Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Mata Atlântica Pede Socorro

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Leandro Faber Lopes
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Natureza e as questões sócio-ambientais
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deve ser capaz de analisar a redução da extensão original da Mata Atlântica, compreendendo os principais fatores que levaram ao desmatamento de uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo; também deve saber analisar a importância dos Corredores Ecológicos e das Áreas de Preservação Ambiental na Mata Atlântica, como as RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural). Além disso, deve apreender os benefícios do uso da Cartografia Temática e do Sensoriamento Remoto como instrumentos de análise ambiental.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Biodiversidade; Bioma; Meio Ambiente; Unidades de Conservação; Formação e Organização Territorial Brasileira; Cartografia Temática; Sensoriamento Remoto.

Estratégias e recursos da aula

1º passo:

Professor, inicie a aula com o logotipo da Fundação S.O.S. Mata Atlântica, que segue abaixo. Peça que os alunos o observem para responder ao que se pede.

Figura 1. SOS Mata Atlântica

(Fonte: http://www.sosmatatlantica.org.br/, em 21-11-2010) 

1. Explique a mensagem transmitida pelo logotipo da Fundação SOS Mata Atlântica.

2. O que você sabe sobre a situação atual dessa floresta?

2º passo:

Para dar continuidade a esta aula, é necessário que os alunos tenham em mãos uma edição de atlas geográfico exigido pelo professor. 

1. Peça a cada estudante que leia e analise o mapa da VEGETAÇÃO NATIVA, que se estendia pela fachada litorânea brasileira. A Mata Atlântica como era há cinco séculos, quando da chegada dos portugueses.   

2. Indique agora a leitura e análise do mapa da VEGETAÇÃO ATUAL na mesma área. Peça que façam a comparação entre o primeiro e o segundo mapas.

Professor (a), caso seja de sua preferência, para essa atividade utilize com os alunos o mapa a seguir:

Mapa 1. Mata Atlântica em Dois Tempos

(Fonte: http://naturezaesustentabilidade.wordpress.com/, em 21-11-2010) 

3. Professor (a), retome o conceito de cartografia temática, cujos produtos, os mapas temáticos, são de grande valia na representação de fenômenos espaciais humanos e culturais. Por exemplo, ao utilizar o mapas acima, cada aluno deverá indicar:

- o tipo de mapa temático (qualitativo, quantitativo, ordenado ou dinâmico);

- o tipo de representação (pontual, zonal ou linear).   

4. Peça aos alunos que levantem hipóteses para o desmatamento de aproximadamente 93% da floresta tropical que recobria 15% do território brasileiro.

3º passo:

Professor (a), caso haja facilidade de acesso à internet, faço uso de imagens de satélites da Mata Atlântica. A finalidade é promover o contato da classe com as tecnologias modernas aplicadas à cartografia.   

Caberá o esclarecimento da importância do SENSORIAMENTO REMOTO como recurso de análise ambiental. Neste caso, as imagens de satélites são úteis ao monitoramento de florestas, permitindo observar, registrar, mapear, comparar e analisar as condições ambientais de um bioma ao longo do tempo. Também podem ser utilizadas fotografias aéreas.

Há várias maneiras de se fazer uso desse material, respeitando-se a infra-estrutura e a disponibilidade de materiais de cada escola.    

Sugerimos os seguintes recursos: sala de informática com acesso à internet; data-show: com uso de slides; transparência: utilizando-se lâminas; material impresso: através de imagens de satélite ou fotografias aéreas impressas no papel.

Professor (a), proponha a seguinte atividade:

1. Observe a imagem de satélite a seguir e responda ao que se pede.

Mapa 2. Mata Atlântica em Imagem de Satélite - Região de Angra dos Reis -RJ

(01/08/2005)

Legenda: 

Região de Angra dos Reis e Ilha Grande no litoral sul do Rio de Janeiro.

Destaca-se a presença da Mata Atlântica nas serranias e na Ilha Grande.

Outro destaque é a grande quantidade de pequenas ilhas que a região abriga.

Fonte: http://www.cbers.inpe.br/download/152_126.jpg, acessado em 19-11-2010. 

Depois de analisar a imagem de satélite acima, obtida a partir do CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), responda:

a) Descreva o tipo de relevo predominante na região litorânea em questão.

b) Como o relevo local interferiu na preservação da Mata Atlântica naquele ponto do litoral fluminense?

c) Quais as vantagens de se representar o relevo da região em questão com imagens de satélite?

