Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A escrita de uma cartilha orientando quanto à prevenção de enchentes.

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Ampliar a compreensão dos usos e funções da escrita na sociedade.
  •   Criar uma cartilha que se destina a orientar atitudes para prevenir enchentes, sobretudo no que diz respeito ao lixo.
  •   Identificar ações que colaboram para os desastres naturais e o que é possível fazer para amenizá-los.  
Duração das atividades
Aproximadamente dois meses de trabalho.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades de leitura, escrita e interpretação.

Estratégias e recursos da aula

1 – Identificando o tema  

 OBJETIVOS:  

 Refletir sobre os fenômenos naturais e as relações destes com os aspectos das ações humanas que provocam desastres.    

PROCEDIMENTOS:  

 - Propicie que os alunos vejam o vídeo “Aquecimento global – caso no clima 5”.  Tendo como base apenas o título, pergunte aos alunos o que eles esperam sobre o vídeo, ou seja, qual assunto o vídeo deve abordar?   

O vídeo “Aquecimento global – caso no clima 5”, está disponível no endereço  <http://meioambientepreservado.blogspot.com/>  (Acesso em: 07 de outubro de 2010).   

  Professor, as ideias e questões exploradas neste vídeo serão o principal motivador para o desenvolvimento da temática. Após a exposição, reserve um tempo para debater algumas questões abordadas no vídeo, mas escutem também, as impressões pessoais dos alunos sobre o assunto.  

 Dica: Professor, antes de iniciar o debate com as questões, verifique se alguma informação ou expressão utilizada no vídeo não foi compreendida pelo grupo. Caso isso tenha ocorrido, identifique e esclareça.  Se se tratar de algo que não seja da sua compreensão, faça desta questão um motivo para pesquisa do grupo, de modo a ser esclarecido e retome em um próximo encontro. Conforme a demanda, se julgar necessário, poderá, ainda, estabelecer uma parceria de trabalho com um professor de ciências ou geografia.    

QUESTÕES COMPLEMENTARES:

  • O início do vídeo apresenta algumas consequências propiciadas pelo caos global. De acordo com o vídeo, quais seriam elas?
  • De modo sucinto, no debate, busquem esclarecer o que seriam ciclones, furacões, tempestades, desgelos, secas, aumento da temperatura.
  • Quem sente as consequências deste desequilíbrio natural? De que modo isso é observado?
  •  Para o ser humano, na região em que moramos, quais são os problemas que temos enfrentado? O que a televisão, os jornais têm mostrado sobre isso?
  •   Por que estes problemas estão acontecendo hoje? Seria consequência de um longo período de destruição provocado por quem? E de que modo?   

- Trabalhe o estudo de texto sugerido a seguir:  

O plástico nos Oceanos

Quando as pessoas jogam lixos nas ruas, pensam que estão afetando apenas a sua cidade. Mas a verdade é que esses lixos viajam milhares e milhares de quilômetros e acabam chegando até os oceanos. O lixo que jogamos nas ruas faz um percurso que não temos conhecimento. De acordo com o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, os refugos de plástico causam a morte de mais de um milhão de pássaros marinhos todos os dias, e também de mais de 100 mil mamíferos marinhos que ingerem ou levam plásticos para seus filhotes julgando tratar-se de alimento. Seringas, filtros de cigarro, escovas de dente e pedaços de sacolas de plástico têm sido encontrados no estômago de animais mortos.  

Há seis anos, uma baleia minke foi encontrada morta na Normandia, no norte da França, com 800 QUILOS de sacolas plásticas no estômago. Em regiões como a Califórnia, é comum achar tartarugas, leões-marinhos e focas mortos por asfixia ou lesões internas provocadas pela ingestão de plástico. O Atol de Midway, próximo ao Havaí, é o símbolo máximo da tragédia que o plástico impinge aos mares. Por capricho das correntes marinhas, o atol recebe diariamente o entulho plástico proveniente do Japão e da costa oeste dos Estados Unidos.

A grande expansão dos pedaços de plástico – de fato a maior quantidade de lixo no mundo jogada fora – está sendo concentrada em uma determinada área pelo movimento circular das correntes marítimas. Esta sopa em movimento expande-se por cerca de 500 milhas náuticas a partir da costa da Califórnia, cruza o norte do Pacífico, passa o Havaí e chega quase ao Japão.  

