25/11/2010
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Natureza e as questões sócio-ambientais |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
O aluno deve ser capaz de analisar a redução da extensão original da Mata Atlântica, compreendendo os principais fatores que levaram ao desmatamento de uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo; também deve saber analisar a importância dos Corredores Ecológicos e das Áreas de Preservação Ambiental na Mata Atlântica, como as RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural). Além disso, deve apreender os benefícios do uso da Cartografia Temática e do Sensoriamento Remoto como instrumentos de análise ambiental.
Biodiversidade; Bioma; Meio Ambiente; Unidades de Conservação; Formação e Organização Territorial Brasileira; Cartografia Temática; Sensoriamento Remoto.
Professor, inicie a aula com o logotipo da Fundação S.O.S. Mata Atlântica, que segue abaixo. Peça que os alunos o observem para responder ao que se pede.
Figura 1. SOS Mata Atlântica
(Fonte: http://www.sosmatatlantica.org.br/, em 21-11-2010)
1. Explique a mensagem transmitida pelo logotipo da Fundação SOS Mata Atlântica.
2. O que você sabe sobre a situação atual dessa floresta?
Para dar continuidade a esta aula, é necessário que os alunos tenham em mãos uma edição de atlas geográfico exigido pelo professor.
1. Peça a cada estudante que leia e analise o mapa da VEGETAÇÃO NATIVA, que se estendia pela fachada litorânea brasileira. A Mata Atlântica como era há cinco séculos, quando da chegada dos portugueses.
2. Indique agora a leitura e análise do mapa da VEGETAÇÃO ATUAL na mesma área. Peça que façam a comparação entre o primeiro e o segundo mapas.
Professor (a), caso seja de sua preferência, para essa atividade utilize com os alunos o mapa a seguir:
Mapa 1. Mata Atlântica em Dois Tempos
(Fonte: http://naturezaesustentabilidade.wordpress.com/, em 21-11-2010)
3. Professor (a), retome o conceito de cartografia temática, cujos produtos, os mapas temáticos, são de grande valia na representação de fenômenos espaciais humanos e culturais. Por exemplo, ao utilizar o mapas acima, cada aluno deverá indicar:
- o tipo de mapa temático (qualitativo, quantitativo, ordenado ou dinâmico);
- o tipo de representação (pontual, zonal ou linear).
4. Peça aos alunos que levantem hipóteses para o desmatamento de aproximadamente 93% da floresta tropical que recobria 15% do território brasileiro.
Professor (a), caso haja facilidade de acesso à internet, faço uso de imagens de satélites da Mata Atlântica. A finalidade é promover o contato da classe com as tecnologias modernas aplicadas à cartografia.
Caberá o esclarecimento da importância do SENSORIAMENTO REMOTO como recurso de análise ambiental. Neste caso, as imagens de satélites são úteis ao monitoramento de florestas, permitindo observar, registrar, mapear, comparar e analisar as condições ambientais de um bioma ao longo do tempo. Também podem ser utilizadas fotografias aéreas.
Há várias maneiras de se fazer uso desse material, respeitando-se a infra-estrutura e a disponibilidade de materiais de cada escola.
Sugerimos os seguintes recursos: sala de informática com acesso à internet; data-show: com uso de slides; transparência: utilizando-se lâminas; material impresso: através de imagens de satélite ou fotografias aéreas impressas no papel.
Professor (a), proponha a seguinte atividade:
1. Observe a imagem de satélite a seguir e responda ao que se pede.
Mapa 2. Mata Atlântica em Imagem de Satélite - Região de Angra dos Reis -RJ
(01/08/2005)
Legenda:
Região de Angra dos Reis e Ilha Grande no litoral sul do Rio de Janeiro.
Destaca-se a presença da Mata Atlântica nas serranias e na Ilha Grande.
Outro destaque é a grande quantidade de pequenas ilhas que a região abriga.
Fonte: http://www.cbers.inpe.br/download/152_126.jpg, acessado em 19-11-2010.
Depois de analisar a imagem de satélite acima, obtida a partir do CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), responda:
a) Descreva o tipo de relevo predominante na região litorânea em questão.
b) Como o relevo local interferiu na preservação da Mata Atlântica naquele ponto do litoral fluminense?
c) Quais as vantagens de se representar o relevo da região em questão com imagens de satélite?
