Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As megacidades e os seus desafios

 

26/01/2011

Autor e Coautor(es)
BRUNO MUNIZ FIGUEIREDO COSTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Desenvolvimento da geografia urbana mundial
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender os aspectos gerais da formação de megacidades como um fenômeno típico de países subdesenvolvidos e refletir acerca dos possíveis desafios que envolvam este tipo de organização humana.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de urbanização, Geografia Agrária, Geografia da Indústria e dinâmica da população. Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

Estratégias e recursos da aula

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor(a), esta aula é a continuidade do trabalho sobre processos de urbanização. Para tanto, estabelecemos como objetivos específicos colaborar com os sujeitos na compreensão dos processos de urbanização em países subdesenvolvidos. Cada uma das aulas deverá ser estruturada em momentos subseqüentes:

 

 

AULA 1

 

 

Momento 1: Apresentação do vídeo megacidades, disponível em ( http://www.estadao.com.br/megacidades/)

Momento 2:   Trabalho com os mapas da animação “O Movimento das Grandes Cidades” (disponível em http://www.estadao.com.br/megacidades/info_cidadesmundo.shtm). O(A) professor(a) deve enfocar de forma especial as transformações ocorridas entre os anos de 1975 e 2007, bem como à projeção de avanço até o ano de 2025. É importante também explorar as informações dos rankings das 10 maiores megacidades do planeta durante o período apresentado, para que os alunos percebam como o fenômeno ocorre principalmente em países subdesenvolvidos. 

Momento 3: O(A) professor(a) apresenta o infográfico  (disponível em http://www.geografiaparatodos.com.br/img/infograficos/brasil_evolucao_populacao.jpg) e procura, tomando o Brasil como exemplo, levar os alunos à compreensão do fenômeno das megacidades em países subdesenvolvidos como um processo que tem relações com as questões no campo (concentração fundiária, más condições de trabalho...) e também no meio urbano (processos de industrialização, metropolização...).

 

Brasil - Evolução da População

 

 

A partir destas reflexões, os alunos devem analisar o mapa abaixo e responder as questões que seguem:

 

 

 

Megacidades

http://www.geografiaparatodos.com.br/img/infograficos/grandes_cidades.jpg

 

1. Justifique por que o fenômeno das megacidades (cidades com mais de 10 milhões de habitantes) é típico dos países subdesenvolvidos.

2. Apresentes duas conseqüências (uma ambiental e outra sócio-econômica) da formação destes grandes aglomerados espaciais.

3. Quais são as duas principais megacidades brasileiras?

 

 

Momento 4: Como tarefa, o(a) professor(a) solicita aos alunos que visitem as tabelas de dados no site do IBGE (disponível em http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1) e busquem informações gerais (dados sobre a população, economia, aspectos sociais) sobre a cidade em que vivem (ou a cidade mais próxima da área em que vivem). Além disso, cada aluno deverá pensar em um aspecto de tal espaço que julgue ser um problema estrutural urbano. 

 

 

 

AULA 2   

 

 

 

Momento 1: Apresentação dos achados. O(A) professor(a) deve promover o debate entre os alunos, sempre na perspectiva de relacionar e estabelecer paralelos com os problemas estruturais das megacidades.     

Momento 2: O(A) professor(a) apresenta algumas imagens selecionadas de megacidades complementando o debate já iniciado no momento anterior.    

 

 

Brasília                                                                                                                          Brasília

 

Diponíveis em http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowGaleria.action?idGaleria=871

 

 

Lagos 2                                                                                                                           Lagos

 

Disponíveis em http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowGaleria.action?idGaleria=860

 

 

Momento 3: O(A) professor (a) apresenta as charges abaixo e, na sequência, propõe as seguintes questões para que os alunos respondam:

 

 

 

Violência Urbana                                          Dilemas ambientais urbanos                        

                                                                                                                                                   http://www.portaldotransito.com.br/wp-content/gallery/charges/charge_pan.jpg                         http://dilemaurbanoambiental.files.wordpress.com/2009/12/poluio1.jpg

 

                                                                                                                     mendigo                                                                                                                                                Charge - enchentes

                                  http://4.bp.blogspot.com/_q3gj_kh4tRQ/TJH-gYq_XBI/AAAAAAAAB40/dJ0uGujbg6s/s1600/charge_mendigo_pobre_humor_miseria_brasil_lula_dilma_rir.jpg                                  http://3.bp.blogspot.com/_dbJeNMm5wsU/Sx9ZVsQDRfI/AAAAAAAAFLw/7tGWvivavmI/s400/charge.jpg

 

 

1. Escolha duas das charges apresentadas e responda as seguintes questões:

a) Relacione o que as imagens expoem ao processo de formação das megacidades.

b) Tente apontar outras situações relacionadas ao fenômeno das megacidades que poderiam estar apresentadas através de charges.

2. Elabore uma proposta de política urbana que possa resolver a questão apresentada na charge escolhida na questão anterior.
 

 

Momento 4: Como tarefa, a turma será dividida em grupos e a cada um será solicitado que procure por uma música cuja letra fale de problemas típicos dos grandes centros urbanos.     

 

 

 

 

AULA 3   

 

 Momento 1: Cada grupo apresenta a música que escolheu, discutindo acerca do problema urbano abordado na letra.  

Sugestão para as apresentações:

Passo 1: Um dos grupos apresenta a música escolhida (pode ser através da leitura da letra, audição do disco e até mesmo a execução da música pelos próprios alunos);

Passo 2: A turma tenta apontar as possíveis relações da música escolhida pelo grupo ao problema urbano;

Passo 3: O grupo que está apresentando aponta as suas impressões e as relações que conseguiu estabelecer entre o tema da música e o problema urbano;

Passo 4: Promove-se o debate e discussão acerca do tema.

Repete-se esta dinâmica para os demais grupos.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão participar ativamente de todos os diálogos e debates, com a apresentação da atividade em grupo avaliada pelo(a) professor(a).

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edna Rangel, Colégio Estadual Casa Jovem II , Bahia - disse:
    dinhaster@hotmail.com

    13/06/2011

    Cinco estrelas

    Adorei!! vocês estão de parabéns pelo excelente trabalho! Sou professora de L. Portuguesa e encontrei aqui uma sugestão muito útil para montar uma aula dinâmica, que possibilite meus alunos terem uma visão críica do mundo no qual estão inseridos! Muito Obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.