Historicamente, o lixo que chegava aos oceanos era biodegradável. Mas os plásticos modernos são tão duráveis que objetos com mais de 50 anos podem ser encontrados na área do norte do Pacífico.  O mundo produz atualmente 230 milhões de toneladas de produtos plásticos por ano - contra 5 milhões na década de 50. Os pellets chegam aos oceanos como lixo industrial e por meio do descarte de navios que os usam para limpar seus tanques e porões. Essas bolinhas têm enorme capacidade de absorção de poluentes.

Apenas uma delas apresenta concentração de poluentes até 1 milhão de vezes maior que a da água onde se encontra, envenenando os cardumes que a ingerem. Um estudo feito neste ano por pesquisadores da Universidade de São Paulo mostrou que em Santos, no litoral paulista, cada meio metro cúbico de areia da praia contém até 20.000 pellets.   Precisamos parar de jogar lixo nas ruas, rios e mares. Pense nisso! Bibliografia: Planeta Sustentável - <planetasustentável.abril.com.br> The Urban Earth - <theurbanearth.wordpress.com>. Acesso em: 20 mai. 2010.  

Disponível em: <http://conscienciaambientalurgente.blogspot.com/2010_05_01_archive.html> (Acesso em: 07 out. 2010).   

- Oriente uma leitura silenciosa deste texto. Em seguida, leia em voz alta para que todos possam acompanhar.   

A partir do problema apresentado por este texto, bem como o vídeo, procure identificar, na opinião das crianças, quais são as conseqüências que elas percebem no cotidiano do lugar, da região onde moram que estariam relacionadas a este problema. Para consolidar o debate, o grupo deverá elaborar uma resposta a seguinte questão: O que e quem deve fazer alguma coisa para encaminhar soluções?  

 - Prepare o seguinte Para Casa:

I _ Pesquise um texto, sobre o tema trabalhado: Prevenção de enchentes.  

II_ Apresentes as referências bibliográficas do texto pesquisado (fonte, autor, data). _______________________________________________________________________________________________________________________________________

III_ De que modo, o autor abordou a problemática pesquisada?

 _______________________________________________________________________________________________________________________________________

IV_ De acordo com texto pesquisado, quais fatores contribuem para enchentes?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________  

 V _ Indique três ações possíveis de serem realizadas, que possam prevenir ou mesmo solucionar o problema das enchentes. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________  

VI _ Sabemos que o acúmulo de lixo fora das lixeiras, contribui para enchentes. Além deste, quais outros fatores podem colaborar para este problema? Pesquise e converse com alguns adultos para elaborar esta resposta.

 ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

 Dica: Professor, fixe nos murais da escola uma cópia de cada texto pesquisado. Organize esta tarefa com apoio das crianças.  

2 – Definindo estratégia e ampliando a reflexão   

OBJETIVO:   

  • Elencar estratégias e ações que possam colaborar para amenizar ou solucionar os problemas provocados pelas enchentes.  
  • Identificar a cartilha como estratégia de informação.
  • Planejar a elaboração da cartilha a partir do estudo já realizado.  

 PROCEDIMENTOS:  

 - Retome o para casa proposto na atividade um. Faça a correção coletiva das atividades e elabore um texto, com a participação dos alunos, a ser registrado no caderno, contemplando os seguintes aspectos:   

  • Além do lixo espalhado pelas ruas, quais outros fatores contribuem para as enchentes e o caos natural do mundo, como elevação da temperatura, extinção de animais, furacões etc.;
  • Ações passíveis de realização concreta podem ser desenvolvidas para minimizar ou solucionar o problema em questão.   

- Amplie a reflexão do grupo sobre o assunto, trabalhando a cartilha educativa produzida pela Agência Nacional das Águas (ANA)- Água e Cultura.  Disponível em: <http://webeduc.mec.gov.br/enchentes/index.php>. Acesso em: 8 out. 2010. 

Após a leitura e debate propiciados por algumas questões presentes da cartilha, para concluir este momento, apresente o vídeo “Atitude contra o lixo”. Disponível em: <http://lembredolixoemdiasdesol.blogspot.com/2010/03/evite-as-enchentes-nao-jogue-lixo-nas.html >. Acesso em: 8  out. 2010.   

- Verifique se os alunos já conheciam e/ou se haviam tido contato com uma cartilha. Reapresente uma cópia da cartilha “Água e Cultura” e identifique junto aos alunos a relevância que esta teve para que o grupo pudesse ampliar seus conhecimentos sobre o tema estudado.   

  Os alunos devem observar que uma cartilha representa uma estratégia para divulgar informações de um modo simples, claro e acessível a várias pessoas, uma vez que os textos são “curtos” e com ilustrações que ajudam a sua compreensão.   

