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Práticas ortográficas com as letras C e G.

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Identificar os sons das letras G e C e  a variação sonora que ocorre de acordo com a vogal que as acompanha.  
  •  Observar e reconhecer algumas regularidades ortográficas das letras G e C.   
  • Aprender a escrever convencionalmente as palavras com G e C.  
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para aprender a ortografia, é importante que o aluno já possua a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.  

Estratégias e recursos da aula

1 – Observações sobre C – G junto a vogais.   

OBJETIVOS:   

  •  Perceber o som das letras C e G e as mudanças sonoras dos fonemas representados por elas de acordo com as vogais com as quais estejam associadas.      

PROCEDIMENTOS:  

 – Leia o texto a seguir junto com os alunos.

– Solicite que identifiquem, com lápis de colorir, apenas o trecho de cada palavra onde há C ou G seguidos de vogais.  Verifique, no exemplo abaixo, as marcações feitas no texto.   

A MAMÃE GALINHA   

Maria Hilda de J. Alão.

Vivia, num grande galinheiro, uma galinha e sua ninhada de pintinhos. Eram doze lindos pintinhos amarelos e brancos. A mamãe galinha cuidava de todos com muito amor. Levava a ninhada para tomar banho no tacho que servia de bebedouro, espojar-se na terra para acabar com os piolhinhos que se escondem sob as penugens e penas das aves e deitar ao sol para se aquecer até o momento de comer. Ah, neste momento a mamãe galinha dizia:    

 - Crianças, hora de comer! - E lá vinham todos correndo e piando alegremente liderados pelo pintinho que saiu primeiro da casca do ovo, o irmão mais velho. Avançavam na comida que o fazendeiro preparava diariamente para servir às aves, mas a mamãe galinha, sempre atenta, levava a prole para o cantinho onde o homem colocava o milho bem picadinho, acompanhado de verdura cortada bem fininha. Eles ainda não podiam comer a comida das aves adultas, pois se engasgariam com os grãos de milho.  Depois de comer, iam descansar sob as asas quentinhas da mamãe galinha.

 Assim eles foram crescendo. Já estavam empenados, sabiam ciscar o chão com força procurando bichinhos e pedrinhas para um rápido lanche enquanto não chegava a hora da próxima refeição. Um belo dia a mamãe galinha chamou os pintinhos. Eles correm para ela. Então ela contou: um, dois, três, quatro...onze. Huuum! Está faltando o mais velho. A mamãe galinha ficou desesperada e começou a chamar:

- Có, có, có, có...  -  O pintinho não apareceu. Ela percorreu o imenso galinheiro, não encontrou o filhinho. Foi então que viu um buraco na rede de arame que cercava o galinheiro. Entendeu tudo.  O pintinho saiu por ali. E agora, fazer o quê? Ela não podia deixar os outros filhos desprotegidos. Se saísse, na certa os outros pintinhos escapariam pelo buraco da cerca e se perderiam. Ficou ali, diante do buraco, esperando. Os onze pintinhos estavam tristes, não tinham mais o irmão para liderar as brincadeiras. De vez em quando, ouvia-se o chamado da mamãe galinha. Era um có, có, triste, cheio de preocupação de uma mãe que espera o filho.

 À tarde começou a chover, e o vento forte balançava a rede do galinheiro. A mamãe galinha se recolheu junto com os pintinhos na casinhola que era seu ninho. Agachou-se sobre as palhas, abriu as asas e recolheu todos os filhos. As outras galinhas e os galos perceberam a tristeza da mãe. A galinha carijó, que dormia no poleiro em frente à casinhola, disse:

 - Comadre, não fique triste... ele saiu para conhecer o terreiro da fazenda e, como é muito extenso, demora um pouco. Logo estará de volta.  

- Sei não, carijó. Com esse tempo, esse vento forte... Penso que o vento pode levar meu filho para longe, e ele, tão pequeno, não saberá voltar para casa.

 Enquanto as duas conversavam, o dono fazenda, todo encapotado por causa do aguaceiro que caía do u, abriu a porta do galinheiro e tirou de dentro da sua capa o pintinho desaparecido.  Colocou-o no chão e ele correu gritando:

 - Mamãe, mamãe, eu tive tanto medo da chuva...

Foi um alvoroço na casinhola. Os irmãos piavam de alegria. A mamãe cantava de felicidade pela volta do filho são e salvo. Abriu as asas para aquecer o fujão que estava todo molhado. O pintinho prometeu que nunca mais escaparia por aquele buraco por maior que fosse a sua curiosidade, porque amor e proteção de mãe ele só tinha ali no galinheiro. E a mamãe galinha, num gesto de carinho, abria com o bico as penas molhadas do pintinho para limpar e ajudar a secar mais rápido.

