Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Consumo e Consumismo: qual o papel do consumidor consciente?

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Leandro Faber Lopes
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Espera-se que o aluno diferencie consumo e consumismo, compreendendo os mecanismos utilizados pelas corporações para estimular o consumo. Também, que seja capaz de analisar as relações entre consumismo e degradação ambiental, de forma a refletir sobre a responsabilidade do consumidor consciente.

Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sociedade de Consumo; Capitalismo; Marketing; Mercado Consumidor.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01 

1º passo:

Professor, inicie a aula com a seguinte questão:   

“Vocês sabem a diferença entre CONSUMO e CONSUMISMO?”   

Teça alguns comentários, porém, sem esgotar o assunto, pois é importante que os próprios alunos construam ou desenvolvam seus conhecimentos sobre o tema. Para problematizar, mostre-lhes algumas imagens como as que seguem abaixo. Não se trata de fazê-los compreender que o consumo é desnecessário, mas sim de levá-los a distinguir o consumo equilibrado do consumismo.

Peça aos jovens que observem as imagens e façam relações entre consumo, capitalismo e meio ambiente. Essa atividade pode ser desenvolvida oralmente, com objetivo de levar os alunos a se expressarem a respeito de temas polêmicos como o consumismo.

Figura 1

(http://www.grupoescolar.com/a/b/3579C.jpg, em 19-11-2010) 

Figura 2

(http://www.tomenota.net/site/?p=305, em 19-11-2010) 

Figura 3

(http://www.cambalacho.com/2009/10/campanhas-criativas-da-wwf.html, em 19-11-2010) 

 

Figura 4

(http://www.cambalacho.com/2009/10/campanhas-criativas-da-wwf.html, em 19-11-2010) 

2º passo:

Professor, na sequência exibira para a turma o vídeo “A História das Coisas” (The Story off Stuff. Diretor: Annie Leonard / Louis Fox. EUA. Ano: 2007).

O vídeo tem duração de aproximadamente 21 minutos e está disponível nas versões dublada e legendada – a escolha da versão mais apropriada deve partir do professor, que saberá avaliar de acordo com o perfil de sua turma.

Onde encontrar o vídeo recomendado:

Figura 5

- versão legendada: http://video.google.com/videoplay?docid=-3412294239230716755#, em 19-11-2010.

- versão dublada: http://video.google.com/videoplay?docid=-7568664880564855303#, em 19-11-2010.   

3º passo:

Após a exibição do vídeo, o professor terá algum tempo para estabelecer uma conversa com os alunos sobre o que mais lhes chamou à atenção. O professor deve ficar atento ao tempo que resta até o final da aula. Não é desejável que os alunos sejam bombardeados com informações neste momento. Em vez disso, é interessante que eles contribuam com suas observações, estabelecendo-se, assim, uma aula interativa e não expositiva.   

Há várias maneiras para que isso seja feito, e cada professor encontrará a maneira mais adequada. Como sugestão, pode-se pensar na seguinte estratégia: o professor, de antemão, prepara uma lista como a que segue abaixo, e a entrega aos alunos ao final da exibição do vídeo. A ideia é facilitar a participação dos alunos, que poderiam tomar esse material como ponto de partida para fazerem suas inferências, individualmente ou em duplas.   

Lista de temas sugeridos para trabalhar com a turma a partir de “A História das Coisas”:

a) cadeia produtiva: da extração de matéria-prima ao descarte de bens de consumo, o sistema produtivo passa pela produção, distribuição e consumo, ou seja, é um sistema linear, inadequado para um planeta finito;   

b) degradação ambiental: a obtenção de recursos, a produção industrial, o consumo de bens e a produção e o tratamento do lixo são responsáveis pela devastação de florestas em muitos países, pela poluição do ar, dos recursos hídricos e dos solos;   

c) sociedade de consumo: seu principal objetivo é o consumo crescente de bens e serviços, com destaque para a sociedade norte-americana, cujo tempo gasto nas compras supera a média dos consumidores europeus; destaque para as noções de consumo e consumismo;   

d) estratégias de mercado: 