2. Leia o texto abaixo.
Monitoramento via satélite no Espírito Santo (28-04-2006)
"A Mata Atlântica do Espírito Santo será monitorada por satélite pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As informações são do Gazeta on Line. O Plano Nacional de Monitoramento e Controle da Mata Atlântica foi lançado ontem em Vitória pelo diretor substituto de Proteção Ambiental do Ibama, Francisco de Oliveira Filho. Assim como já ocorre na Amazônia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) desenvolverá e fornecerá imagens de desmatamentos da Mata Atlântica em territórios capixabas, facilitando a intervenção da fiscalização. O órgão vai também criar uma Rede de Vigilância da Mata Atlântica com instituições e agentes ambientais, formar um Sistema de Informações Ambientais e, com base nos dados, realizar ações integradas de fiscalização com órgãos do governo e investir na formação de uma Rede de Comunicação, Educação e Capacitação."
FONTE: A Gazeta - ES
Disponível em: http://www.ecopress.org.br/noticias+com+baixa+repercussao/monitoramento+via+satelite+no+espirito+santo, acessado em 19-11-2010.
a) Quais as principais vantagens do monitoramento da Mata Atlântica via satélite?
b) Explique a importância de ações como essa, acima noticiada, para a preservação da Mata Atlântica.
3. Leia o texto e a imagem a seguir.
01/04/2010
"Através de câmeras instaladas em satélites é possível monitorar áreas estratégicas na Terra. É o caso do CBERS, satélite cino-brasileiro de recursos terrestres, um satélite lançado em 1999 (CBERS-1) através de um convênio entre a China e o Brasil para monitoramento ambiental através de sensoriamento remoto."
Mapa 3. Rio de Janeiro
Fonte: http://omnis.if.ufrj.br/~micha/pesquisa/controle_ambiental.html, acessado em 19-11-2010.
Na imagem de satélite acima, da região metropolitana do Rio de Janeiro, o rosa representa áreas urbanas, o preto é o oceano e o verde, a cobertura vegetal. Originalmente, a Mata Atlântica recobria os mares de morros e ocupava grande extensão do território brasileiro. Com base no que você aprendeu sobre essa floresta e na observação da imagem em questão, responda:
a) Que fatores contribuíram, historicamente, para o encolhimento da Mata Atlântica?
b) Como o monitoramento via satélite pode contribuir para a preservação da floresta em trechos com grande ocupação urbana, como a área em questão?
c) Destaque alguns aspectos gerais do relevo da área representada.
A aula será encerrada com a exibição de uma reportagem em vídeo, produzida pela Rede Globo, que integra o DVD “Jornal Nacional – 35 anos”.
Esse material foi lançado em 2004 e reúne uma série de reportagens especiais produzidas pela emissora. E continua atual. Uma dessas reportagens é sobre a Mata Atlântica, dividida em capítulos que duram, ao todo, pouco mais de 20 minutos. O DVD pode ser encontrado nas locadoras ou para compra na internet.
Figura 2. Jornal Nacional - 35 Anos
Disponível em: http://www.bondfaro.com.br/preco--dvds--dvd-jornal-nacional-35-anos-duplo-jornal-nacional-35-anos-brasil-2004.html, acessado em 19/10/2010.
No especial, os repórteres mostram os principais impactos sofridos pela floresta tropical mais rica em biodiversidade do mundo. Mas também os desafios atuais e as principais contribuições para a preservação do que restou da Mata Atlântica.
- Atlas Geográfico indicado pelo professor;
- Reportagem em vídeo da Mata Atlântica, parte integrante do especial “Jornal Nacional – 35 Anos” (DVD, Rede Globo, 2004);
- Alguns dos seguintes materiais – a depender da disponibilidade existente na escola:
projetor de slides (data-show);
retroprojetor e transparências;
computadores ligados a internet;
imagens de satélites ou fotografias aéreas impressas.
Os alunos deverão apresentar um pequeno relatório do vídeo na aula seguinte. O professor poderá definir os itens que devem contar nesse relatório. Sugerimos os seguintes:
a) Principais usos do solo na extensão da Mata Atlântica (históricos e atuais);
b) Usos ilegais com recursos da floresta tropical;
c) Importância das Unidades de Conservação, como as RPPNs;
d) Participação cidadã na proteção da floresta;
e) Motivos para a preservação da Mata Atlântica;
O material produzido pela turma poderá ser trabalhado, na próxima aula, através de um debate organizado pelo professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!