17/11/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ter vivenciado a descoberta da produção de diferentes sons a partir das partes do corpo e de objetos e instrumentos musicais.
Atividade 1:
Propor para as crianças um passeio pela escola e seus arredores, a fim de que escutem e procurem identificar os mais diversos sons emitidos por seus ambientes. Cada criança deverá levar um bloquinho e lápis para registrar, através da escrita e ou do desenho, os sons que escutou, tendo o cuidado de classificar os sons que mais lhe agradou, os que lhe pareceram diferentes e aqueles que provocaram desconforto. Ao retornar à sala de aula socializar as anotações e construir um painel com os dados coletados.
Sons que mias agradou |
Sons que pareceram diferentes |
Sons que provocaram desconforto |
|
|
|
Atividade 2:
Levar para a sala diversos objetos/instrumentos musicais para serem identificados e nomeados a partir do som que produz. Para esta atividade o professor poderá deitar uma mesa formando uma "parede" de modo que na frente se sentam as crianças e por trás ficará uma criança - o maestro- que percutirá o objeto/instrumento sem que a platéia o veja, só escute. Pode-se fazer um rodízio entre todas as crianças dando-lhes a oportunidade de escolher o material e produzir o som. Após este momento, todos poderão ir para as mesas e registrar, através de desenho, as fontes dos sons escutados.
Fonte: Arquivos da autora
Atividade 3:
Dividir as crianças em grupos de cinco a seis. Para cada grupo entregar um "kit" de objetos/instrumentos musicais. Cada grupo deverá identificar quais materiais produzem sons semelhantes ao de: trovão, relâmpago, chuva, pegadas de gigante, porta se abrindo, chuverio aberto, chinelo arrastando etc. Fazer o registro formando uma tabela.
FONTE SONORA |
SOM PRODUZIDO |
PAPEL DE RADIOGRAFIA |
TEMPESTADE, TROVÃO.. |
Atividade 4:
Criar uma história sonorizada junto aos alunos. O professora retoma a tabela da atividade passada, cujas fontes com sua produção sonora servirá de sonoplastia para o novo texto. O professor será o mediador, explicando aos alunos que o texto deverá apresentar situações/personagens que serão representados por tais fontes sonoras. Apresentar a história para os demais alunos da escola.
Artigo sobre a importância da percepção auditiva na aprendizagem
Artigo sobre Percepção musical: enfoque de Vigotski.
Avaliação contínua através das atividades realizadas, atentando para o desenvolvimento da percepção auditiva, discriminação de diferentes sons e a identificação de suas fontes.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/03/2013
Cinco estrelasMuito interessante, desenvolve a percepção, a inteligência corporal e a oralidade.
13/02/2013
Cinco estrelasMuito boa a aula.
14/05/2012
Quatro estrelasAchei as atividades mto criativas, mto empolgantes, sou músico e para quem deseja iniciar seus alunos na música, estão aí atividades mto interessantes. Parabéns.