- obsolescência planejada: os objetos são criados pela indústria para irem para o lixo, ou seja, as coisas são feitas para se tornarem obsoletas (ultrapassadas) rapidamente, de forma a serem logo substituídas;

- obsolescência perceptiva: a publicidade e a mídia nos convencem de que o valor das pessoas está atrelado ao seu poder de consumo – somos bombardeados com cerca de 3.000 anúncios por dia.   

e) comprometimento da saúde humana e da qualidade de vida: muitos trabalhadores, entre eles crianças, são explorados nos países pobres visando à produção de bens consumidos pelos ricos. Isso compromete sua saúde e bem-estar, tanto pelo contato com produtos tóxicos na fase produtiva, quanto pelas más condições de trabalho. Além disso, há destruição de seus ambientes e desrespeito aos seus modos de vida;    

f) declínio da felicidade: estudos mostram que o tempo livre do trabalhador norte-americano, além de menor que antigamente, tem sido preenchido não pelo lazer e pelo descanso, mas pelas atividades voltadas ao consumo. Consequentemente, as pessoas passam mais tempo trabalhando para conseguirem pagar aquilo que compraram nas horas vagas, e esse ciclo é realimentado pela mídia e pelos valores da sociedade de consumo.   

Aula 02

Nesta segunda aula, o objetivo é promover reflexões a respeito dos apelos ao consumo, com destaque para a publicidade veiculada pelas revistas e canais de TV. Espera-se que os alunos compreendam alguns dos mecanismos utilizados pelas empresas que disputam a preferência dos consumidores. Antes da aula, o professor orientará os alunos para o desenvolvimento de uma pesquisa que farão em casa, individualmente.   

Em casa   

1ª parte da pesquisa: 

O professor deverá, com antecedência, pedir que os alunos assistam a pelo menos 45 minutos de TV por dia, durante dois ou três dias que antecedam a aula. Eles deverão optar por uma única emissora a cada dia e poderão escolher a programação de sua preferência, desde que seja um canal de TV aberta. Sua tarefa será fazer anotações sobre a média de tempo gasto pelos anunciantes durante a exibição do programa escolhido. Além disso, anotarão também os principais produtos anunciados e aqueles comerciais que mais lhes chamaram à atenção.   

2ª parte da pesquisa: 

Paralelamente à pesquisa televisiva, os alunos farão um trabalho com revistas de circulação nacional – no mínimo duas. Eles anotarão, em uma folha, o número de páginas dedicadas à publicidade e propaganda, os principais anunciantes e as campanhas mais criativas de cada revista.   

Na sala de aula   

1º passo:

Professor, promova um debate com a turma. Visando à participação de todos, a sala deverá ser organizada em círculo, de forma que os alunos fiquem de frente uns para os outros.

Feito isso, a turma receberá do professor esclarecimentos a respeito do que irão discutir, com a preocupação de que os objetivos da aula sejam alcançados. Sugerem-se como focos para o debate:   

· o espaço concedido pelas mídias pesquisadas à publicidade e propaganda;

· a força dos apelos feitos aos consumidores;

· os principais produtos anunciados;

· a real necessidade daqueles produtos na vida das pessoas;

· os valores da sociedade de consumo.   

2º passo:

Os alunos receberão orientações para que o debate seja organizado e produtivo. É imprescindível que tenham noção clara das regras que orientam essa metodologia. O respeito à fala e à opinião alheias precisa ser mantido durante o debate, para que nenhum aluno seja intimidado pelos demais. Caso a situação fuja ao controle devido às divergências de opiniões, o professor fará as interferências necessárias.  

De acordo com o perfil de cada turma, o educador poderá adotar diferentes condutas. Por exemplo, se os alunos demonstram maior autonomia e organização, eles mesmos poderão conduzir as discussões e o ritmo do debate. Quando isso não for possível, caberá ao professor a condução de todo o processo, de forma a garantir a qualidade da aula.

