17/11/2010
Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Para o êxito da aula, recomenda-se que anteriormente as crianças tenham participado de diversas atividades ritmicas e expressivas.
1° Momento: Na roda, o professor deverá iniciar a aula retomando com as crianças as danças já conhecidas. Depois dessa conversa, o grupo deverá escolher uma dança para pesquisar e assim vivenciar experiências estéticas que contribuirão para a construção do conceito de belo, não como algo perfeito e universal, mas como algo que possibilita o surgimento e expressão de sentimentos, que favorece a formação de produtores e apreciadores de arte. A proposta é pesquisar uma dança pouco veiculada pelos meios de comunicação no contexto do grupo. A sugestão poderá ser conhecer mais o Frevo.
2° Momento: Em seguida, a turma deverá buscar informações sobre o frevo em diferentes fontes – revistas, vídeos, livros etc. – para conhecer aspectos como: a história, a indumentária, os passos, a música, ao cenário e a sua organização. Este momento se refere à apreciação dos materiais coletados – filmes, fotografias, textos escritos -desenvolvida por meio da reflexão, do dialogo, das possíveis relações. As interlocuções vão organizar/veicular/produzir significados e criar sentidos para cada uma e para o grupo.
Sugestão do vídeo: Grupo de Frevo em Olinda. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=6gzNnbvncwo
3° Momento: O grupo deverá reorganizar a dança, criar novas possibilidades de dançar, com base nos saberes reconstruídos no coletivo. Nesse sentido, devem discutir e confeccionar o figurino, elaborar uma coreografia, reunindo os elementos estudados e atentando para o espaço, tempo e ritmo.
Fonte: arquivos da autora
4° Momento: Por fim, o grupo apresentará a dança escolhida para uma turma ou para a escola. Após a apresentação do espetáculo, considera-se fundamental uma roda de conversa sobre as sensações vividas durante a apresentação, o desempenho dos participantes e a atuação da platéia.
Crianças dançando frevo. Fonte: arquivos da autora
Para saber mais sobre dança:
Textos
GASPARI, Telma Cristiane. Dança. In: DARIDO, Suraya; RANGEL, Irene (Orgs.). Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
VERDERI, E. Dança na escola. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
Esta aula deverá possibilitar ao professor avaliar se as crianças demonstram conhecer a história, indumentária, música, organização e os passos que caracterizam a dança estudada.
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