07/12/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ter dominio do conceito de chuva e fluxo de água.
Atividade 1 –
Pesquisar quais os problemas nas cidades brasileiras que se evidenciam com as chuvas intensas.
1º momento – Professor, já é possível a atividade de busca no ensino fundamental I, oriente seus alunos a fazer uma um levantamento sobre os problemas das cidades brasileiras. Solicite que eles se organizem em diferentes grupos com diferentes textos de reportagens distintas sobre as chuvas nas grandes cidades. Nas reportagens eles vão destacar os problemas das grandes cidades que são evidenciados com a chuva; discutir o porquê desses problemas; quem tem a responsabilidade pública de resolver os problemas; quem tem a responsabilidade social e individual de se prevenir desses problemas; como desenvolver a consciência dos cidadãos para lutar pela preservação do ambiente e para evitar catástrofes causadas pelas atitudes humanas.
http://www.cardososilva.com.br/wp-content/uploads/2009/01/chuvas1.jpg
Texto 1. Chuva no Rio.
http://babelpontocom.blogspot.com/2010/04/chuvas-no-rio-reportagem-completa-e-o.html
Texto 2. São Paulo: chuva, lixo e caos.
http://negacaologica.com/2009/09/sao-paulo-chuva-lixo-e-caos/
Texto 3. Chuvas no Recife inundam a cidade e o twitter
http://acertodecontas.blog.br/atualidades/chuvas-no-recife-inundam-o-twitter/
Texto 4 A chuva de todos os anos e os problemas iguais.
http://blogs.diariodepernambuco.com.br/meio_ambiente/?p=2525
2º momento - Ao final das leituras, os alunos fazem uma grande roda para destacar os problemas encontrados em cada cidade que provocam outros problemas imediatos quando chove com intensidade. Professor discuta com eles a semelhança dos problemas nas grandes cidades, que se agravam com a chuva e se transformam em outros problemas de calamidade pública. Como exemplo:
Problemas
Falta de drenagem para escoar grande quantidade de água da chuva; Lixo jogado na rua que provocam o entupimento de bueiros impedindo que a água seja escoada para o solo; Enchentes que provocam desabamento de terra e destrói casas, carrega carros pela correnteza e a força das águas que oferece risco à saúde e à vida; Falta de planejamento urbano e crescimento desordenado das cidades devido a precariedade da população que constroem suas casas em áreas de risco;
Solução dos problemas
Professor solicite que os alunos apontem solução para esses problemas, apresente seu ponto de vista e o ponto de vista de outras pessoas sobre o tema.
Texto de leitura para interagir com outras opiniões.
Problemas solução e oportunidades.
http://cidadeinteira.blogspot.com/2010/05/problemas-solucoes-e-oportunidades.html
Especial – como minimizar o impacto da chuva nas cidades?
Atividade 2 -
Desenvolver ações que ajudam na formação de hábitos e atitudes
1º momento – Professor assista com seus alunos ao vídeo: Pardinho – “pardo sim, sujo não”. Ao final solicite que os alunos façam uma lista das ações que eles reprovam e apontem soluções.
"Pardinho, pardo sim, sujo não".
http://www.youtube.com/watch?v=j3PEXQ69DsA&feature=fvw
2º momento - Solicite que seus alunos leiam o texto “Preservação do meio ambiente” no link abaixo e faça uma lista de atitudes que pessoas da idade deles podem desenvolver. Fazer cartazes com ilustrações e fixar no mural da escola para outros alunos terem acesso.
Preservação do meio ambiente
http://www.infocefet.hpg.com.br/preservacao.html
3º momento – Professor ajude seus alunos a elaborar uma carta para os funcionários da secretaria da escola, direção, professores e pais dos alunos da classe, explicando o que cada uma dessas pessoas pode fazer para preservar os recursos naturais.
Atividade 3 -
Elaborar um projeto Guardião do ambiente.
1º momento - Professor ajude seus alunos a elaborar um projeto de preservação do ambiente, ensinando a família e os vizinhos a colocar lixo na lixeira e fazer coleta seletiva. O projeto deve ser realizado por etapas.
Enchentes: educar para prevenir.
http://webeduc.mec.gov.br/enchentes/index.php
Chuvas: a solução vem do céu
http://diplomatique.uol.com.br/artigo.php?id=487&PHPSESSID=2992afb2cd65c8594faad2ff286459fc
TEMOS CONSCIÊNCIA DA INFLUÊNCIA DOS MESMOS EM NOSSA VIDA?
http://www.terrabrasil.org.br/noticias/materias/pnt_problemasamb.htm
Forças da natureza
http://www.youtube.com/watch?v=Jt7nqtjTlNc
Avaliar se os alunos conseguiram realizar atividade de Discussão da problemática relacionada com as chuvas nas grandes cidades brasileiras; refletiram sobre que tipo de atitude e valores que as crianças e adultos precisam desenvolver para a preservação do ambiente; elaboraram projetos educativos para evitar a atitude de jogar lixo na rua e impedir o fluxo da água.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/02/2011
Quatro estrelasMuito boa e rica a proposta! Só substituiria o vídeo "Especial – como minimizar o impacto da chuva nas cidades?" que, embora muito instrutivo, pareceu-me muito monótono para crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.