05/01/2011
Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Para melhor apropriação dos conteúdos abordados na aula, recomenda-se que as crianças saibam o que é dança e já tenham realizado vivências de dança.
1° Momento: Na roda, o professor encaminhará uma conversa sobre o ato de dançar e espaços onde se dança. O professor deverá chamar atenção para o fato de que se pode dançar em muitos lugares, mas há lugares específicos para uma platéia assistir a apresentações. A partir daí, o professor conversará sobre os espaços de realização de espetáculos e combinará uma visita da turma a um deles para assistir a um espetáculo de dança.
2° Momento: O professor deverá ter uma conversa prévia com as crianças para combinar as regras da aula passeio e também com a intenção de que atentem para alguns aspectos, tais como: como será que estarão vestidos? Será que os bailarinos são crianças? E a música? Como eles dançam? É importante lembrar que as construções infantis são fruto de processos cognitivos, afetivos, sociais, motores.
Apresentação da dança O lago dos cisnes. Disponível em:
3° Momento : Depois da apresentação, a turma organizada em roda deverá fazer uma apreciação do espetáculo, retomando as questões iniciais: Quem dançava? Onde a dança era realizada? Como dançavam? Como era o figurino? Como era o cenário? Por que dançavam? Como era a música? Como era a combinação da música e dos movimentos? A vivência deverá possibilitar às crianças a ampliação de seus repertórios e a relação do apreciado com suas experiências.
4° Momento: Após a apreciação do espetáculo, as crianças poderão construir um texto coletivo com suas impressões do espetáculo. O texto deverá ser ilustrado com desenhos e/ou com fotos e fixado no mural da sala para ser lido e relido posteriormente.
Livro
para consulta e aprofundamento:
FERRAZ, Heloisa; FUSARI, Maria F. de Resende. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993.
Esta aula deverá possibilitar ao professor avaliar os saberes das crianças em relação a um espaço de realização de espetáculos, como também reconhecer os bailarinos como sujeitos – homens e mulheres - que dançam, dando, ressignificado ao que é ser homem e mulher em nossa cultura.
Cinco estrelas 1 classificações
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12/01/2011
Cinco estrelasAchei a aula muito interessante, pois podemos utilizar a arte da dança em sala de aula de diversas maneiras.