Informe aos alunos que o grupo produzirá uma cartilha na qual dois aspectos principais serão trabalhados. O primeiro diz respeito à prevenção, ou seja, o que e como podemos fazer, no cotidiano, para evitar que estas tragédias ocorram. Mesmo considerando que, em sua região, nunca tenha ocorrido tais fatos, ou até mesmo que não corre tais riscos, é preciso considerar que todos fazemos parte da natureza e, portanto, somos corresponsáveis por “tudo” que pode e venha a ocorrer. Outro aspecto diz respeito a orientar as pessoas em situações de enchente sobre o que fazer e a quem pedir ajuda.   

O lixo será indicado como principal foco de abordagem, visto que nas grandes cidades, é considerado um dos principais causadores das enchentes.

3 – Sitematização e produção  

 OBJETIVO:

  •  Identificar informações relevantes para compor essa cartilha.
  •  Escrever e distribuir a cartilha.   

PROCEDIMENTOS:   

- Liste, com apoio dos alunos, os encaminhamentos necessários para elaboração da cartilha, bem como as informações que irão compô-la.  

 Verifique algumas sugestões.   

  • Encaminhamentos para elaborar a cartilha:  

 - Eleger os tópicos (os aspectos que orientarão a escolha destes são: prevenção de enchentes como responsabilidade de todos e o que deve fazer as pessoas em situações de enchente);

 - Informações, texto de cada tópico;

- Ilustrações;

- Título;

- Impressão e divulgação do material.  

 Pesquisa de dados, informações da cartilha:   

A - O que pode ser feito para evitar os dramas provocados pelas enchentes?  

 _ Oriente uma pesquisa que tenha como objetivo identificar respostas a esta pergunta. Sugira pesquisas em jornais, revistas, sites, entre outros.   

É importante reforçar que o foco de abordagem será o lixo. Assim, é necessário que percebam que há uma repercussão quanto ao nosso consumo diário, uma vez que produzimos uma excessiva quantidade de lixo. Este, em sua grande maioria, não é biodegradável, ou seja, entre outros fatores, trata-se de um lixo que não se decompõe em um curto período de tempo. Somos, portanto, ainda que distantes, em alguns casos, colaboradores destes desastres.  

Para auxiliar tal percepção, solicite, a partir de um para casa, que observem e anotem, em um dia, o lixo produzido em sua casa. Deve ser registrado, ainda, como este é organizado e para onde é levado (como é eliminado da sua casa).  

Faça uma correção coletiva desde para casa. A partir das respostas apresentadas, pergunte: Como e quando este lixo se desfaz na natureza?

Com isso, deverão perceber que as enchentes não se dão apenas em função do lixo jogado no chão.   

Dica: Com os dados apresentados no para casa, é possível elaborar gráficos que compare o número de famílias que faz coleta seletiva do lixo, por exemplo.  

 - Discuta e liste estratégias para produzirmos menos lixo ou reaproveitá-lo. Mencione a coleta seletiva e a necessidade de que esta seja feita e encaminhada adequadamente para a reciclagem. Além disso, há pequenas atitudes no cotidiano que contribuem como, por exemplo, utilizar papel de rascunho, usar sacola de tecido no lugar de sacolas plásticas, construir brinquedos com garrafas plásticas, consumir apenas o essencial, entre tantas outras. 

Dica: Para aprofundar sobre o ciclo do lixo, sobretudo quanto ao tempo e processo de deteriorização, trabalhe em parceria com o professor de ciências. Verifique também os Parâmetros Curriculares Nacionais de ciências naturais (PCN).  

B_ O que as pessoas vítimas de enchentes devem fazer?  

 Parte da orientação deste tópico, em sua cartilha, vai variar conforme a região onde mora, pois diz respeito à presença e/ou participação de órgãos como a Defesa Civil(199) e o Corpo de Bombeiros(193). Estas seriam as principais instituições com competência para orientar e proteger neste tipo de situação.  

 Dicas:

  • Na cartilha a ser produzida por sua turma, insira os telefones de contato destas instituições.
  •  Caso sua cidade ou região não possua Corpo de Bombeiro e/ou Defesa Civil, contate a prefeitura e verifique qual seria o órgão responsável por esta representatividade em uma situação de emergência. Esta pode ser uma oportunidade interessante também para que a escola estabeleça uma parceria com a comunidade local criando e informando sobre atitudes apropriadas e seguras.  

