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Terra – Um Planeta Dinâmico

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Estudo da natureza e sua importância para o homem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Espera-se que esta aula contribua para a compreensão dos principais mecanismos geológicos que determinam o dinamismo interno do Planeta e suas interferências na litosfera. Além disso, que auxilie no desenvolvimento da leitura e análise de mapas temáticos.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formação do Planeta Terra; Estrutura Interna da Terra; Eras Geológicas e Tempo Profundo; Tectônica de Placas; Leitura e interpretação de Mapas.

Estratégias e recursos da aula

1º passo:

1. Professor, inicie a aula com notícias relacionadas a terremotos recentes, como a que segue:

Mortos por causa de terremoto no Chile já são mais de 300, diz governo

Tremor de magnitude 8,8 afetou 2 milhões de pessoas, diz presidente. Tragédia põe à prova a capacidade dos chilenos, afirma Bachelet.

27/02/10 - 23h04 - Atualizado em 28/02/10 - 16h37 - Do G1, com agências internacionais*

O terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile neste sábado (27) causou a morte de mais de 300 pessoas, informou durante a noite a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández.   Mais cedo, a presidente chilena Michelle Bachelet, havia dito que o desastre afetou de alguma maneira 2 milhões de pessoas. [...] “As forças da natureza golpearam duramente nossa pátria e mais uma vez põem à prova nossa capacidade de enfrentar adversidades e ficarmos de pé”, declarou a presidente em um pronunciamento transmitido em cadeia de rádio e TVs.

(Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1508896-5602,00.html, em 22-11-2010) 

2. Em seguida, exiba para a turma vídeos relacionados, como o exemplo a seguir, cuja duração é de pouco mais de 4 minutos, ideal para ser usado na aula proposta.

Terremoto no Chile - 2010

(Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=rVRu_a1UByg&feature=related, em 22-11-2010) 

Atividade 1:

1. Por que o Chile é afetado por terremotos de grande magnitude, como aquele que ocorreu em fevereiro de 2010?

2. Em janeiro do mesmo ano, um terremoto mais fraco afetou o Haiti, porém o número de vítimas foi muito superior ao do Chile, conforme o fragmento da notícia a seguir. Leia com atenção e responda ao que se pede abaixo.

"Um forte terremoto de magnitude 7 devastou o Haiti às 16h53 do dia 12 de janeiro, hora local -19h53 de Brasília. [...] A situação humanitária do país, o mais pobre das Américas, é caótica. Pelo menos 200 mil pessoas morreram, 300 mil ficaram feridas, 4 mil foram amputadas. Há um milhão de desabrigados."

(Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1446514-5602,00-COBERTURA+COMPLETA+TERREMOTO+NO+HAITI.html, em 22-11-2010)  

Levante uma hipótese para explicar a diferença do número de mortos nos dois países.

2º passo:

Professor (a) prossiga a aula com a utilização do Planisfério Físico, conforme sugestão abaixo:

Mapa 1. Mundo Físico

Fonte: http://www.mapesmurals.com/mapas/Mapa_1821.jpg, acessado em 18-11-2010.

Atividade 2:  

1. Observe o mapa a seguir e responda:

a) Que aspectos nos interessam no Planisfério Físico?    

b) O que representa a variação de cores que se verifica nesse tipo de mapa?

c) Nos oceanos também há variações nos tons de azul. Por que isso ocorre?

d) Como se explica as grandes variações existentes no relevo da superfície terrestre?

3º passo: 

Para o prosseguimento da aula, será necessário o uso dos seguintes planisférios:

Mapa 2. Placas Tectônicas

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/tectonica-placas.htm, acessado em 19-11-2010. 

Mapa 3. Zonas Sísmicas e Vulcões

Fonte: http://domingos.home.sapo.pt/sismos_3.html, acessado em 19-11-2010. 

Mapa 4. Terra Físico

Fonte: http://cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/terra-mapa-02.jpg, acessado em 19-11-2010. 

Atividade 3:

Com os mapas em mãos, os alunos deverão analisar as relações existentes entre os fenômenos cartografados. Em seguida, suas análises e conclusões devem ser registradas nos cadernos. Que relações importantes devem ser feitas a partir dos mapas sugeridos? Vejamos a seguir sugestões de questões a serem desenvolvidas:

1. Compare o Planisfério Físico com o de Placas Tectônicas. Em seguida, explique as relações existentes entre as maiores montanhas (dobramentos modernos) e as placas tectônicas.

2. Com base no Planisfério Zonas Sísmicas e Vulcões, analise a distribuição das áreas sujeitas a abalos sísmicos de grande intensidade e vulcanismo.    

3. O Planisfério Terra Físico apresenta as grandes deformações dos solos oceânicos, além das grandes montanhas terrestres. Compare-o com o Planisfério Placas Tectônicas e analise seus efeitos na configuração dos solos marinhos e do relevo continental.

4. Explique a ausência de vulcões e de terremotos de grande magnitude no território brasileiro.

5. Por que as bordas do Oceano Pacífico ficaram conhecidas como "Anel de Fogo do Pacífico"?

Recursos Complementares

Para saber mais sobre o assunto, existem filmes (documentários) muito interessantes que podem ser utilizados com a turma. O Professor pode, na aula posterior a esta, exibir determinado vídeo (veja sugestões abaixo), possibilitando o enriquecimento do tema e despertando maior interesse dos alunos sobre o assunto.

Sugestões de vídeos:

- Terra: um planeta fascinante (Amazing Earth). Discovery Channel. Duração aproximada: 100 minutos. DVD.   

- Viagem ao centro da Terra (Journey to the Center of the Earth). Discovery Channel. Duração aproximada: 100 minutos. DVD.   

- A Terra: como se formou o nosso planeta – Cinturão de Fogo. BBC. Duração aproximada: 50 minutos. DVD.   

- As Forças da Terra: o mais fantástico documento dos fenômenos da crosta terrestre. National Geographic Vídeo. Duração aproximada: 60 minutos. GEOGRAPHIC SOCIETY. Distribuição exclusiva no Brasil: Vídeo Arte do Brasil. VHS.

Outros materiais:

- Mapa-múndi Físico;

- Atlas;

- Planisférios: Físico, Placas Tectônicas, Zonas Sísmicas e Vulcões, Relevo Submarino.

- No site do IBGE é possível encontrar mapas variados e de excelente qualidade para trabalhar na escola: 

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_fisico.pdf, acessado em 18-11-2010.

Texto sugerido, para saber mais sobre elementos do mapa físico:

“Hipsometria é uma técnica de representação da elevação de um terreno através de cores. As cores utilizadas possuem uma equivalência com a elevação do terreno. Geralmente é utilizado um sistema de graduação de cores. Esquemas convêncionais de cores para a hipsometria começam com verde escuro para baixa altitude e, passando por amarelo e vermelho, até cinza e branco para grandes elevações. Um esquema semelhante pode ser utilizado também para representar o relevo dos oceanos, neste caso o mapa é chamado de carta batimétrica (em inglês, "bathymetric").” Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipsometria, acessado em 19/10/2010. 

Avaliação

A partir das atividades com os mapas, o professor pedirá aos alunos que façam um texto explicativo sobre as relações entre as forças endógenas e a modelação da superfície terrestre.

Opinião de quem acessou

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