09/12/2010
Rita Meirelles
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Criar um Tangram
Identificar algumas formas geométricas presentes no Tangram
Trabalhar com área e perímetro tendo como "pano de fundo" o Tangram
Conhecimentos básicos de geometria;
Noções de álgebra elementar.
O Tangram é um quebra-cabeça chinês composto por sete peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com ele é possível montar mais de 1000 formas. O uso deste quebra cabeças é bastante frequente nas aulas de matemática para trabalhar as formas geométricas. Mas o seu uso pode ir além de simplesmente reconhecer formas.
Disponível em: (http://www.clipart.clipartist.net/openclipart/clipart/shapes/tangram_erwan_01_xxl.png)
Esta questão foi retirada da prova do Enem de 2008
Retirada da Prova do ENEM 2008
Esta questão pode ser resolvida da seguinte forma:
Com o Tangram podemos trabalhar temas como perímetros, áreas, ângulos. Além disso, o quebra-cabeça tem um lado lúdico muito interessante para ser usado como elemento motivador para seus alunos. Veja esse vídeo:
(http://www.youtube.com/watch?v=nZhGesNJEK0)
Como primeira atividade sugiro a construção, pelos alunos, de um molde de Tangram a partir de uma folha A4. Este molde servirá para criarmos tangram mais resistentes de papelão e até mesmo madeira. Esta atividade pode ser feita de modo individual. Veja o passo a passo:
ilustração do autor
1) Pegue uma folha A4;
2) Dobre-a como mostra a figura;
3) Veja as marcas das dobraduras. Explore esta etapa para criar questionamentos como: Que figuras foram formadas pelas dobraduras? Quais são as condições necessárias e suficientes para definirmos cada figura? Que tipos de triângulos (quanto aos lados e quanto aos ângulos) surgiram? Quanto vale os ângulos presentes? Faça questionamentos deste tipo após cada etapa dessa atividade;
4) Recorte o retângulo sobressalente.
ilustração do autor
5) Pegue o quadrado;
6) Dobre pelas diagonais;
7) Dobre a ponta inferior direita de forma que a mesma coincida com o meio do quadrado;
8) Desdobre e observe as marcas das dobraduras;
9) Dobre, como na figura, de modo que a borda da folha coincida com o meio do quadrado;
10) Desdobre;
11) Dobre a ponta superior direita de forma que a mesma coincida com o meio do quadrado;
12) Desdobre. Todas as marcas necessárias para o molde do Tangram já estão feitas;
13) Trace com uma caneta conforme a figura;
14) Recorte de acordo com os traços separando as 7 figuras do Tangram.
Finalize a atividade fazendo uma ampla discussão sobre todas as figuras que compõe o tangram, levando em conta os ângulos, as arestas e a relação entre elas (Quantas vezes a área de uma é maior que a outra? Qual a razão entre uma aresta e outra?).
Agora é só usar este molde sobre um papelão para criar um Tangram mais resistente.
Cabe, antes de iniciar esta atividade, uma revisão das figuras geométricas planas.
Para isso sugiro o link: (http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/geom-elem/geometr.htm)
A lista de figuras geométricas planas da Wikipédia (em inglês): (http://en.wikipedia.org/wiki/Geometric_Shapes)
E o Jogo da Memória: (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10469)
Esta atividade está planejada para ser realizada em grupos de quatro ou cinco alunos. O professor precisará de um conjunto de tangram para cada grupo. Este material poderá ser disponibilizado pelo professor ou criado pelos alunos, cabe ao professor decidir a melhor estratégia.
Sugiro que essa atividade seja uma gincana, onde o professor lançará "tarefas relâmpago" (Façam um triângulo retângulo isósceles com 4 peças, por exemplo). O grupo que conseguir cumprir a tarefa primeiro, pontua na gincana.
ilustração do autor
Vá aumentando a complexidade gradativamente
ilustração do autor
Ainda com quadrados é possível lançar esses desafios:
1) Monte um quadrado com quatro peças usando apenas triângulos.
2) Monte agora outro quadrado com a mesma área do quadrado anterior.
Inclua os retângulos
ilustração do autor
Trabalhe com os dois trapézios, o isósceles e o retângulo
ilustração do autor
Ainda em quadriláteros, aborde os paralelogramos
ilustração do autor
os Pentágonos,
ilustração do autor
hexágonos
ilustração do autor
ilustração do autor
E até mesmo heptágonos
ilustração do autor
Este tipo de atividade é empolgante. Sucesso garantido na aula!
Como terceira atividade, deixo questionamentos mais complexos e podem ser feitos de forma individual. Veja:
Será que as peças vão se encontrar perfeitamente de modo que a base maior do trapézio (composto do paralelogramo e do triângulo médio) coincida com a hipotenusa do triângulo maior? Demonstre. Peça para os alunos comentarem as estratégias usadas por eles para desenvolver a solução do problema.
Veja a solução sugerida abaixo:
ilustração do autor
Outro questionamento para ser proposto: Se considerarmos o lado do quadrado retirado como 1 cm, qual é a área do Tangram que restou?
ilustração do autor
Novamente discuta com os alunos estratégias para responder o problema.
Veja uma sugestão para a solução do problema:
Mais um problema: Que ângulo obtuso é esse? Existem diversas maneiras de resolver esses problemas. Discuta com seus alunos outras formas de resolvê-los.
ilustração do autor
professor pode elaborar diversos problemas como esses.
Outra atividade bastante interessante é o Dominó com Tangram para trabalhar frações.
ilustração do autor
A atividade detalhada está no documento (a partir da página 51) disponível em:
Ou no link abaixo (versão colorida):
A utilização do Tangram é sempre muito bem aceita pelos alunos. Aproveite esta receptividade para trabalhar a geometria de forma lúdica.
Se o professor preferir pode usar o Tangram digital disponível em: (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11056/Tangran/tangran.html)
Este link explora a história do Tangram: (http://www.jogos.antigos.nom.br/tangram.asp)
E neste, desafios de Tangram: (http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/)
A avaliação pode ser feita durante a gincana e durante a aplicação dos exercícios da atividade 3.
Cinco estrelas 8 classificações
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31/05/2015
Cinco estrelasPerfect.
06/08/2014
Cinco estrelasExcelente aula. Mostra diversas possibilidades do uso do tangram na sala de aula de Matemática.
05/08/2014
Cinco estrelasMaravilhoso!! Ajudou muito!!
29/01/2014
Cinco estrelasmuito bom, me ajudou muito
02/11/2013
Cinco estrelasadorei essa pratica pois meus alunos adoraram e aprenderam muito com essa atividade
30/01/2013
Cinco estrelasProposta muito interessante, achei a ideia fantástica.
20/05/2011
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho!!!
23/02/2011
Cinco estrelasPerfeita!