2. Leia o texto abaixo.

Monitoramento via satélite no Espírito Santo (28-04-2006)

"A Mata Atlântica do Espírito Santo será monitorada por satélite pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As informações são do Gazeta on Line. O Plano Nacional de Monitoramento e Controle da Mata Atlântica foi lançado ontem em Vitória pelo diretor substituto de Proteção Ambiental do Ibama, Francisco de Oliveira Filho. Assim como já ocorre na Amazônia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) desenvolverá e fornecerá imagens de desmatamentos da Mata Atlântica em territórios capixabas, facilitando a intervenção da fiscalização. O órgão vai também criar uma Rede de Vigilância da Mata Atlântica com instituições e agentes ambientais, formar um Sistema de Informações Ambientais e, com base nos dados, realizar ações integradas de fiscalização com órgãos do governo e investir na formação de uma Rede de Comunicação, Educação e Capacitação."

FONTE: A Gazeta - ES

Disponível em: http://www.ecopress.org.br/noticias+com+baixa+repercussao/monitoramento+via+satelite+no+espirito+santo, acessado em 19-11-2010. 

a) Quais as principais vantagens do monitoramento da Mata Atlântica via satélite?

b) Explique a importância de ações como essa, acima noticiada, para a preservação da Mata Atlântica.

3. Leia o texto e a imagem a seguir.

01/04/2010     

"Através de câmeras instaladas em satélites é possível monitorar áreas estratégicas na Terra. É o caso do CBERS, satélite cino-brasileiro de recursos terrestres, um satélite lançado em 1999 (CBERS-1) através de um convênio entre a China e o Brasil para monitoramento ambiental através de sensoriamento remoto."

Mapa 3. Rio de Janeiro

Fonte: http://omnis.if.ufrj.br/~micha/pesquisa/controle_ambiental.html, acessado em 19-11-2010. 

Na imagem de satélite acima, da região metropolitana do Rio de Janeiro, o rosa representa áreas urbanas, o preto é o oceano e o verde, a cobertura vegetal. Originalmente, a Mata Atlântica recobria os mares de morros e ocupava grande extensão do território brasileiro. Com base no que você aprendeu sobre essa floresta e na observação da imagem em questão, responda:

a) Que fatores contribuíram, historicamente, para o encolhimento da Mata Atlântica?

b) Como o monitoramento via satélite pode contribuir para a preservação da floresta em trechos com grande ocupação urbana, como a área em questão?

c) Destaque alguns aspectos gerais do relevo da área representada.

3º passo:

A aula será encerrada com a exibição de uma reportagem em vídeo, produzida pela Rede Globo, que integra o DVD “Jornal Nacional – 35 anos”.

Esse material foi lançado em 2004 e reúne uma série de reportagens especiais produzidas pela emissora. E continua atual. Uma dessas reportagens é sobre a Mata Atlântica, dividida em capítulos que duram, ao todo, pouco mais de 20 minutos. O DVD pode ser encontrado nas locadoras ou para compra na internet.

Figura 2. Jornal Nacional - 35 Anos

Disponível em: http://www.bondfaro.com.br/preco--dvds--dvd-jornal-nacional-35-anos-duplo-jornal-nacional-35-anos-brasil-2004.html, acessado em 19/10/2010.   

No especial, os repórteres mostram os principais impactos sofridos pela floresta tropical mais rica em biodiversidade do mundo. Mas também os desafios atuais e as principais contribuições para a preservação do que restou da Mata Atlântica.

Recursos Complementares

- Atlas Geográfico indicado pelo professor;

- Reportagem em vídeo da Mata Atlântica, parte integrante do especial “Jornal Nacional – 35 Anos” (DVD, Rede Globo, 2004);

- Alguns dos seguintes materiais – a depender da disponibilidade existente na escola:

projetor de slides (data-show);

retroprojetor e transparências;

computadores ligados a internet;

imagens de satélites ou fotografias aéreas impressas.

Avaliação

Os alunos deverão apresentar um pequeno relatório do vídeo na aula seguinte. O professor poderá definir os itens que devem contar nesse relatório. Sugerimos os seguintes:

a)      Principais usos do solo na extensão da Mata Atlântica (históricos e atuais);

b)      Usos ilegais com recursos da floresta tropical;

c)      Importância das Unidades de Conservação, como as RPPNs;

d)      Participação cidadã na proteção da floresta;

e)      Motivos para a preservação da Mata Atlântica;

O material produzido pela turma poderá ser trabalhado, na próxima aula, através de um debate organizado pelo professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.