14/01/2011
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
O aluno deverá compreender a apropriação da natureza pelo homem como algo necessário e que transforma o espaço geográfico.
Ciclo da água e processos de tratamento e distribuição do recurso hídrico.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor(a), o objetivo específico do trabalho é possibilitar ao aluno reconhecer-se com sujeito ativo do processo de apropriação do recurso natural e perceber a necessidade de um consumo consciente. Cada uma das aulas deverá ser estruturada em momentos subseqüentes:
Momento 1: Será exibido aos alunos o vídeo "Evolução das modalidades de consumo", disponível em (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19786) acesso em 03/01/2010.
Momento 2: Os alunos receberão um impresso com o infográfico "A água que você não vê", disponível em (http://prestandoprova.blogspot.com/2010/05/curiosidade-consumo-de-agua.html), acesso em 03/01/2010 e deverão analisar as informações apresentadas.
Momento 3: Como atividade proposta a partir do vídeo apresentado e da análise do infográfico, o(a) professor(a) deve constribuir com algumas questões que promovam a reflexão e o aprofundamento dos alunos no tema. Algumas sugestões:
Momento 4: Como tarefa, o(a) professor(a) orienta que cada aluno converse com as pessoas com as quais convive em casa e procure elencar as três principais formas de consumo de água e as três principais formas de uso em que acreditem que exista maior desperdício.
Momento 1: Os alunos farão uma leitura coletiva dos quadrinhos “Água boa pra beber”, de Maurício de Souza (disponíveis em http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm), acesso em 03/01/2010.
Momento 2: Será exibido o vídeo "Tratamento da água" (disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23426), acesso em 03/01/2010.
Momento 3: Cada aluno apresenta as informações sobre as principais formas de consumo e desperdício em sua casa, que vão sendo anotadas pelo(a) professor(a) no quadro. Baseados nos quadrinhos e no vídeo apresentados, professor(a) e alunos devem discutir os aspectos referentes ao consumo e desperdício dos recursos anotados no quadro. Os alunos devem comentar os resultados de sua pesquisa em casa e as práticas cotidianas que estabelecem com os recursos hídricos.
Momento 4: Como atividade proposta, os alunos deverão analisar o mapa, o infográfico e a charge abaixo e responder às questões que seguem:
Disponível em http://www.geografiaparatodos.com.br (Acesso em 03/01/2010.) Disponível em http://www.geografiaparatodos.com.br (Acesso em 03/01/2010.) Disponível em http://humortadela.com.br (Acesso em 03/01/2010.)
Momento 1: Será entregue o material impresso com o texto "Água: abundância e escassez" (disponível em http://www.comciencia.br/reportagens/aguas/aguas07.htm), acesso em 03/01/2010. Os alunos farão leitura do material e, na sequência, deverão produzir um breve comentário acerca da charge abaixo, a partir da seguinte questão:
Por que o garoto precisa sofrer o gol?
Disponível em http://area3.updateordie.com/2008/01/page/2/area3.updateordie.com/meio-ambiente/2008/01/salao-de-humor-de-campos-e-o-fim-da-agua-potavel/ (Acesso em 03/01/2010.)
Momento 2: Os alunos vão apresentar seus comentários e debater sobre a questão da abundância e escassez dos recursos hídricos.
Momento 3: A partir das informações obtidas pelos alunos e apresentadas na aula anterior, o(a) professor(a) orienta a organização duas tabelas. A primeira, contendo informações sobre as principais formas de consumo de água apresentadas e a segunda sobre as principais formas de desperdício do recurso.
Momento 3: Como tarefa, cada aluno deverá apresentar as tabelas construídas paras as pessoas com as quais convive em casa e apontar propostas e medidas para a redução do consumo e também do desperdício domiciliar.
Momento 1: Os alunos realizam a apresentação de suas propostas. O(A) professor(a) procura estabelecer o debate, sempre voltado para a necessidade de um consumo consciente.
Cardernos De Educação Ambiental - Água para a Vida , disponíveis em http://www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/index.cfm?uNewsID=2986
Agência Nacional de Águas, disponível em http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx
Os alunos deverão participar ativamente de todos os diálogos e debates, com a apresentação das propostas avaliada pelo(a) professor(a).
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/05/2011
Cinco estrelasMuito interessante e podemos trabalhar com os alunos ensinado-os a usar os links para explorar mais o assunto. Na aula 2 gostei muito da sugestão do uso do mapa e da charge, o visual chama a atenção dos alunos.