Como complemento para desenvolver a resposta à questão proposta, trabalhe o texto a seguir. Estude cada item do texto e, juntamente às crianças, selecione as orientações que deverão ser inseridas na cartilha.  

 Se você mora em área sujeita a inundação:

 Esteja atento aos boletins do serviço de meteorologia divulgados pela imprensa. Chuvas muito intensas, mesmo por períodos curtos, podem provocar inundações. Em caso de aviso de tempestade, prepare-se para abandonar sua casa e abrigar-se em local mais seguro.  

DURANTE A INUNDAÇÃO

NA RUA

 - Procure um lugar alto.

 - Não tente atravessar áreas inundadas:

Você pode ser arrastado.

Você pode cair em buracos.

Você pode ferir-se em destroços submersos.

Você pode pegar uma doença.

EM CASA

Ponha em lugar alto, longe da água, bens preciosos, documentos e sua reserva de alimentos.

 Caixas de papelão, jornais, etc. devem ser também colocados no alto, porque são desintegrados pela água e entopem os drenos.

Esvazie a geladeira e deixe a porta aberta, para que ela não flutue. Se for necessário, abandone sua casa.

PRESERVE SUA VIDA

Os riscos de quem entra na água da inundação

 As águas de inundações estão contaminadas por esgotos e produtos químicos, portanto: Use botas de borracha para andar em águas de inundação. Sempre que entrar em contato com água de inundação, tome banho, lave os utensílios domésticos e as roupas, coloque roupas e agasalhos no sol. Não utilizar as águas das chuvas para atividades domésticas, como cozinhar, lavar ou beber. Não deixe que as crianças brinquem em águas de inundação. Fonte: www.rio.rj.gov.br

Texto disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/inundacoes/inundacoes.php>. Acesso em: 8 out. 2010. 

Confira alguns modelos de cartilha:

http://www.youblisher.com/p/45397-Cartilha-Cecepar-Osasco/ (Acesso em: 13 de outubro). 

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/folheto_enchente_1268249514.jpg (Acesso em: 13 de outubro de 2010). 

A CARTILHA

I – O texto: prepare o data show e um computador, no Word ou Power point, trabalhe em produções coletivas o texto da cartilha.   

Sugiro que, em cada encontro, seja produzida a escrita de um tópico. Isso colabora para a qualidade do trabalho.  

 II- A ilustração: organize duplas de trabalho. Em tirinhas de papel, escreva os tópicos que foram trabalhados na escrita da cartilha. Cada dupla sorteará um tópico e será, então, responsável por esta parte da ilustração.  

Os desenhos deverão ser escaneados para, então, serem inseridos no texto da cartilha, junto ao tópico específico.  

 III – O título: as duplas que trabalharam na ilustração deverão escrever, em uma tirinha de papel, a sugestão de um título para a cartilha. As sugestões devem ser recolhidas e listadas no quadro, para uma votação.  

 IV_ Divulgação: discuta com os alunos de que forma eles desejam trabalhar a divulgação do material produzido. Entre algumas estratégias desejáveis seria, por exemplo, reproduzir cópias para que pudessem entregar e apresentar o trabalho nas outras salas; divulgar em listas de e-mail; convidar alguma rede de TV local para conhecer o trabalho de pesquisa e o produto final – cartilha, etc.

Além da cartilha impressa, uma opção interessante é montar um blog. Assim, o projeto pode ser desenvolvido por todo um ano letivo, dialogando entre as disciplinas de modo a contemplar a diversidade de abordagem que este tema propicia.  

Recursos Complementares
Avaliação

Este trabalho, além de desenvolver as capacidades de leitura, escrita, interpretação, organização e planejamento de ideias, é fundamental para avaliar se a criança se apropriou, em sua rotina, de novos hábitos de saúde cotidiana. É importante que tenha demonstrado ter compreendido e percebido que somos tão responsáveis pelo que está acontecendo, quanto podemos ser em empenhar esforços e estudos para criar novas estratégias que possam respeitar mais a natureza e a nós mesmos.  

 Para que a avaliação seja completa, solicite a produção de um texto cujo tema é: Por que foi preciso tanta destruição, tantos desastres para começarmos, só agora, a nos preocupar em reciclar, em utilizar outros materiais que não só o plástico?  Por que este assunto estudado tem ganhando tanto destaque nos últimos tempos? Outra orientação pode ser: O que mudou em seus comportamentos, atitudes, dentro e fora da escola, a partir do estudo realizado?   

Dica: Conclua o trabalho com uma exposição dos textos e um debate sobre o tema estudado.    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.