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As propriedades do som

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
Teresa Régia Araújo de Medeiros
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

MARIA DE FÁTIMA ARAÚJO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explorar e conhecer as propriedades do som: timbre, altura, intensidade, duração.
  • Identificar e nomear essas propriedades ao escutar uma música.
  • Identificar nas músicas sequencias crescentes e decrescentes de sons.
Duração das atividades
De 30 à 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Desenvolvimento da capacidade de escutar, identificando diferentes sons e nomeado suas fontes.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Levar para a sala uma música instrumental  (pode ser clássica) para que as crianças apreciem. É interessante que seja uma música que tenha variação de andamento (lento, rápido), de altura (trechos agudos e graves), de intensidade (trechos fortes e fracos/piano) e com vários instrumentos (para perceberem os diferentes timbres). Deve constituir-se num momento de prazer e atenção. As crianças escutam uma primeira vez e em seguida o professor faz questionamentos acerca do andamento, dos instrumentos que tocam, se o som é muito forte e ou fraco, se é grave e ou agudo. Pode repetir alguns trechos para que percebam as diferenças.

Crianças escutando música clássica .... e na roda estão fazendo comentários da apreciação. Fonte: arquivos da autora.

Para um segundo momento dessa atividade, enfatizando a propriedade do TIMBRE, o professor poderá realizar o jogo "onde está o meu par?" Para isto o professor deve confeccionar cartelas em pares com gravuras de animais. As cartelas são distribuidas aleatoriamente entre as crianças que não podem mostrar qual animal tirou. Todas com suas cartelas e já sabendo o animal que recebeu, começam a caminhar pela sala e dado um sinal começam a emitir a voz do animal em busca do seu par. À medida que os pares se encontram, param de andar e de emitir som. Ao final, quando todos estiverem com seus pares é feito uma grande roda para os pares se apresentarem e dizer que animais estavam imitando.

Atividade 2:

Nesta atividade as crianças brincarão de maestro cantando músicas de roda acompanhadas de algum instrumento de percussão que pode ser calvas e ou cocos. O maestro, juntamente com os demais membros do grupo, deverão estabelecer gestos que correspondam a intensidade que tocarão os instrumentos e cantarão. Um gesto para a intensidade FORTE e outro para FRACO. O maestro (uma criança de cada vez será este personagem) dará o sinal para iniciar a música e depois comandará a sequencia da intensidade, devendo estar atentos "os músicos" para executar  as músicas.

Atividade 3:

Para que as crianças compreendam e assimilem o conceito de altura do som deverão vivenciar jogos musicais onde os agudos e graves se farão presentes. O professor poderá levar para a sala um teclado e as crianças terão a oportunidade  de conhecê-lo e ver as possiblidades dos diferentes sons que o instrumento produz nas diferentes alturas (grave e agudo). Em um primeiro momento o professor tocará sons agudos e graves, sempre alternando para que os alunos digam qual é a altura. Depois tocará sequências de sons que irão do agudo para o grave e vice-versa. Poderá combinar com as crianças que ao tocar um som grave todos farão determinado movimento, como mãos e tronco para baixo e o agudo as mãos e tronco para cima. Cada criança poderá assumir o teclado executando a sequência de sons enquanto os colegas realizam os movimentos correspondentes.

Crianças experimentando o teclado. Fonte: arquivos da autora

 

Criança sendo o tecladista tocando sons agudos e graves, enquanto os colegas realizam movimentos. Fonte: arquivos da autora

Atividade 4:

Convidar um músico para que toque algumas músicas infantis, ora apresentando sons de curta duração, ora sons de longa duração. As crianças deverão perceber essa diferença e dizer, à medida que escutam a variação. Na continuação dessa atividade uma criança poderá assumir o papel de maestro e no teclado executar sons curtos e longos, enquanto os colegas realizam movimentos (sons curtos - saltos/ sons longos- movimentos largos com os braços).

Músico tocando músicas com sons curtos e longos.Fonte: arquivos da autora.

Crianças executando movimentos de acordo com a escuta de sons curtos e longos. Fonte: arquivos da autora.

Recursos Complementares

Artigos sobre prorpiedades do som:

http://www.explicatorium.com/Propriedades-som.php 

Avaliação

Será avaliado a capacidade das crianças em conhecer as propriedasdes do som a partir de sua participação nas atividades propostas. As crianças, ao escutarem músicas, trechos, deverão ter noção dessas propriedades, identificando os timbres, a duração, altura e intensidade dos sons.

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