- Puxa! Terminou a história, vovó? – perguntou o netinho.

 - Claro, meu filho!

- Amor de mãe serve pra qualquer espécie, não é vovó!  

- Sim, meu neto, qualquer espécie, até as cobras amam seus filhotes porque amor de mãe é o sentimento mais puro, mais sagrado que existe. Tudo pode passar, tudo pode desmoronar, mas o amor de mãe fica pairando sobre o mundo, sobre as pessoas através de séculos e milênios, é eterno meu querido neto. 

 - Agora me diga vovó, onde fica essa fazenda que tem uma galinha que fala?  

- No país da minha imaginação... uai – respondeu a vovó, rindo.

(Disponível em: <http://www.contos.poesias.nom.br/amamaegalinha/amamaegalinha.htm>. Acesso em: 01 de outubro de 2010). 

Uma vez marcada as sílabas, pergunte aos alunos o que eles observaram quanto ao som das combinações entre as consoantes C e G e as vogais trabalhadas.

Para auxiliar essa análise, coloque alguns exemplos, retirados do texto, no quadro como: galinha – cantinho; comer – agora; gesto – cerca; perguntou – procurando; felicidade – desprotegido.

Leia cada par de palavras chamando a atenção dos alunos para as aproximações e diferenças das combinações que há entre as vogais e consoantes trabalhadas. Isto é, eles deverão perceber que as junções GA - CA, CO - GO, GU - CU possuem pronúncia/som muito parecidas, podendo nos levar a equívocos no momento da escrita. Já as combinações entre GE - CE e GI – CI possuem som similares às letras J e S.   

DICA: Produza um texto coletivo apresentando essas observações, para que seja registrado no caderno.

Solicite aos alunos que apresentem, no caderno, uma lista de palavras que conheçam com C e G. As palavras deverão ser organizadas em duas colunas, uma para cada consoante.   

Algumas das palavras poderão ser exploradas no quadro. Retome as aproximações com sonorizações e se certifique de que elas foram registradas ortograficamente. Para isso, convide uma criança para escrever no quadro-negro uma palavra da sua lista. Todos os colegas deverão participar, analisando a ortografia e a sonoridade.

2 – Atividades   

OBJETIVO:   

  • Reconhecer e trabalhar algumas regularidades ortográficas das letras C e G.   

PROCEDIMENTOS:  

 - Organize duplas de trabalho e ofereça revistas e jornais. As crianças deverão recortar palavras com C e G seguidas de vogais. As palavras deverão ser coladas no caderno e organizadas conforme a sonorização.  

 - Apresente a sequência de atividades a seguir para trabalhar as questões relacionadas às letras C e G seguidas de vogais.  

 I – Complete as lacunas abaixo com C e G, sempre seguidas de alguma vogal.

  _____rda (corda)

_____deira (cadeira)

_____roto (garoto)

 _____stoso (gostoso)

_____noa (canoa)

_____ração (coração)

 _____rila (gorila)

ami _____ (amigo)

_____derno (caderno)

_____roa (garoa)

fi _____ra (figura)

 _____rioso (curioso)

a _____lha (agulha)

 _____rpo (corpo)

bi_____de (bigode)

cole_____ (colega)

 II _ Pinte de amarelo as palavras que foram escritas corretamente e reescreva as que estiverem erradas.   

goiabada ___________________       garamelo _________________        

caneca___________________          papacaio_________________      

educado___________________       caiola___________________      

goroa___________________          fogão___________________      

caveta___________________         cabide___________________      

peteca___________________           pinco___________________      

III – Escolha três palavras da atividade anterior e crie frases.  

____________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________    

 IV_ Ditado:  

 1___________________________________________________________________

2___________________________________________________________________

3___________________________________________________________________

4___________________________________________________________________

5___________________________________________________________________

6___________________________________________________________________

Sugestão de frases para ditar:  

 1 - O pato queria dar uma bicada no rabo do gato.

2 - Gustavo derramou cola na cadeira.

3 - Você prefere pipoca doce ou salgada?

4 - Meu papagaio acha goiaba uma gostosura.

5 – Meu amigo espetou o dedo na agulha.

6 – Estou curiosa para ver o gorila.      

3 – Atividades lúdico-recreativas para consolidar   

OBJETIVO:   

  • Desenvolver práticas de entendimento, observação relação som-escrita.    

