17/11/2010
Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Recomenda-se que as crianças já tenham experimentado diferentes brincadeiras envolvendo gestos e músicas, como também, vivenciado atividades com modelagem.
1° Momento: O professor deverá propor vivências de danças que destaquem diferentes ritmos. Nesse momento, cabe ao professor, orientar o grupo para que dance explorando todo o espaço disponível, deslocando-se em várias direções, movimentando diversas partes do corpo, inclusive utilizando materiais como balões, elástico, fitas de crepom, lençol, entre outros.
Crianças dançando com balões. Fonte: arquivos da autora
2° Momento: Nesse momento, o professor deverá construir com as crianças uma coreografia simples. Sugerimos para a aula a música “A linda rosa juvenil”. As crianças deverão aprender a canção e, a partir das possibilidades de movimento realizadas e sugeridas por cada uma, compor uma dança coletiva.
3° Momento: É chegada a hora de dançar muito e ainda permitir ao grupo reconstruir a dança sempre que desejar. Como a dança sugerida envolve papéis diversos, recomendamos que as crianças tenham a oportunidade de vivenciar os diferentes papéis, como também, possam compartilhar com outros o mesmo papel. Assim, a turma poderá ter várias rosas, bruxas, reis...
Crianças brincando de A linda rosa juvenil. Fonte: arquivos da autora
4° Momento: Por fim, o professor deverá propor ao grupo a representação gráfica da brincadeira “a linda rosa juvenil”. As crianças poderão desenhar os personagens da brincadeira e, em seguida, o grupo organizará um painel coletivo, representando a brincadeira de roda.
Painel coletivo. Fonte: arquivos da autora
Ao final da aula, caberá ao professor observar e analisar a atuação das crianças nas atividades propostas, em relação a aspectos como: envolvimento, respeito aos colegas e às regras, criação de novos movimentos, combinação de mais de um movimento.
Três estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/09/2014
Cinco estrelasExcepcional a aula, pois a mesma apresenta passo a passo com deverá ocorrer!!!
05/09/2012
Quatro estrelasSão aulas práticas, fáceis (pedagogicamente dizendo), motivadoras e objetivas. Gostei muito.
26/08/2012
Três estrelasparabéns...
10/08/2012
Três estrelasBoa aula continui partilhando.