Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Transfusão de Sangue: Doar Sangue... Doar Vida

 

24/11/2010

Autor y Coautor(es)
Zaida Barros Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. Gumerato Fernandes, Lindomar de Oliveira Untaler

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Investigar a importância do sangue para o organismo humano

Discutir e valorizar a doação de sangue como uma atitude de solidariedade humana

Conhecer os diferentes grupos sanguíneos

Duração das atividades
1 a 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de ter conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula discutindo o texto motivador, que deverá ser entregue para cada aluno. Se a cidade onde você trabalha possui um hemocentro, agende uma visita, se não puder visitar o hemocentro convide uma pessoa da área médica, para palestrar a respeito da doação de sangue. O objetivo de visitar o hemocentro é saber de que forma o sangue para futuras transfusões sanguíneas são coletados. Logo após a discussão do texto, disponibilize os dois vídeos sugeridos abaixo para os alunos assistirem e fortalecer ainda mais o debate e a reflexão sobre o referido assunto.

Texto motivador

"Entre para a Corrente Sanguínea. Doe e convide alguém a doar"

Campanha pretende estimular convites de habituais doadores a outras pessoas. 12/06/09

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Doação de Sangue, com o slogan “Entre para a Corrente Sanguínea. Doe e convide alguém a doar”. O objetivo é estimular convites de habituais doadores a outras pessoas e também usar redes sociais da internet, como Orkut e MSN, para atrair o público jovem.

A ideia da campanha é transformar o ato de doar em um hábito de vida saudável. Para aumentar o número de doadores e torná-los freqüentes, o ministério aposta no “convite” de doadores a outras pessoas. “Queremos contar com o envolvimento de todos que já doam sangue e pedir para que eles convidem mais alguém para doar. Com isso criaremos uma corrente, onde cada doador chama mais um doador”, explica Guilherme Genovez, responsável pela Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

É a primeira vez que a campanha vai buscar os diversos públicos da Internet. Comunidades virtuais como blogs, Orkut, Twitter, MSN e Google serão utilizados como ferramentas de comunicação para sensibilizar os possíveis doadores. Também serão veiculados filmes na TV aberta e nos cinemas, além dos spots em 27 rádios das capitais e em praças do interior do país.

Em 2008, foram registrados 3,1 milhões de doações de sangue. Apesar de representar um percentual médio de doações nos últimos cinco anos, o Brasil opera em constante estado de emergência no que diz respeito aos estoques de sangue. Todos os dias milhares de procedimentos hospitalares são realizados e, em muitos deles, o sangue está presente. Por isso, é necessário que sempre haja estoque nos hemocentros que recebem o sangue de doadores voluntários.

  • Cerca de 1,8% da população brasileira já doou sangue nos últimos cinco anos;
  • Os homens são responsáveis por mais de 70% das doações;
  • Os jovens entre 18 e 29 anos correspondem a 50% dos doadores.

Como posso me tornar um doador ?

O Brasil é um país de referência em segurança transfusional. Após a doação, o sangue é submetido a nove tipos de exames, capazes de identificar doenças como a Aids, Sífilis, Doença de Chagas e Hepatites. O doador também passa por um exame clínico que inclui uma entrevista. Nela, é verificado se o doador esteve em situações de risco acrescido, como ser usuário de drogas ou ter praticado sexo sem proteção. Se isso aconteceu, ele é automaticamente descartado como doador. Todos os hemocentros prestam orientações sobre os cuidados antes que o sangue seja doado.

Para ser um doador de sangue, o indivíduo tem que ser saudável, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter sido contaminado por doença transmissível. A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas doem sangue, no máximo, três vezes ao ano. Os homens podem doar a cada três meses e as mulheres, a cada quatro meses, devido aos intervalos do ciclo menstrual.

