18/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer as regras que incidem sobre o arremesso de peso no Atletismo;
Apropriar das técnicas e estratégias mais utilizadas para o arremesso de peso.
Regras e vivências do lançamento de dardo, disco e martelo.
Atividade 1:
Apresentar as fotos abaixo e questionar os alunos:
- Qual é a modalidade do Atletismo que está sendo exibida?
- Onde ela é praticada? Como se dá a prática desta modalidade? Vocês sabem?
http://download.ultradownloads.uol.com.br/wallpaper/106203_Papel-de-Parede-Arremesso-de-Peso_800x600.jpg (acesso em 15/10/10).
http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,14738129-EX,00.jpg (acesso em 15/10/10).
http://2.bp.blogspot.com/_dIytnAdnZ-c/TAmOgc3Z2vI/AAAAAAAADGs/kjtiIzZP5bs/s400/Arremesso+de+peso.JPG (acesso em 15/10/10).
O professor, em seguida, irá propor uma atividade de pesquisa na internet onde os alunos, em duplas, aprofundarão o tema da aula através dos questionamentos:
- Onde ela surgiu enquanto esporte?
- Quais são os materiais necessários para a sua prática?
- Quais as dimensões do espaço e o peso do implemento nas categorias adultas (masculino e feminino)? E os seus recordes mundiais e olímpicos?
- Quais as regras (ou penalidades) em uma competição?
As respostas dos alunos deverão ser registradas em uma folha de papel e entregues ao professor.
LINKS PARA PESQUISA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arremesso_de_peso (acesso em 15/10/10).
http://esporte.hsw.uol.com.br/resumo-arremesso-peso-olimpiada.htm (acesso em 15/10/10).
http://www.portal-esportes.com/arremesso-peso.asp (acesso em 15/10/10).
http://jornal.valeparaibano.com.br/2005/05/15/espreg/peso1.html (acesso em 15/10/10) .
Atividade 2:
Pedir aos alunos que assistam aos dois vídeos abaixo:
Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=fQxw-5bIdLA&feature=related (acesso em 15/10/10).
Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=LNlGMQ0HsN4&feature=related (acesso em 15/10/10).
E perguntar:
- Nos dois vídeos observamos atletas de alto nível do arremesso de peso. Vocês perceberam alguma diferença na forma como eles arremessam?
- Vocês acham que existe uma técnica melhor – ou mais desenvolvida – para que um peso de 7 quilos seja arremessado o mais longe possível ou somente a força é necessária para alcançar este objetivo?
Após ouvir as argumentações, propor uma prática onde, com o auxílio de um “medicineball” de 2 quilos e em um espaço amplo, os alunos poderão verificar qual é a melhor maneira de arremessar o peso.
Organizados em filas e distantes uns dos outros, os alunos realizarão arremessos livres obedecendo ao mesmo critério de posicionamento do implemento (ao lado do pescoço segurando com uma das mãos) da modalidade no Atletismo. Cada fila terá um círculo com 2 metros de diâmetro que não deverá ser ultrapassada pelos alunos no lançamento.
Em seguida o professor irá expor as figuras abaixo onde estão sendo mostradas as duas técnicas exibidas no início da atividade em forma de gráfico. O professor irá dizer que várias são as técnicas trabalhadas pelos atletas desde o início deste esporte: parada, a de deslocamento linear de costas (ou Parry O'Brien – figura 1) e a mais moderna e começando a ser bastante utilizada, o deslocamento em rotação (ou Barischinikov – figura 2). Vale ressaltar que sempre a preocupação do atleta, na evolução da técnica, foi o de aumentar o caminho de aceleração do implemento. Conseqüentemente o que teria de ser aumentado, na realidade, era o percurso do deslocamento, assim o arremessador possuí mais tempo de aplicação de força no implemento e o impulso final será maior. Neste momento, faz-se necessário também mostrar como se faz as técnicas para os alunos.
Figura 1: http://www.cdof.com.br/gifs/atletism_arr1.gif (acesso em 15/10/10).
Figura 2: http://www.cdof.com.br/gifs/atletism_arr2.gif (acesso em 15/10/10.)
Em seguida, respeitando as filas organizadas anteriormente, cada aluno realizará 3 tentativas de cada técnica. Importante ressaltar o aspecto de segurança dos alunos que não participam dos lançamentos, que deverão ficar afastados.
Atividade 3:
Neste último momento, o professor criará uma situação de competição obedecendo algumas regras do desporto oficial:
- um círculo de 2 metros de diâmetro será feito no solo e a “medicineball” de 2 quilos será utilizada;
- os alunos deverão arremessar o disco de dentro deste círculo em uma área ampla;
- eles poderão se movimentar dentro deste espaço da forma que acharem melhor;
- cada aluno terá direito a três lançamentos;
- aqueles que pisarem na linha demarcatória terão o seu lançamento inválido;
- os 8 melhores arremessadores irão para a grande final onde cada um terá mais três arremessos. Vence aquele que conseguir a maior distância.
O professor utilizará uma trena para marcar a distância que será marcada do primeiro contato no solo do implemento ao círculo de arremesso.
Maiores informações sobre o tema:
http://adect2.no.sapo.pt/artigos/pdf/peso.pdf (acesso em 15/10/10)
http://www.cdof.com.br/atletism4.htm (acesso em 15/10/10)
Um texto argumentativo será construído a partir da proposta:
Diante das vivências e discussões da aula, o êxito no arremesso de peso depende exclusivamente da força ou da técnica do atleta? Por quê?
Quatro estrelas 1 classificações
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06/05/2014
Quatro estrelasaula muito boa!