PROCEDIMENTOS:  

 - Coloque a música indicada a seguir para que as crianças possam ouvir. Repita a mesma até que aprendam a cantá-la.  

Depois de aprenderem a cantar a música, apresente as seguintes atividades:  

I- Preencha as lacunas com G ou C.   

Observação: onde está marcado em vermelho, deverá inserir um traço/lacuna.   

A Galinha d' Angola   

Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho

Coitada, coitadinha

Da galinha-d'Angola

Não anda ultimamente

Regulando da bola

 Ela vende confusão

E compra briga 

Gosta muito de fofoca

 E adora intriga

Fala tanto

 Que parece que engoliu uma matraca

E vive reclamando

Que está fraca 

Tou fraca! Tou fraca!

Tou fraca! Tou fraca! Tou fraca!

Coitada, coitadinha Da galinha-d'Angola

 Não anda ultimamente

 Regulando da bola

Come tanto

Até ter dor de barriga

Ela é uma bagunceira

De uma figa 

Quando choca, cocoroca

Come milho e come caca 

E vive reclamando

Tou fraca! Tou fraca! Tou fraca!

(Disponível em: <http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87243/>. Acesso em: 01 de outrubro de 2010).  

II – A música diz que a galinha-d’angola não anda regulando bem da bola. O quer dizer isso: “regular bem da bola”?  

 _____________________________________________________________________________________________  

 III – Na música, temos dois exemplos que demonstram que a galinha-d’angola não está regulando bem da bola. Escolha um deles e apresente abaixo.  

 ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________   

IV- A galinha da música parece ser muito reclamona. De que ela sempre relcama?      

 V – Ao lado do texto, faça uma ilustração bem criativa desta música.  

Imagem retirada do site <http://www.fulaninha-downloads.com/2010/07/download-cd-vinicius-de-moraes-arca-de.html>. (Acesso em: 01 de outubro de 2010).

Dica: Neste cd acima, você encontra a música sugerida na atividade acima.

 - Oriente as crianças a formarem uma “fila” para brincar de “vivo ou morto” com palavras com C e G. O professor ou alguma criança da sala deve dizer palavras que possuem C ou G seguidas de vogal. Quando a palavra for com C, o grupo deverá se abaixar e, quando for G, deverão permanecer de pé.     

 Utilize, prioritariamente, as palavras que foram trabalhadas nas atividades anteriores.   

Recursos Complementares

I- Verifique, no endereço a seguir, o vídeo que apresenta a poesia “Coitada” de Vinícius de Morais <http://www.youtube.com/watch?v=eD5UKAH3lvY> (Acesso em: 01 de outubro de 2010). A apresentação deste clip às crianças será importante, sobretudo, para que os que ainda não sabem o que é uma galinha d’angola possam conhecê-la.   

 II- A música indicada pode ser encontrada no CD Arca de Noé 2 (1981), disponível para download no site <http://www.fulaninha-downloads.com/2010/07/download-cd-vinicius-de-moraes-arca-de.html>. (Acesso em: 01 de outubro de 2010).  

Avaliação

É importante que a criança tenha percebido a necessidade de verificar atentamente sua escrita, já que em nossa língua alguns encontros entre as consoantes e as vogais provocam similaridades ou distorções na relação pronúncia e escrita.  Além disso, o professor deve observar se, nas produções posteriores a criança demonstra avanço quanto à especificidade abordada. É importante destacar, ainda, que a realização de ditados periódicos com as palavras trabalhadas, ou outras que apresentam as mesmas características, é uma ferramenta importante para acompanhar o processo.      

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Nidia, escola municipal Oswaldo Aranha , Rio de Janeiro - disse:
    nidiaruiz@rioeduca.net

    18/11/2013

    Cinco estrelas

    Excelente proposta de trabalho! Vou relacionar estas atividades com a proposta de consciência fonológica! Parabéns!


  • Adriano Costa, FIBRA , Pará - disse:
    adrianocosta@hotmail.com.br

    27/06/2011

    Cinco estrelas

    Você salvou a minha "pele"...! Precisava de um texto que apresentasse a letra "g" representando o fonema /g/ para embasar um trabalho final do semestre da minha faculdade de letras, aqui em Belém. Que Deus lhe pague... Muito obrigado


  • vilma, E.M.E.F. PROFª ADELAIDE TOZI , São Paulo - disse:
    vilma_durva@hotmail.com

    13/12/2010

    Cinco estrelas

    Simplesmente maravilhosa! Tudo o que eu queria encontrei em suas colocações! PARABÉNS!


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