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Sementes: suas partes e importância para as plantas

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.Enumerar e identificar as partes da semente e sua importância para as plantas.

2.Exemplificar o processo de germinação das sementes.

3.Apresentar processo de dispersão de sementes, bem como os seus principais agentes de dispersão

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber identificar os grupos vegetais e as partes que compõem as plantas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 

O professor poderá iniciar a aula questionando sobre a importância das sementes para as plantas e para os demais seres vivos. Concomitante a esse questionamento poderá apresentar aos alunos exemplares variados de sementes. As sementes poderão estar em saquinhos plásticos devidamente identificados ou dispostos em uma mesa, ficará a critério do professor escolher qual é a melhor maneira de expor esse material.

*Dica: peça aos alunos que levem sementes para a aula.

Fonte: http://www.radarverde.com.br/wp-content/uploads/2010/05/sementes.jpg 

Atividade 2

Após reconhecerem a importância das sementes para as plantas e para os demais seres vivos. Agora é hora de observar e identificar as partes que constitui as sementes.

*Sugestão: se a escola tiver lupas o professor poderá utilizá-las para visualizar as partes das sementes.

Um dia antes da observação: o professor juntamente com seus alunos deverá colocar em um pires com água, um grão de milho e uma semente de feijão.

No dia da observação: o professor juntamente com seus alunos deverá abrir a semente de feijão ao meio e fazer um corte longitudinal no grão de milho. Em seguida, é só fazer as observações e identificar as partes da semente.

*Dica: solicite que os alunos registrem as observações com desenhos, esquemas e anotações.

Fonte:http://2.bp.blogspot.com/_7TZ4Lyitmjw/TGABu7b8D5I/AAAAAAAABA8/yva2mAxBL4U/s1600/Partes+da+semente.png

Atividade 3 

Após identificar a importância das sementes e as suas partes, é imprescindível que o professor discuta com seus alunos sobre a germinação das sementes. O professor poderá propor um experimento para compreenderem a germinação, sua importância e os fatores que a influenciam.   

Fatores que influenciam na germinação 

Objetivo: Analisar os fatores indispensáveis ao processo de germinação.

Material: 

- sementes de feijão.

- algodão.

- seis recipientes para colocar as sementes, como embalagens de margarina ou pires fundo.

- fita adesiva ou caneta para retroprojetor.

Procedimentos: 

1.Numerar os recipientes com a caneta para retroprojetor ou com a fita adesiva.

2.Colocar um chumaço de algodão e cinco sementes de feijão em cada recipiente.

Experimento 1

3.Umedecer o algodão dos recipientes 1 e 2.

4.Colocar o recipiente 1 em ambiente iluminado e o recipiente 2 em local escuro (dentro de uma caixa ou coberto com papel alumínio, por exemplo).

Experimento 2

5.Umedecer o algodão do recipiente 3 e manter o recipiente 4 sem água.

Experimento 3

6.Umedecer o algodão dos recipientes 5 e 6.

7.Colocar o recipiente 5 dentro da geladeira e manter o recipiente 6 à temperatura ambiente.

8.Observar as sementes diariamente e anotar quais germinaram. Umedecer os recipientes 1, 2, 3, 5 e 6 em dias alternados para evitar que o algodão seque.

Resultados 

*Dica: Professor segue abaixo algumas sugestões de como registrar e trabalhar os resultados obtidos no experimento. Faça com que os alunos reflitam sobre os resultados!

a) Anotar diariamente na tabela abaixo quantas sementes germinaram em cada recipiente.   

b) Qual variável foi testada em cada experimento?

c) Os feijões mantidos em local claro germinaram? E os mantidos em local escuro? A luz exerce influência sobre a germinação? Qual?

d) Os feijões mantidos em algodão seco germinaram? A água influencia a germinação? Como?

e) Os feijões mantidos na geladeira germinaram? Qual a influência que a temperatura exerce sobre a germinação?

f) Quais fatores são indispensáveis a germinação?

g) Por que o feijão não germina dentro da lata de mantimentos?

h) Que diferenças existem entre as plantas que germinaram em local iluminado e em local escuro? O que aconteceria se as plantas fossem mantidas por muito tempo no escuro?

Informações importantes ao professor: 

  • Tempo de observação: de 7 a 15 dias.
  • Os fatores que influenciam na germinação poderão ser melhor explorados se outros aspectos importantes, como a função dos cotilédones e a viabilidade ou dormência da semente, também forem abordados.
  • É importante evitar que o aluno pense que a luz não é essencial às plantas. Embora seja um fator dispensável à germinação, a luz não é fundamental para a fotossíntese. Esse processo permite que as plantas produzam seu próprio alimento quando as reservas da semente se esgotam.
  • As plantas que germinaram no escuro estarão estioladas (esbranquiçadas, com folhas pequenas e caule muito alongado). Essas plantas se manterão vivas enquanto existir reserva nutritiva nos cotilédones. Esses vão murchando à medida que a planta se desenvolve. Uma vez terminada a reserva e não podendo realizar fotossíntese pela ausência de luz, as plantas morrerão.
  • Enfatize a importância dos recipientes-controle e do isolamento de variáveis para chegar a conclusões em um experimento. Os recipientes-controle são aqueles que não foram submetidos às variáveis experimentais, como escuro, seca e baixa temperatura

Fonte: http://www.eb1-parada-braganca.rcts.pt/images/feijao.JPG

Atividade 4 

Já falamos da importância, das partes e da germinação das sementes. Agora para finalizar o conteúdo o professor deverá discutir com seus alunos sobre o processo e os agentes de dispersão de sementes. Elabore transparências ou uma apresentação em power-point somente com imagens, a partir disso os alunos deverão discutir e chegar a um consenso. Professor faça as intervenções que achar necessário, mas não se esqueça de valorizar o que o aluno irá apontar.

*Dica de imagens:                                                        Dispersão pelos animais

Fonte: http://farm4.static.flickr.com/3593/3346297939_8f8f808238.jpg?v=0 

Dispersão pelo fruto

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fruto/imagens/fruto-3.jpg

*Sugestão: professor se for possível leve a planta popularmente conhecida como dente-de-leão. No cotidiano, muitos alunos já brincaram com essa planta ora sobrando, ora admirando como o vento dispersava as plumas. Conte a eles que as plumas auxiliam na dispersão dos frutos que estão na extremidade.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_jQmYLFt7-b8/SsgR9C0qgDI/AAAAAAAAAkQ/GZYTZ8s3t_I/s400/flor_dente-de-leao.jpg 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando o envolvimento dos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções. O professor também deverá acompanhar os registros dos alunos.

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