Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS CHUVAS NAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir a problemática relacionada com as chuvas nas grandes cidades brasileiras;
  • Perceber que as crianças e adultos precisam desenvolver atitudes  e valores para a preservação do ambiente;
  •  Iniciar algumas reflexões e elaboração de projetos educativos para evitar a atitude de jogar lixo na rua e impedir o fluxo da água.    
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter dominio do conceito de chuva e fluxo de água.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

 Pesquisar quais os  problemas nas cidades brasileiras que se evidenciam com as chuvas intensas.

1º momento – Professor, já é possível a atividade de busca no ensino fundamental I, oriente seus alunos a fazer uma um levantamento sobre os problemas das cidades brasileiras. Solicite que eles se organizem em diferentes grupos com diferentes textos de reportagens distintas sobre as chuvas nas grandes cidades. Nas reportagens eles vão destacar os problemas das grandes cidades que são evidenciados com a chuva; discutir o porquê desses problemas; quem tem a responsabilidade pública de resolver os problemas; quem tem a responsabilidade social e individual de se prevenir desses problemas; como desenvolver a consciência dos cidadãos para lutar pela preservação do ambiente e para evitar catástrofes causadas pelas atitudes humanas.

 

http://www.cardososilva.com.br/wp-content/uploads/2009/01/chuvas1.jpg 

Texto 1. Chuva no Rio.

http://babelpontocom.blogspot.com/2010/04/chuvas-no-rio-reportagem-completa-e-o.html 

Texto 2.   São Paulo: chuva, lixo e caos.

http://negacaologica.com/2009/09/sao-paulo-chuva-lixo-e-caos/

Texto 3.   Chuvas no Recife inundam a cidade e o twitter

  http://acertodecontas.blog.br/atualidades/chuvas-no-recife-inundam-o-twitter/   

Texto 4  A chuva de todos os anos e os problemas iguais.  

 http://blogs.diariodepernambuco.com.br/meio_ambiente/?p=2525   

2º momento -  Ao final das leituras, os alunos fazem uma grande roda para destacar os problemas encontrados em cada cidade que provocam outros problemas imediatos quando chove com intensidade. Professor discuta com eles a semelhança dos problemas nas grandes cidades, que se agravam com a chuva e se transformam em outros problemas de calamidade pública. Como exemplo:

Problemas   

Falta de drenagem  para escoar grande quantidade de água da chuva; Lixo jogado na rua que provocam o entupimento de bueiros impedindo que a água seja escoada para o solo; Enchentes que provocam desabamento de terra e destrói casas, carrega carros pela correnteza e a força das águas que oferece risco à saúde e à vida; Falta de planejamento urbano e crescimento desordenado das cidades devido a precariedade da população que constroem suas casas em áreas de risco;

Solução dos problemas   

Professor solicite que os alunos apontem solução para esses problemas, apresente seu ponto de vista e o ponto de vista de outras pessoas sobre o tema.     

Texto de leitura para interagir com outras opiniões.  

 Problemas solução e oportunidades.

 http://cidadeinteira.blogspot.com/2010/05/problemas-solucoes-e-oportunidades.html   

Especial – como minimizar o impacto da chuva nas cidades?

http://globonews.globo.com/platb/cidadesesolucoes/2010/04/08/especial-como-minimizar-o-impacto-da-chuva-nas-cidades/ 

Atividade 2 -

Desenvolver ações que ajudam na formação de hábitos e atitudes  

1º momento – Professor assista com seus alunos ao vídeo: Pardinho – “pardo sim, sujo não”. Ao final solicite que os alunos façam uma lista das ações que eles reprovam e apontem soluções.  

"Pardinho, pardo sim, sujo não".

http://www.youtube.com/watch?v=j3PEXQ69DsA&feature=fvw

2º momento   -  Solicite que seus  alunos leiam o texto “Preservação do meio ambiente” no link abaixo e faça uma lista de atitudes que pessoas da idade deles podem desenvolver. Fazer cartazes com ilustrações e fixar no mural da escola para outros alunos terem acesso.  

Preservação do meio ambiente

http://www.infocefet.hpg.com.br/preservacao.html 

3º momento – Professor ajude seus alunos a elaborar uma carta para os funcionários da secretaria da escola, direção, professores e pais dos alunos da classe, explicando o que cada uma dessas pessoas pode fazer para preservar os recursos naturais.

Atividade 3 -

Elaborar um projeto Guardião do ambiente.

1º momento - Professor ajude seus alunos a elaborar um projeto de preservação do ambiente, ensinando a família e os vizinhos a colocar lixo na lixeira e fazer coleta seletiva.  O projeto deve ser realizado por etapas.

  • Fazer pesquisa e estudar como desenvolver ações simples no cotidiano;
  •  Organizar panfletos para orientar a família e os vizinhos para não jogar lixo na rua;
  • Organizar a turma para fazer uma campanha na escola de preservação do ambiente,  ensinar aos colegas a preservar o ambiente onde estiver.

Enchentes: educar para prevenir.  

http://webeduc.mec.gov.br/enchentes/index.php   

Chuvas: a solução vem do céu

http://diplomatique.uol.com.br/artigo.php?id=487&PHPSESSID=2992afb2cd65c8594faad2ff286459fc 

TEMOS CONSCIÊNCIA DA INFLUÊNCIA DOS MESMOS EM NOSSA VIDA?

http://www.terrabrasil.org.br/noticias/materias/pnt_problemasamb.htm   

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram realizar atividade de Discussão da problemática relacionada com as chuvas nas grandes cidades brasileiras; refletiram sobre  que tipo de atitude e valores que as crianças e adultos precisam desenvolver para a preservação do ambiente; elaboraram  projetos educativos para evitar a atitude de jogar lixo na rua e impedir o fluxo da água.    

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ailim Braz, Universidade de Brasília - UnB , Distrito Federal - disse:
    ailim.unb@gmail.com

    01/02/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa e rica a proposta! Só substituiria o vídeo "Especial – como minimizar o impacto da chuva nas cidades?" que, embora muito instrutivo, pareceu-me muito monótono para crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.