Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Recursos Hídricos - Consumo e Desperdício Residencial de Água

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
BRUNO MUNIZ FIGUEIREDO COSTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender a apropriação da natureza pelo homem como algo necessário e que transforma o espaço geográfico.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ciclo da água e processos de tratamento e distribuição do recurso hídrico.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor(a), o objetivo específico do trabalho é possibilitar ao aluno reconhecer-se com sujeito ativo do processo de apropriação do recurso natural e perceber a necessidade de um consumo consciente.  Cada uma das aulas deverá ser estruturada em momentos subseqüentes:   

 

 

AULA 1

 

Momento 1:  Será exibido aos alunos o vídeo "Evolução das modalidades de consumo", disponível em (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19786) acesso em 03/01/2010.

Momento 2: Os alunos receberão um impresso com o infográfico "A água que você não vê", disponível em (http://prestandoprova.blogspot.com/2010/05/curiosidade-consumo-de-agua.html), acesso em 03/01/2010 e deverão analisar as informações apresentadas.

 

 

Consumo cotidiano de água

 

 

 

Momento 3: Como atividade proposta a partir do vídeo apresentado e da análise do infográfico, o(a) professor(a) deve constribuir com algumas questões que promovam a reflexão e o aprofundamento dos alunos no tema. Algumas sugestões:

  1. O desperdício de alimentos tem alguma relação com o consumo de água? Há outros produtos utilizados em nosso cotidiano que tenha água em suas composições e/ou em seus processos de produção?
  2. Considerando que o consumo de bens em geral aumenta em todo o planeta, que cenário você visualiza para os recursos hídricos se esta tendência se mantiver?

 

Momento 4: Como tarefa, o(a) professor(a) orienta que cada aluno converse com as pessoas com as quais convive em casa e procure elencar as três principais formas de consumo de água e as três principais formas de uso em que acreditem que exista maior desperdício. 

 

 

AULA 2

 

Momento 1: Os alunos farão uma leitura coletiva dos quadrinhos “Água boa pra beber”, de Maurício de Souza (disponíveis em http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm), acesso em 03/01/2010.  

Momento 2: Será exibido o vídeo "Tratamento da água" (disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23426), acesso em 03/01/2010.

Momento 3: Cada aluno apresenta as informações sobre as principais formas de consumo e desperdício em sua casa, que vão sendo anotadas pelo(a) professor(a) no quadro. Baseados nos quadrinhos e no vídeo apresentados, professor(a) e alunos devem discutir os aspectos referentes ao consumo e desperdício dos recursos anotados no quadro. Os alunos devem comentar os resultados de sua pesquisa em casa e as práticas cotidianas que estabelecem com os recursos hídricos. 

Momento 4: Como atividade proposta, os alunos deverão analisar o mapa, o infográfico e a charge abaixo e responder às questões que seguem:

 

 

Distribuição da água no planeta     Mapa - Água Limpa      Acesso à água   

                                                                       Disponível em http://www.geografiaparatodos.com.br (Acesso em 03/01/2010.)                                             Disponível em http://www.geografiaparatodos.com.br (Acesso em 03/01/2010.)                                     Disponível em http://humortadela.com.br (Acesso em 03/01/2010.)

   

 

  1. De acordo com o que discutimos em aula e com as informações apresentadas no infográfico, organize um esquema que indique as fontes de recursos hídricos possam ser utilizadas imediatamente e as que existam como reserva. A que conclusões você chegou?
  2. Considerando o que é apresentado no mapa e na charge, podemos considerar que o Brasil seja um país privilegiado no que se refere à disponibilidade de água. No entanto, o acesso ao recurso é garantido à todos? Justifique sua resposta.
  3. Você acredita que as práticas de consumo e utilização de água em seu cotidiano estejam relacionadas com esta disponibilidade dos recursos hídricos? Justifique sua afirmação.

 

 

AULA 3  

 

Momento 1: Será entregue o material impresso com o texto "Água: abundância e escassez" (disponível em http://www.comciencia.br/reportagens/aguas/aguas07.htm), acesso em 03/01/2010. Os alunos farão leitura do material e, na sequência, deverão produzir um breve comentário acerca da charge abaixo, a partir da seguinte questão:

 

 

Por que o garoto precisa sofrer o gol?

Cartoon - água 2

Disponível em http://area3.updateordie.com/2008/01/page/2/area3.updateordie.com/meio-ambiente/2008/01/salao-de-humor-de-campos-e-o-fim-da-agua-potavel/ (Acesso em 03/01/2010.)

 

Momento 2: Os alunos vão apresentar seus comentários e debater sobre a questão da abundância e escassez dos recursos hídricos.

Momento 3: A partir das informações obtidas pelos alunos e apresentadas na aula anterior, o(a) professor(a)  orienta a organização duas tabelas. A primeira, contendo informações sobre as principais formas de consumo de água apresentadas e a segunda sobre as principais formas de desperdício do recurso.   

Momento 3: Como tarefa, cada aluno deverá apresentar as tabelas construídas paras as pessoas com as quais convive em casa e apontar propostas e medidas para a redução do consumo e também do desperdício domiciliar.       

 

 

 

AULA 4  

 

 

Momento 1: Os alunos realizam a apresentação de suas propostas. O(A) professor(a) procura estabelecer o debate, sempre voltado para a necessidade de um consumo consciente. 

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão participar ativamente de todos os diálogos e debates, com a apresentação das propostas avaliada pelo(a) professor(a).

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Sueli de Barros, EE VINICIUS DE MORAES , Minas Gerais - disse:
    sussubarros46@gmail.com

    19/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante e podemos trabalhar com os alunos ensinado-os a usar os links para explorar mais o assunto. Na aula 2 gostei muito da sugestão do uso do mapa e da charge, o visual chama a atenção dos alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.