lado do texto, faça uma ilustração bem criativa desta música.
Imagem retirada do site <http://www.fulaninha-downloads.com/2010/07/download-cd-vinicius-de-moraes-arca-de.html>. (Acesso em: 01 de outubro de 2010).
Dica: Neste cd acima, você encontra a música sugerida na atividade acima.
- Oriente as crianças a formarem uma “fila” para brincar de “vivo ou morto” com palavras com C e G. O professor ou alguma criança da sala deve dizer palavras que possuem C ou G seguidas de vogal. Quando a palavra for com C, o grupo deverá se abaixar e, quando for G, deverão permanecer de pé.
Utilize, prioritariamente, as palavras que foram trabalhadas nas atividades anteriores.
I- Verifique, no endereço a seguir, o vídeo que apresenta a poesia “Coitada” de Vinícius de Morais <http://www.youtube.com/watch?v=eD5UKAH3lvY> (Acesso em: 01 de outubro de 2010). A apresentação deste clip às crianças será importante, sobretudo, para que os que ainda não sabem o que é uma galinha d’angola possam conhecê-la.
II- A música indicada pode ser encontrada no CD Arca de Noé 2 (1981), disponível para download no site <http://www.fulaninha-downloads.com/2010/07/download-cd-vinicius-de-moraes-arca-de.html>. (Acesso em: 01 de outubro de 2010).
É importante que a criança tenha percebido a necessidade de verificar atentamente sua escrita, já que em nossa língua alguns encontros entre as consoantes e as vogais provocam similaridades ou distorções na relação pronúncia e escrita. Além disso, o professor deve observar se, nas produções posteriores a criança demonstra avanço quanto à especificidade abordada. É importante destacar, ainda, que a realização de ditados periódicos com as palavras trabalhadas, ou outras que apresentam as mesmas características, é uma ferramenta importante para acompanhar o processo.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/11/2013
Cinco estrelasExcelente proposta de trabalho! Vou relacionar estas atividades com a proposta de consciência fonológica! Parabéns!
27/06/2011
Cinco estrelasVocê salvou a minha "pele"...! Precisava de um texto que apresentasse a letra "g" representando o fonema /g/ para embasar um trabalho final do semestre da minha faculdade de letras, aqui em Belém. Que Deus lhe pague... Muito obrigado
13/12/2010
Cinco estrelasSimplesmente maravilhosa! Tudo o que eu queria encontrei em suas colocações! PARABÉNS!