Cada doador contribui com 450 mililitros de sangue, que é colocado numa bolsa plástica lacrada para evitar a contaminação e armazenado em geladeiras especiais, onde a temperatura é regulada. Se o resultado dos exames for negativo para todas as doenças, o sangue pode ser usado pelos próximos trinta dias, quando vence a validade. Mas, a utilização é tão requisitada que dificilmente fica guardado por mais de uma semana.

A transfusão é necessária em cirurgias de grande porte, como as pontes de safena, também para hemofílicos, para pessoas que sofrem de câncer e se submetem à quimioterapia e para pacientes de hemodiálise. No total, são cinco milhões de transfusões por ano. O sangue também é usado para a produção de remédios hemoderivados, como os fatores de coagulação.

Fonte:  Portal da Saúde disponível em http://www.bancodesaude.com.br/sangue/120812062009-entre-corrente-sanguinea-doe-convide-alguem-doar 

Imagem do vídeo

Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=rEImGaQ9VmM 

Imagem do vídeo

Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=5Bc7WPP0xyA&feature=related 

Atividade 1

De acordo com o texto, os vídeos e o debate sobre este assunto, os alunos deverão responder as questões propostas nesta atividade.

Perguntas:

1) O que consiste a doação de sangue?

2) Quem será beneficiado com o sangue doado?

3) Podemos vender o sangue em vez de ser doado? Explique.

4) Se você pudesse doar sangue o que faria? Justifique.

5) O que pode impedir uma pessoa de doar sangue?

6) Explique as frases: “Doar sangue é um ato de cidadania” e "Doe sangue, doe vida".

7) Como é feita a coleta de sangue?

8) O sangue doado é testando antes de qualquer transfusão de sangue? Explique a importância deste procedimento.

9) Qual é o período do ano que o estoque de sangue fica mais em baixa? Explique.

10) Por que pessoas que tem comportamentos de riscos não podem doar sangue?

11) Qual a quantidade de sangue que é retirada do doador?

Atividade 2

Leia as informações abaixo:

O que é o sangue?

O sangue é um tecido líquido que circula em nossos vasos sanguíneos com as funções de defesa de nosso organismo, transporte de oxigênio e de nutrientes.

De que é formado o sangue?

O sangue é composto por aproximadamente:Plasma (55%): é a parte líquida do sangue, de coloração palha, composto por 90% de água, proteínas e sais minerais, mantém o volume, fornece anticorpos e corrige sangramentos.

Hemácias (40% de células vermelhas): são conhecidas como glóbulos vermelhos, proteína que contém ferro, corrigem anemia aguda ou crônica.

Leucócitos (1,5% de células brancas): são os glóbulos brancos, fazem parte da linha de defesa do organismo e são acionados em casos de infecções.

Plaquetas (3,5% de plaquetas): são pequenas células que interferem no processo de coagulação sanguínea, auxiliando no controle dos sangramentos.

Quanto sangue possuímos em nosso organismo?

Um adulto possui em média 5 litros de sangue.

Como o sangue é produzido em nosso organismo?

O sangue é produzido na medula óssea, parte interna dos ossos. A medula utiliza como principais precursores para a produção de sangue o ferro (presente na carne vermelha, feijão, beterraba), a vitamina B12 e o ácido fólico (presentes em vegetais verdes escuros) entre muitos outros.

O que são grupos sangüíneos?

Os grupos sanguíneos são determinados pela presença de proteínas nas hemácias que determinam o grupo a que pertencemos. Os principais sistemas de grupo sanguíneo são: ABO e Rh. A distribuição dos grupos sanguíneos na população brasileira é parecida com a distribuição da população mundial salvo na população indígena onde a maioria dos indivíduos apresenta o sangue O+.

O sangue da população brasileira em geral corresponde a:

Grupo A +: 36%

Grupo A -: 6%

Grupo B +: 9%

Grupo B -: 2%

Grupo AB +: 3%

Grupo AB -: 1%

Grupo O +: 37%

Grupo O -: 7%

Que tipo de sangue é ideal receber?

