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Simbolismo: origem e características

 

27/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • compreender a origem do Simbolismo, suas características e o momento histórico;
  • analisar textos;
  • contextualizar o simbolismo com outras formas de arte produzidas neste período.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características de um poema;
  • linguagem figurada;
  • figuras de linguagem.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

1- O professor anunciará que começarão, na próxima aula, o estudo de uma estética literária que ficou conhecida como Simbolismo. Lembrará que, no mundo moderno, principalmente, estamos cercados por símbolos. Pedirá que tragam de casa alguns símbolos: de nosso país, de times de futebol, dos signos do zodíaco, do jogo de xadrez, do trânsito... E que pensem sobre o que representam.

Pedirá também que tragam algum material de desenho.

2- No dia seguinte, o professor organizará a turma em grupos de cinco alunos e pedirá que apresentem aos outros grupos os cinco símbolos mais significativos que trouxeram.

3- Após as apresentações, colocará no quadro o seguinte pensamento de Mallarmé e pedirá que os alunos tentem explicar, lembrando-se dos símbolos, o que diz o poeta.

Disponível em:

http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao11/ic03.pdf

4- O professor deverá trazer para a sala de aula algumas frases relativas ao simbolismo e as colará no quadro:

  • Nos textos simbolistas, ocorrem comumente referências a coisas misteriosas, vagas, místicas, que o poeta encontra no mundo em que mergulha, no mundo do inconsciente.
  • Os simbolistas procuram transmitir uma realidade que não foi obtida através da lógica, mas da intuição.
  • A poesia aproxima-se da música; apresenta palavras ambíguas; a realidade é vaga e imprecisa.
  • o artista sugere, não narra, nem descreve. 
     

5- Apresentará algumas pinturas feitas à época classificada como Simbolista, para discussão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Degas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Paul_Gauguin_125.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_JAj9QeSNwA8/R8B-ls1WbTI/AAAAAAAAA4w/sLN7HQIAfZI/s1600-h/Os+Cavalos+de+Netuno+(1893).jpg

6- Na sequência, o professor perguntará: Onde está a bailarina? O que vê-se ao fundo? Além de um rosto e uma mão, que outros elementos pode-se ver no quadro? Onde estão os cavalos? Por que ondas?

7- O professor entregará a cada aluno uma folha de papel em branco. Só a um aluno da classe entregará um poema e pedirá a ele que faça a leitura em voz alta. Enquanto o aluno lê, os outros  tentarão representar, por meio de desenho, o que ouvem. Pedirá que incorporem o que já conhecem sobre o Simbolismo para realizarem seus trabalhos.

Este poema selecionado está disponível abaixo e em:

http://www.astormentas.com/din/poema.asp?key=5814&titulo=Um+Sonho

Um Sonho

Eugênio de Castro

Na messe, que enlourece, estremece a quermesse...

O sol, celestial girassol, esmorece...

E as cantilenas de serenos sons amenos

Fogem fluidas, fluindo a fina flor dos fenos...

As estrelas em seus halos

Brilham com brilhos sinistros...

Cornamusas e crotalos,

Cítolas, cítaras, sistros,

Soam suaves, sonolentos,

Sonolentos e suaves,

Em Suaves,

Suaves, lentos lamentos

De acentos Graves Suaves...

Flor! enquanto na messe estremece a quermesse

E o sol, o celestial girassol, esmorece,

Deixemos estes sons tão serenos e amenos,

Fujamos, Flor!à flor destes floridos fenos...

Soam vesperais as Vésperas...

Uns com brilhos de alabastros,

Outros louros como nêsperas,

No céu pardo ardem os astros...

Como aqui se está bem!

Além freme a quermesse...

Depois de prontos os desenhos, o professor solicitará aos alunos que apresentem para os colegas as imagens que criaram e que expliquem a relação que há entre elas e o poemas lido.

ATIVIDADE 2

1- Para a realização desta atividade, o professor levará os alunos ao laboratório de informática. O professor entregará xerox do roteiro que orientará a pesquisa que deverá ser feita em dupla. Os alunos deverão acessar a página http://www.coladaweb.com/literatura/simbolismo para completarem o roteiro e fazer as atividades propostas. 

