Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Girando, mexendo... Dançando

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Apreciar algumas danças
  2. Conhecer a indumentária, os passos, a música e a organização de uma dança
  3. Recriar a coreografia da dança escolhida e dançar para uma platéia.
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o êxito da aula, recomenda-se que anteriormente as crianças tenham participado de  diversas atividades ritmicas e expressivas.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Na roda, o professor deverá iniciar a aula retomando com as crianças as danças já conhecidas. Depois dessa conversa, o grupo deverá escolher uma dança para pesquisar e assim vivenciar experiências estéticas que contribuirão para a construção do conceito de belo, não como algo perfeito e universal, mas como algo que possibilita o surgimento e expressão de sentimentos, que favorece a formação de produtores e apreciadores de arte. A proposta é pesquisar uma dança pouco veiculada pelos meios de comunicação no contexto do grupo. A sugestão poderá ser conhecer mais o Frevo.

2° Momento: Em seguida, a turma deverá buscar informações sobre o frevo em diferentes fontes – revistas, vídeos, livros etc. – para conhecer aspectos como: a história, a indumentária, os passos, a música, ao cenário e a sua organização. Este momento se refere à apreciação dos materiais coletados – filmes, fotografias, textos escritos -desenvolvida por meio da reflexão, do dialogo, das possíveis relações.  As interlocuções vão organizar/veicular/produzir significados e criar sentidos para cada uma e para o grupo.   

Sugestão do vídeo: Grupo de Frevo em Olinda. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=6gzNnbvncwo   

3° Momento: O grupo deverá reorganizar a dança, criar novas possibilidades de dançar, com base nos saberes reconstruídos no coletivo. Nesse sentido, devem discutir e confeccionar o figurino, elaborar uma coreografia, reunindo os elementos estudados e atentando para o espaço, tempo e ritmo. 

   

Fonte: arquivos da autora

4° Momento: Por fim, o grupo apresentará a dança escolhida para uma turma ou para a escola. Após a apresentação do espetáculo, considera-se fundamental uma roda de conversa sobre as sensações vividas durante a apresentação, o desempenho dos participantes e a atuação da platéia.  

Crianças dançando frevo. Fonte: arquivos da autora

Recursos Complementares

Para saber mais sobre dança:

www.conexaodanca.art.br 

Textos

GASPARI, Telma Cristiane. Dança. In: DARIDO, Suraya; RANGEL, Irene (Orgs.). Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

VERDERI, E. Dança na escola. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

Avaliação

Esta aula deverá possibilitar ao professor avaliar se as crianças demonstram conhecer a história, indumentária, música, organização e os passos que caracterizam a dança estudada.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.