Sugestão para dar início ao debate: professor, inicie o debate com uma mostra de tirinhas e charges.  Esse tipo de linguagem é muito rico e ao mesmo tempo interessante, pois leva à reflexão com bom humor sobre temas sérios.

Veja a seguir algumas imagens sugeridas:

Figura 6

(http://1.bp.blogspot.com/_C2NHAPInEjM/S7yZpcBV1-I/AAAAAAAAAK4/S4fW6-pvT98/s1600/texto_mafalda_consumismo.jpg, em 19-11-2010) 

Figura 7

(http://ospoeteiros.files.wordpress.com/2008/10/consumo.jpg, em 19-11-2010) 

Figura 8

(http://consumismohamleto.blogspot.com/2008/05/sociedade-consumista-onde-tudo-gira-em.html, em 19-11-2010)

Figura 9

(http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/4geografia/5consumismo_2.jpg, em 19-11-2010) 

Figura 10

(http://consumeless-savemore.blogspot.com/2008/06/tira-bichinhos-de-jardim.html, em 19-11-2010) 

Recursos Complementares

Recursos e sites sugeridos:

Vídeo: The Story off Stuff. Diretor: Annie Leonard / Louis Fox. EUA. Ano: 2007. 21 minutos. (http://video.google.com/videoplay?docid=-3412294239230716755#, em 19-11-2010);

Revistas de circulação nacional;

Acesso dos alunos a televisores em suas residências;

Greenpeace Brasil: http://www.greenpeace.org/brasil/, em 19-11-2010. 

WWF: http://www.wwf.org.br/, em 19-11-2010. 

ONU-Brasil: http://www.onu-brasil.org.br/, em 19-11-2010. 

PNUD: http://www.pnud.org.br/home/, em 19-11-2010. 

PNUMA: http://www.onu-brasil.org.br/agencias_pnuma.php, em 19-11-2010. 

SOS Mata Atlântica - Florestas do Futuro: http://www.florestasdofuturo.org.br/paginas/home.php, em 19-11-2010. 

Avaliação

Ao final da primeira aula: Os alunos deverão ser avaliados pela sua participação durante a aula, desde a organização da turma para assistir ao vídeo, até o envolvimento nas discussões subsequentes.

Ao final da segunda aula: os alunos entregarão suas pesquisas, contendo as anotações, comentários e considerações a partir do que foi observado nas mídias selecionadas.   

Também serão avaliados pela sua organização e participação efetiva no debate, bem como pelo respeito demonstrado às opiniões dos colegas, mesmo quando divergentes.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • neusa martins menino, emef marechal rondon , São Paulo - disse:
    neusamenino@uol.com.br

    01/08/2013

    Cinco estrelas

    Achei ótima a aula, no momento estou trabalhando com um projeto que fala sobre consumo e consumismo e esse trabalho me deu ideias e sugestões


  • Evelyn , Planeta Educação , São Paulo - disse:
    anjos_evelyn@ig.com.br

    28/04/2013

    Cinco estrelas

    Parabens! A aula possui conteúdos interessantes e criativos, que com certeza serão úteis para as aulas...


  • Rose, Colégio Nossa Senhora do Desterro , Sergipe - disse:
    oliveirarose12010@hotmail.com

    23/08/2012

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante. Parabéns!Sou professora de geografia.Quando puder poste mais.


  • Patrícia Rodrigues Lima Rabelo, EE MAURILIO ALBANESE NOVAES , Minas Gerais - disse:
    prrabelo@gmail.com

    05/01/2011

    Cinco estrelas

    Criativa, inteligente e inovadora. Parabéns, professor!


  • rocicléa macedo soares, Escola Estadual Francisca Elzuka , Roraima - disse:
    rocirr_1@hotmail.com

    31/07/2008

    Cinco estrelas

    100%. Valeu pois nós que moramos na Região Norte somos muito carentes desse tipo de ajuda. Obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.