O ideal é o paciente receber o sangue do mesmo tipo que o seu. Caso o seu sangue esteja em falta poderá ser utilizado outro tipo sanguíneo compatível com o seu, conforme descrito na tabela abaixo:

Se o Receptor for do grupo: 

O Doador poderá ser do grupo: 

A + 

A + ; A - ; O + ; O - 

A-

A - ; O

B+

B + ; B - ; O + ; O - 

B-

B - ; O - 

AB+

A + ; A - ; B + ; B - ; AB + ; AB - ; O + ; O - 

AB-

A - ; B - ; AB - ; O- 

O+

O+; O-

O-

O-

Fonte: http://www.bancodesangue.com.br/website/content/bancosangue/geral/index.php?idPagina=TUDO_SOBRE_SANGUE 

De acordo com as informações listadas nesta atividade responda as questões propostas abaixo:

1) Descreva a importância de conhecer os tipos sanguíneos existentes?

2) O sangue é formado de vários componentes, observe a figura 1 disponível abaixo e responda. Qual a importância de separar os componentes sanguíneos do sangue doado?

3) Observando a figura 1,qual o componente sanguíneo possui em maior quantidade?

4) Se uma pessoa do tipo sanguíneo AB + sofre um acidente e necessita de receber sangue, qual é o tipo sanguíneo mais apropriado para ele receber?

5) Por que o tipo sanguíneo O- é considerado o doador universal?

6) Por que o tipo sanguíneo AB+ é considerado o receptor universal?

7) O que diferencia um tipo sanguíneo do outro?

8) Uma pessoa hemofílica tem dificuldade de coagular o sangue no local onde recebeu um corte, com isso o sangue pode sair sem cessar, podendo levar a morte. Qual dos componentes listado no texto este indivíduo deverá receber na transfusão?

9) Qual a importâncias das hemácias para as células de nosso organismo?

10) O que pode acontecer com um indivíduo se o seu sangue estiver com pouca presença de glóbulos brancos?

Figura 1

Imagem disponível em http://www.medicinanet.com.br/imagens/20090820004614.jpg 

Atividade 3

Leia o material abaixo e discuta com seus colegas o que é preciso respeitar para doar sangue com qualidade.

Imagem disponível em http://www.oscip-iagm.org.br/wp-content/uploads/2010/03/doacao-de-sangue.gif 

Agora complete o quadro abaixo, escrevendo qual foi a conclusão que o grupo chegou sobre cada questão apresentado no material disposto nesta atividade.

Exigências para doar sangue

Por quê?

Estar em boas condições de saúde

Ter entre 18 a 65 anos

Não estar tomando medicamentos que possa afetar o sangue

Não ter contraído hepatite após os 10 anos de idade

Não ter feito cirurgia recentemente

Não estar gripado ou estar contaminado com doenças infecto-contagiosas com doenças de chagas, AIDS, dengue, hepatite etc.

Não estar exposto a situação de risco como não ter parceiro sexual fixo ou ser usuários de drogas

As mulheres podem doar sangue até 3 vezes ao ano

Os homens podem doar sangue até 4 vezes ao ano

Dormir bem na noite anterior

Não tomar bebida alcoólica na noite anterior

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas e a elaboração da campanha e sua apresentação. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação de todas as atividades propostas em sala de aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • jose valquirio vieira santos, ag. de hemoteirapia itabaiana , Sergipe - dijo:
    jvvs20@yahoo.com.br

    23/06/2011

    Cinco estrelas

    quero nao opinar ms parabeniza-lo pelo excelente conteudo.muito bom trabalho com sangue e ao conferir a aula ests corretamente muito bem preparada.


  • lais, fundaçao bradesco , Sergipe - dijo:
    lais_k23@hotmail.com

    26/03/2011

    Cinco estrelas

    doar sangue é um ato solidariedade com o proximo se cada um soubesse doava sague, porque faz bem para si e para seu espirito...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.