Se houver necessidade, deverá  recordar com os alunos sobre o uso de sinestesia, aliteração, eco e assonância pedindo-lhes para acessar:

http://www.brasilescola.com/portugues/figuras-linguagem.htm    

I- De acordo com o texto, respondam em forma de esquema:  

1- O que se pode entender por Simbolismo?

2- Simbolismo em Portugal

Quando surgiu e quando findou? Que acontecimentos propiciaram esse início e fim?

Qual era o contexto histórico?

Características do Simbolismo.

Principais artistas do período.

3- Simbolismo no Brasil

Acontecimentos literários e datas que marcaram início e fim.

Contexto histórico.       

Características do Simbolismo.

Principais artistas do período.       

ATIVIDADE 3

O professor deverá  dividir entre os grupos o estudo de poemas dos autores abaixo. Um autor para cada grupo. Os poemas poderão ser encontrados no site pesquisado na aula anterior, http://www.coladaweb.com/literatura/simbolismo ou nos indicados à frente do nome do poeta. O poema de Eugênio de Castro e Almeida deve ser o usado na primeira atividade.           

1- Eugênio de Castro e Almeida http://www.antoniomiranda.com.br/iberoamerica/portugal/eugenio_de_castro.html

2- Antônio Nobre   http://www.antoniomiranda.com.br/iberoamerica/portugal/antonio_nobre.html

3- Camilo Pessanha http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/camilo-pessanha/index.php

4- Florbela Espanca    http://www.amopoesias.com/autor_florbela-espanca_8.html

5- Cruz e Sousa http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/cruz.htm

6- Alphonsus de Guimaraens http://www.todas.com.br/alphonsus.htm           

 Roteiro para apresentação do poeta e texto:

1- Leitura expressiva do texto (declamação individual, declamação coletiva, jogral...).

2- Dados biográficos do autor (breves).      

3- Características do autor.        

4- Principais obras do autor.

5- Análise do texto.

a- Características do Simbolismo evidentes no texto.

b- Exploração do tema.

c- Análise crítica.

Possível modelo para exploração do tema.

Ao longe os barcos de flores       

Camilo Pessanha       

Só, incessante, um som de flauta chora,       

Viúva, grácil, na escuridão tranqüila,      

 - Perdida voz que de entre as mais se exila,       

- Festões de som dissimulando a hora.       

Na orgia, ao longe, que em clarões cintila       

E os lábios, branca, do carmim desflora....       

Só, incessante, um som de flauta chora,       

Viúva, grácil, na escuridão tranqüila.       

E a orquestra? E os beijos? Tudo a noite, fora,       

Cauta, detém. Só modulada trila       

A flauta flébil... Quem há-de remi-la?       

Quem sabe a dor que sem razão deplora?      

 Só, incessante, um som de flauta chora...       

(Clepsidra e outros poemas. Lisboa, Edições Ática, 1973.)       

Vocabulário       

grácil: delgado, delicado, fino      

 festão: ramalhete de flores e folhagens, grinalda;       

cauta: acautelada, com cautela.       

remir: recuperar, resgatar.

1- Os barcos de flores eram em Macau, onde viveu Pessanha, casas de prostituição. Qual o contraste entre esses barcos e a flauta?

2- Que imagens do texto nos remetem à passagem do tempo e à dor de existir?

3- A exploração sonora da linguagem é característica marcante no Simbolismo. Atentem para o uso dos fonemas /s/ e /f/. Comentem esse aspecto.

4- Comentem as qualidades sonora de "A flauta flébil."

  •  Professor, socialize os resultados no jornal da escola, em murais, em leituras e declamações pelo pátio da escola.      
Recursos Complementares

Professor, leia mais sobre o tema e estimule a leitura dos alunos em:

http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao11/ic03.pdf   

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução Denise Bottmann, Frederico Carotti; prefácio Rodrigo Naves. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. xxiv, 709 p., il. color.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 3.ed. São Paulo: Cultrix, 1997. 582pp.

CHALVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 584 p.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação na execução das atividades. É importante verificar se todos os alunos contribuíram no momento das discussões e se fizeram uma análise coerente do poema selecionado. A observação atenta do professor é importante para que isso seja feito.

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